Oi, o que você está procurando?

Segurança pública

Mortes violentas caíram 21% entre janeiro e setembro, diz governo

Muzzle and front sight of a 9mm pistol

O Brasil teve uma redução de 21% no número de assassinatos nos primeiros nove meses de 2019 em comparação com o mesmo período de 2018. Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e foram divulgados pela pasta nesta quinta-feira (16).

O Sinesp aponta que, entre janeiro e setembro do ano passado, foram registradas em todo o país 31.334 mortes violentas — que incluem homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, os chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Já no mesmo período de 2018, foram 39.793 casos.

A tendência de redução nos assassinatos do país tem sido mostrada pelo portal G1 desde o balanço de 2018 – a maior queda dos últimos 11 anos da série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com 13%. Já no 1º semestre de 2019, a queda foi de 22% – percentual que se manteve ao longo do ano.

A redução apontada pelos dados do Sinesp foi comemorada pelo ministro Sergio Moro no Twitter nesta quinta, que também destacou que outros crimes, como estupro, furto de veículos e roubo de carga, também caíram no período.

O Sinesp foi lançado em março de 2019 pelo governo federal e tem dados de janeiro de 2018 a setembro de 2019.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!