Oi, o que você está procurando?

apelo

Menina com leucemia precisa de doação de sangue urgente em Araçatuba

A menina Geovana Steffani Ribeiro Guillem, de oito anos, que luta contra uma leucemia há nove meses, está internada na UTI da Santa Casa de Araçatuba em coma induzido e precisa urgentemente de doação de sangue.

Conforme o apelo de familiares nas redes sociais, a menina precisa de plaquetas, porque seu estado de saúde se agravou. A doação pode ser de qualquer tipo de sangue e deve ser feita em nome de Geovana, no Hemocentro de Araçatuba.

A doença foi descoberta em abril do ano passado e, desde então, a menina vem enfrentando internações e tratamentos. No ano passado, chegou a ficar 33 dias internada, sendo 8 deles na UTI.

Agora, com novo agravamento da doença, a menina está internada na Santa Casa há quase 60 dias, sendo que nas duas últimas semanas foi levada à UTI em estado grave.

Segundo o pai de Geovana, Reinaldo Guillem, ela se encontra em coma, sedada, e com hemorragias, por isso precisa das plaquetas de sangue. A família mora no bairro rural de Barra Bonita, em Penápolis.

Familiares e amigos fazem apelos nas redes sociais, como a voluntária Marli Borges. “A gente ajuda como pode, tentando sensibilizar as pessoas da importância da doação de sangue para salvar vidas”, afirmou Marli.

Desde o diagnóstico de leucemia, Geovana foi alvo de campanhas para a doação de medula óssea, pois ela precisa de um transplante. Até agora, no entanto, não foi encontrado um doador compatível – os pais são apenas 50% compatíveis, o que não é suficiente para garantir o sucesso do transplante.

Para se tornar um doador de medula óssea, basta s e cadastrar no hemocentro mais próximo. O doador preenche um formulário e colhe 10 ml de sangue. Os dados ficam em um banco de dados nacional e, caso seja compatível com algum paciente, é chamado para fazer a doação da medula.

SERVIÇO

O Hemocentro de Araçatuba fica na avenida Arthur Ferreira da Costa, 330, bairro Aviação. O atendimento na segunda-feira é das 8h às 19h. De terça a sexta, das 8h às 17h; e aos sábados, das 7h às 11h. O telefone para mais informações é (18) 2102-9400.

 

QUEM PODE SER UM DOADOR DE MEDULA ÓSSEA

– Ter entre 18 e 55 anos de idade.
– Estar em bom estado geral de saúde.
– Não ter doença infecciosa ou incapacitante.
– Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
– Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

QUEM PODE SER UM DOADOR DE SANGUE

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

  • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Fonte: Ministério da Saúde

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!