Oi, o que você está procurando?

saúde em alerta

Guararapes registra 22 casos de dengue em 6 dias

Chuva, água parada e altas temperaturas! Combinação perfeita para o surgimento de criadouros do Aedes aegypti. Dados da Vigilância Epidemiológica de Guararapes mostram que somente no ano de 2019 foram confirmados 1.180 casos de dengue no município. Neste ano, de 1º a 6 de janeiro, a cidade já registrou 22 casos da doença e fez 25 notificações. A média é de 3,6 novos casos por dia.

Segundo a Vigilância, a maior parte dos focos do mosquito está dentro das residências. Com o avanço da doença, a Vigilância Sanitária está notificando os locais com larvas, e se houver reincidência o morador será multado. O valor da multa é de R$ 346,87 reais.

A regra básica é não deixar água parada em qualquer tipo de recipiente. Além dos trabalhos realizados pelos agentes de endemias, é importante que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão.

A prefeitura de Guararapes está montando estratégias para reforçar as ações de combate aos transmissores da dengue. Para isso, foram contratados mais quatro agentes de endemias e, além das visitas em imóveis e orientação que já vêm sendo feitas, os agentes irão trabalhar em horários alternativos: das 10h às 14h e das 15h30 às 17h30, para que as casas estejam abertas e os agentes possam realizar as vistorias.

Medidas recomendadas:

– Tampar caixas d’água, tonéis e latões;

– Guardar garrafas vazias viradas para baixo;

Depois de chuva, pneus ao ar livre costumam ficar com água parada, local que o mosquito utiliza para colocar ovos;

– Guardar pneus sob abrigos;

– Não acumular água em pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;

– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;

– Manter lixeiras fechadas;

– Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!