Oi, o que você está procurando?

CULTURA

Espetáculos levam obras de Inezita Barroso, Shakespeare e Roberto Carlos ao palco do Sesc Birigui

No trabalho da Cia. Cênica, grupo teatral de São José do Rio Preto, a música executada ao vivo é um componente dramatúrgico extremamente importante. Duas de suas montagens que preservam esta característica serão apresentadas no Sesc Birigui na próxima semana: Queijo & Goiabada – Das Canções que Você não Autorizou pra Mim, na quinta-feira (23), às 20h, e Oi lá, Inezita, na sexta (24), às 16h30. A entrada é gratuita para ambas as apresentações (com retirada de ingressos 1 hora de antecedência).

O espetáculo é uma fábula caipira e conta a história de uma violeira curiosa e valente que começa uma viagem pelas riquezas, reinvenções e criatividades do Brasil. “Oi lá, Inezita” é inspirado no sertão paulista e na vida e obra de Inezita Barroso (1925 – 2015), cantora, violeira e folclorista, famosa por ter apresentado por 35 anos o programa televisivo “Viola, Minha Viola”, da TV Cultura. Em cena, Diego Guirado, Fabiano Amigucci, Glauco Garcia, Jaqueline Cardoso, Marcia Morelli e Simone Moerdaui. A direção é de Fagner Rodrigues.

No palco, Inezita é encenada por três atrizes, e surgem ainda outros personagens, alguns cantados por ela nas músicas e outros que passaram por sua trajetória ou saíram de suas pesquisas sobre manifestações populares brasileiras.

Já “Queijo & Goiabada – Das Canções que Você não Autorizou pra Mim” é inspirado no clássico “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, e em canções do “rei” Roberto Carlos. A obra é um encontro da companhia com seus viveres e questionamentos de percurso, e traz ainda algumas reflexões surgidas na época em que o grupo celebrava dez anos de trajetória. Cássia Heleno, Elaine Matsumori, Fabiano Amigucci, Fagner Rodrigues (que também assina a direção), Glauco Garcia e Jaqueline Cardoso compõem o elenco.

Com canções populares e paródias, “Queijo e Goiabada, das canções que você não autorizou pra mim” apresenta críticas e pensamentos acerca da construção da identidade nos dias atuais. De cunho ácido, tragicômico e político, a peça também aborda questões relativas aos direitos autorais, programas de incentivo e patrocínios.

Trajetória
Em sua trajetória, a Cia. Cênica circulou por 118 cidades de 11 Estados brasileiros, levando seu repertório a um público de mais de 300.000 espectadores. Em 2018 foi um dos dois grupos contemplados pelo edital do SESI de Montagem por “Oi Lá, Inezita”. Anteriormente, foi contemplada em cinco Editais do ProAC, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, além de ter circulado com seus trabalhos por várias unidades do SESI/SP, via editais, como o Viagem Teatral, e por unidades e projetos especiais do Sesc, como o Circuito Sesc de Artes e a Mostra Sesc Cariri de Culturas. A Cia. traz em seu currículo a participação em importantes eventos internacionais de teatro, como o FIT Belo Horizonte, a MIT – Mostra Internacional de Teatro da Paraíba e o FIT São José do Rio Preto.

Serviço

Espetáculo “Queijo & Goiabada – Das Canções que Você não Autorizou pra Mim” – Quinta-feira (23), às 20h

Espetáculo “Oi lá, Inezita” – Sexta-feira (24), às 16h30

Local: Teatro do Sesc Birigui

(Rua Manoel Domingues Ventura, 121, Vl. Xavier)

Entrada gratuita (retirada de ingressos 1 hora de antecedência)

Informações: www.sescsp.org.br/birigui

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!