Oi, o que você está procurando?

TEATRO

Espetáculo inspirado em obra infantil de Clarice Lispector é apresentado no Sesc Birigui

Escritora tem seu centenário de nascimento celebrado em 2020; montagem tem entrada gratuita

Em “A mulher que matou os peixes”, livro infantil publicado por Clarice Lispector em 1968, a autora narra como ela, sem querer, matou os peixinhos de seus filhos ao esquecer de alimentá-los. Na obra, Clarice conta histórias divertidas sobre os bichos de estimação que já viveram em sua casa, e fala com sensibilidade sobre seu amor por bicho e por gente. Além disso, pede perdão pelo “crime” cometido.

Neste ano de 2020, quando é celebrado o centenário do nascimento da escritora (nascida em 10 de dezembro de 1920), o Sesc Birigui traz a apresentação de um espetáculo inspirado na obra citada. Sob a direção de GpeteanH, que também assina a dramaturgia, “Pescadora de ilusão”, da Cia. Los Lobos Bobos, será apresentado no Teatro da unidade neste domingo, dia 26, às 16h. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na Central de Atendimento a partir das 15h.

Na história, Eugênia (EU) e Turrona (TU) são amigas inseparáveis, unidas pelo amor ao teatro. Um dia, decidem sair em defesa de Clarice Lispector por conta da morte dos peixinhos. Para tentar conseguir o perdão para a escritora, as duas montam um espetáculo pedindo para que os espectadores perdoem a “Pescadora de Ilusão”.

O veredito final será dado pelos espectadores. Com profundidade e muitas brincadeiras, a montagem leva ao palco temas delicados como o perdão, o respeito, o amor, a importância da amizade e a morte.

O elenco conta com Carol Badra e Jessyca Fernandes, que interpretam sete personagens, cantam, dançam e tocam alguns instrumentos. As cenas ocorrem em um clima lúdico e permeado por músicas inéditas de Pedro Paulo Bogossian, que assina a direção musical. Objetos e adereços animados são ainda “pescados” pelas atrizes durante a peça, com a função de ajudar no desenrolar da história e na percepção que as crianças precisam ter para decidirem se Clarice merece o perdão.

A montagem estreou em 2017, em homenagem aos 40 anos de morte de Clarice Lispector. Foi indicada seis vezes em cinco categorias do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem: melhor espetáculo, melhor autor de texto adaptado, melhor figurino, melhor atriz (Mel Lisboa, que é escalada para o elenco em algumas apresentações, e Carol Badra) e melhor trilha musical original.

O diretor de arte Marco Lima recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) pelos figurinos e direção de Arte em Pescadora de Ilusão. A companhia ainda foi contemplada com o Prêmio Zé Renato – 7ª edição, para circular com “Pescadora de Ilusão” pelos CEUs (Centros Educacionais Unificados) da cidade de São Paulo.

Serviço
Espetáculo “Pescadora de Ilusão”
Domingo, dia 26, às 16h
No Teatro do Sesc Birigui
(Rua Manoel Domingues Ventura, 121 – Vl. Xavier)
Grátis – Retirada de ingressos 1h antes da apresentação
Informações: www.sescsp.org.br

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!