Oi, o que você está procurando?

SAÚDE

Entenda o que é uma hérnia abdominal e por que deve ser tratada

Nesta quinta-feira (02/01/2020), o presidente Jair Bolsonaro declarou possuir uma hérnia no abdômen e que, provavelmente, passará por uma “inspeção de saúde” em fevereiro para tratá-la.

Em setembro do ano passado, Bolsonaro passou por uma cirurgia para corrigir uma hérnia incisional, surgida após os procedimentos cirúrgicos feitos para tratar os ferimentos da facada que recebeu durante a campanha eleitoral.

As hérnias são caracterizados por protusões, ou seja, escapes parciais de um ou mais órgãos internos por orifícios que se abriram nos tecidos mais externos. As hérnias podem aparecer em diversos locais como umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna.

As hérnias mais comuns são:

-Hérnia inguinal, situada na virilha;
-Hérnia de disco, localizada na coluna;
-Hérnia de hiato ou Hérnia diafragmática que aparece na região do abdômen;
-Hérnia umbilical, localizada no umbigo;
-Hérnia femoral, que se situa na região da coxa.

Além disso também existe a hérnia muscular, que pode surgir em qualquer músculo do corpo ou a hérnia incisional que pode surgir após alguma cirurgia.

Causas da hérnia
A hérnia pode ter diversas causas, que podem incluir:

-Levantamento de pesos na academia ou no trabalho;
-Carregar bolsas muito pesadas frequentemente;
-Tosse excessiva;
-Esforço extremo;
-Fazer muita força para defecar;
-Ter uma gravidez após outra num curto espaço de tempo.

Elas podem surgir em qualquer idade, mas são mais frequente em adultos. Nas crianças, a hérnia mais comum é a umbilical, que surge por volta dos 6 meses do bebê e, geralmente, some sozinha por volta dos 4 anos de idade.

Sintomas da hérnia
Alguns dos sintomas que podem indicar a presença de uma hérnia são:

-Saliência sobre a pele, em qualquer região do corpo;
-Dor na região, especialmente depois de realizar esforços;

Em alguns casos o diagnóstico pode ser feito com base nos sintomas evidenciados e através da apalpação local. Para confirmar o diagnóstico o médico poderá pedir a realização de uma ultrassonografia.

Se a região da hérnia inchar, mudar de uma hora para a outra ou se houver muita dor, é recomendado ir para o hospital imediatamente

Cirurgia para tratar a hérnia
A cirurgia para hérnia é o melhor tratamento disponível, consistindo em reposicionar o órgão no lugar, colocando se necessário uma tela de proteção para evitar que a hérnia volte.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!