Oi, o que você está procurando?

artes

Cultura de Penápolis recebe inscrições para cursos de música e artesanato

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Penápolis informa que termina nesta semana o período de inscrições para os interessados em participar das aulas do Núcleo de Música e do Núcleo de Artesanato, que são oferecidos gratuitamente para a comunidade.

O Núcleo de Música conta com três modalidades de cursos: Canto e Coral, Violão e Instrumento de Sofro, podendo o aluno se inscrever em todos, ou naquele que for de sua preferência. Já o Núcleo de Artesanato contempla duas modalidades: Pintura em tecido e Bordado e Crochê; da mesma forma, o aluno pode optar pelas aulas. As turmas serão divididas de acordo com a faixa etária dos alunos.

As inscrições vão até sexta-feira, dia 31 de janeiro, e devem ser feitas tanto pelos novos alunos que pretendem iniciar as atividades em 2020, quanto para os que já participavam.

Segundo comentou o secretário municipal de Cultura, Luiz Colevatti, a procura tem sido muito grande para esses cursos de iniciação cultural. “Já recebemos muitas inscrições, principalmente para as modalidades de canto e coral e violão, cujas aulas estavam paralisadas, mas que felizmente, conseguimos retomar em 2020”, comentou.

Além dos Núcleos de Música e Artesanato, a Secretaria de Cultura abre ainda inscrições para os Núcleos de Dança e Teatro. “Estou muito satisfeito com a procura pela comunidade por esses cursos, isso demonstra que é um anseio da população o investimento em cursos de formação e iniciação cultural”, disse Colevatti.

As aulas de música e teatro serão custeadas com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e os demais núcleos serão mantidos com recursos próprios do município.

Núcleo de Música

O Núcleo de Música oferece aulas gratuitas de “Iniciação ao Violão”, ministradas pelo músico João Camargo, para alunos com idade entre 12 e 18 anos. As turmas com 10 participantes são divididas nas segundas e terças-feiras, em horários que variam das 14h às 21h. O local do curso é a Casa da Cultura “Professor José Fulaneti de Nadai” (rua Manoel Foz, 235 – Bairro Aparecida).

Também são oferecidas aulas de “Iniciação ao Canto Coral”, com o regente Claudinei Barrinha, voltadas a crianças e jovens de 06 a 18 anos, divididas em turmas com 40 alunos. As aulas serão ministradas na Casa da Cultura “Professor José Fulaneti de Nadai”, às quintas-feiras, no horário das 08h às 10h, para alunos de 06 a 13 anos; e das 19h às 21h com jovens de 14 a 18 anos de idade. Também haverão aulas na Escola Estadual Luiz Chrisóstomo de Oliveira, para alunos com idade entre 06 e 13 anos, às terças-feiras, das 14h às 16h.

Já as aulas de “Instrumento de Sopro” serão ministradas pelo músico José Carlos Ferreira, o maestro Zequinha, para pessoas com idade a partir dos 12 anos. As aulas acontecerão de quarta-feira, das 19h30 às 21h, na Sala de Música da Secretaria de Cultura, localizada na Praça 9 de Julho.

Núcleo de Artesanato

A Secult também oferece gratuitamente aulas de pintura em tecido, além de bordado e crochê, destinados a pessoas maiores de 12 anos e sem limite de idade. Os cursos serão ministrados pela artesã Neuza Maria Pereira Garcia e acontecerão no Centro Cultural “Dr. Bráulio Sammarco” (Praça Nove de Julho).

As aulas de pintura em tecido serão às segundas-feiras, em dois horários, das 13h às 16h30 e das 18h30 às 22h; e às quartas-feiras, das 13h às 16h. Já as aulas de bordado e crochê acontecem às terças-feiras, das 13h às 16h30 e das 18h30 às 22h; e às quintas-feiras das 13h às 16h.

Inscrições

A ficha de inscrição está disponível na Secult que fica localizada na rua XV de Novembro, 140 – centro (anexo à Praça Nove de Julho). Nesta semana, de 27 a 31 de janeiro, haverá horário especial de atendimento para as inscrições, das 07h30 às 17h, sem intervalo. É necessário apresentar cópia do RG ou certidão de nascimento do aluno.


Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!