Connect with us

Alerta

Convite para festa com famosos é o mais novo golpe no WhatsApp

Publicado

em



Um novo golpe está fazendo vítimas no WhatsApp. Trata-se de uma ação em que um criminoso se passa por um organizador de um evento oferecendo ingressos VIP para festa com famosos. Para isso, o usuário precisa somente informar um número de confirmação que recebe pelo app. Pronto, já caiu na ação criminosa.

A movimentação está sendo monitorada pela Kaspersky, empresa com foco em segurança. A proposta dos criminosos é roubar o perfil de WhatsApp da vítima.

Assim, ao saber do número de usuário da pessoa, o bandido pede um código de recuperação no site do app, o que é enviado para o smartphone da vítima. É este número que é pedido para confirmação do suposto ingresso VIP.

Com isso, o criminoso consegue roubar a conta do usuário para aplicar golpes em parentes e amigos. A ação consiste em inventar uma narrativa que convença os mais próximos a emprestar dinheiro.

Ainda, se o usuário ainda não tiver ativado a autenticação em dois fatores, o criminoso pode usar esta ferramenta para dificultar ainda mais a recuperação do perfil.

“A autenticação em duas etapas sempre foi a única maneira de evitar o roubo do WhatsApp e agora ela está sendo usada maliciosamente. Isso só reforça a necessidade das pessoas entenderem a real importância da segurança de seus dados”, explica Fabio Assolini, pesquisador sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

Segundo a Kaspersky, os criminosos também estão usando estas contas roubadas para tentar conseguir perfil de familiares também pelo mesmo método.

Para evitar este problema, uma das dicas é pedir que o número seja tirado da lista de ID, que permite procurar o seu WhatApp somente por uma busca pelo nome.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
Fonte:
Canaltech
Anunciante
Anunciante
Band FM 96.9
error: Conteúdo protegido. LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998