Oi, o que você está procurando?

oportunidade

Concursos públicos deverão abrir 270 mil vagas em 2020

O ano de 2020 deve ser marcado pela retomada dos concursos públicos. Depois de um jejum que já dura cinco anos sem grandes concursos — exceto pelos certames da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançados em 2018 —, a expectativa é de que mais de 269,5 mil vagas de níveis médio e superior sejam abertas no âmbito federal, no Distrito Federal e em Goiás, segundo balanço da coluna Vaga Garantida. As informações são do site Notícias ao Minuto.

O grande número de aposentadorias e vacâncias acumuladas ao longo dos anos sem reposição conta a favor dos concurseiros. Várias áreas do governo federal estão funcionando com cerca de 40% do efetivo, como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Banco Central (Bacen), a Receita Federal e boa parte das agências reguladoras e dos órgãos na área do meio ambiente.

A falta de profissionais tem afetado o bom funcionamento dos serviços públicos e motivado o Ministério Público a mobilizar a Justiça para pressionar pela abertura de concursos.

Isso ocorreu no INSS, com o fechamento de agências de atendimento ao público e a demora na análise dos processos. Também aconteceu no Ibama por causa do crescente número de casos de desmatamento e queimadas na região Amazônica e a falta de fiscalização adequada nas barragens de dejetos em Minas Gerais.

Até áreas prioritárias do governo, como a segurança pública, sofrem com escassez de pessoal. Apesar das autorizações excepcionais de aproveitamento de aprovados tanto na PF e PRF, dobrando as 500 vagas originais de cada, o déficit é maior. Novos pedidos foram encaminhados para o Ministério da Economia, com mais de 5 mil vagas.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!