Oi, o que você está procurando?

POLÍTICA

“A tarifa é zero”, diz Bolsonaro sobre taxar energia solar

Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) descartou, nesta segunda-feira (06/01/2020), qualquer cobrança de tributo sobre a produção de energia solar no país. Segundo o chefe do Executivo, o governo não participará de nenhuma reunião para tratar desse assunto.

O presidente informou que conversou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

“Resolvi ontem [domingo] a questão. No governo, a decisão é minha, nenhum ministro, nenhum secretário mais fala no assunto. O governo não participa de qualquer reunião mais para tratar desse assunto. Minha posição é tarifa zero”, disse o presidente ao deixar o Palácio da Alvorada.

Segundo o chefe do Executivo, Maia colocará em votação na Casa um projeto de lei, em regime de urgência, que proíbe a taxação. “O mesmo fará o presidente do Senado. Caso encerrado”, disse mais cedo em conta oficial no Twitter.

Entenda

A possível taxação de até 60% sobre energia solar ganhou força no fim do ano passado, quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs uma mudança na Resolução Normativa nº 482/2012. Com isso, o órgão retira benefícios de quem produz a própria energia com a alegação de que há custos nesse processo.

A proposta de mudança na norma é debatida na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!