CONECTE CONOSCO

longevidade

Rede Amigo do Idoso promove encontro sobre inclusão digital para população idosa em Araçatuba

Publicado em



O crescimento da população idosa é um dos maiores desafios deste século. Segundo dados do último Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a taxa de envelhecimento na cidade de Araçatuba cresceu de 7,55% para 9,77% entre os anos de 2000 e 2010. O estado paulista, por sua vez, abriga mais de 7,5 milhões de idosos.
Este público merece atenção redobrada de todos: governos, sociedade civil e população. Com os olhos voltados para a mudança de realidade do público sênior nos últimos anos – maior expectativa de vida, mudanças de comportamento e os impactos da ciência e da teconlogia, a Rede Amigo do Idoso de São Paulo (RAISP) realiza em Araçatuba duas palestras voltadas para a inclusão digital do público 60+. O encontro ocorrerá nesta quarta-feira (4), na Câmara Municipal.
A Rede Amigo do Idoso foi criada este ano pela Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (FAPETEC). O objetivo da iniciativa é conscientizar este público, que deverá dobrar até 2050, sobre a importância dos meios de comunicação como instrumento de relacionamento e socialização. Um público que precisa estar consciente de como e por quê a tecnologia precisa fazer parte do seu dia a dia, pois é através dela que a informação e o conhecimento circulam e, consequentemente, lhes permite ter uma visão mais clara do presente e do futuro que os aguarda.

Dois temas serão abordados nas palestras em Ribeirão Preto. O primeiro será “Comunicação e Longevidade”, com uma exposição do estudioso dos impactos da ciência e da tecnologia na longevidade e influenciador 50+, Ricardo Mucci. Já a segunda palestra terá como tema “Uma rede para todos – compartilhar para somar”, ministrada pelo profissional de Tecnologia da Informação José Geraldo Magalhães, que falará sobre a importância da Rede Amigo do Idoso como canal de comunicação e integração da população idosa do Estado de São Paulo.

Leia também:   Câmara de Birigui vota orçamento 2020 e redução de cadeiras nesta terça-feira
O objetivo da Rede Amigo do Idoso é difundir, com apoio dos conselhos municipais de idosos do Estado de São Paulo, um conjunto de ações públicas e privadas, voltadas para a valorização e a qualidade de vida da população 60+. A ação presencial envolve a realização de 32 palestras gratuitas, programadas para acontecerem em novembro e dezembro de 2019 e maio de 2020, em 15 cidades-polo de São Paulo e na capital paulista.

Além de Araçatuba, a programação envolve os seguintes municípios: Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Registro, São José do Rio Preto, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, Sorocaba, Registro e Santos e São Paulo.
A meta é a de impactar 132 cidades paulistas que têm população acima de 50 mil habitantes. O projeto, que é apoiado pelo Conselho Estadual do Idoso de São Paulo, foi concebido pelo jornalista e influenciador 50+, Ricardo Mucci, que ressalta a importância de atividades integradas para este segmento da população.

“Nos últimos seis anos, a população idosa do país cresceu 26% e em menos de 10 anos, o Brasil será um país idoso, pois teremos mais pessoas acima dos 60 anos do que jovens até 15 anos de idade. Esse fenômeno acentua-se bastante em estados como Rio de Janeiro e São Paulo, que abrigam mais de 30% da população idosa do país. A Rede Amigo do Idoso de São Paulo vem para contribuir para a inclusão digital deste público, primeiro passo para sua inserção social e, consequentemente, para que governos, empresas e a sociedade sejam mais proativos no enfrentamento do desafio de assegurar qualidade de vida para os idosos de nosso estado”, afirma Mucci.

A Rede Amigo do Idoso tem como plataforma permanente de comunicação o portal www.raisp.org.br, um espaço para promover a inclusão digital do público 60+. O propósito do portal é conectar o público às diversas instituições públicas e privadas e, divulgar informações atualizadas sobre saúde, serviços, finanças e políticas públicas voltadas para o idoso. O portal disponibiliza também uma versão atualizada do Estatuto do Idoso para baixar em formato PDF.

Leia também:   Site da Prefeitura de Araçatuba está fora do ar
A presidente do Conselho Estadual do Idoso, Vera Luzia do Nascimento Fritz, afirma que a Rede reforçará as ações dos Conselhos. “Na medida em que os conselhos tiverem acesso ágil às informações que permeiam o envelhecer, o trabalho terá melhor qualidade e atingirá objetivos gerais que é a melhoria na política pública municipal, estadual e nacional.”
SERVIÇO
Palestra: Rede Amigo do Idoso em São Paulo

Data: 4 de dezembro às 14h30

Local: Câmara Municipal de Araçatuba

Endereço: Praça nove de Julho, 26, Araçatuba, São Paulo

Rede Amigo do Idosos de São Paulo nas redes sociais

Facebook: @RedeAmigodoIdosoSP

Youtube: @redeamigodoidososp

Instagram: @redeamigodoidososp

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
Anunciante
error: Conteúdo protegido. LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998