Oi, o que você está procurando?

SEU CORPO

Quais os benefícios e como fazer o jejum intermitente

O jejum intermitente pode ajudar a melhorar a imunidade, potenciar a desintoxicação e também melhorar a disposição e agilidade mental. Este tipo de jejum consiste em não comer alimentos sólidos entre 16 e 32 horas algumas vezes por semana de forma programada, voltando a uma alimentação habitual, de preferência baseada em alimentos com baixo teor de açúcar e gorduras.

Para conseguir os benefícios, a estratégia mais comum para iniciar este jejum é ficar sem comer por 14 ou 16 horas, apenas ingerindo líquidos, como água, chá e café sem açúcar, mas este estilo de vida só é aconselhado para pessoas saudáveis e, ainda assim, é necessário o consentimento e apoio de um médico, enfermeiro ou profissional de saúde que tenha conhecimento deste tipo de jejum, para garantir que seja bem feito e faça bem para a saúde.

Principais tipos de jejum intermitente

Há maneiras diferentes de conseguir fazer este tipo de privação, embora, em todas elas, se realizam um período de restrição de alimentos e um período em que se pode comer. As principais formas são:

  • Jejum de 16h, que consiste em ficar entre 14 e 16 horas sem comer, incluindo o período do sono, e comer nas 8 horas restantes do dia. Por exemplo, jantar as 9 da noite, e voltar a comer às 13h do dia seguinte.
  • Jejum de 24h, é feito por um dia inteiro, por 2 ou 3 vezes por semana.
  • Jejum de 36 horas, que consiste em ficar 1 dia inteiro e mais metade do outro dia sem comer. Por exemplo, comer as 9 da noite, passar o dia seguinte sem comer, e voltar a se alimentar as 9 da manhã do outro dia. Este tipo deve ser feito por pessoas mais habituadas a ficar de jejum, e sob orientação médica.
  • Comer 5 dias e restringir 2 dias, que significa comer por 5 dias da semana normalmente, e em 2 dias reduzir a quantidade de calorias para cerca de 500.

No período em jejum, estão liberados água, chás e café, sem a adição de açúcar ou adoçantes. É comum nos primeiros dias sentir muita fome e, nos dias seguintes, se habituar. Se a fome estiver muito forte, deve-se comer algum alimento leve, pois ninguém deve sofrer ou passar mal ao adotar este hábito.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!