CONECTE CONOSCO

POLÍTICA

Projeto prevê implantação de Disque-Árvore em Birigui

Publicado em



A 30ª sessão ordinária do ano, e primeira do mês de dezembro, será realizada nesta terça-feira, 3, com onze matérias na pauta. A reunião pública tem início às 17h e é transmitida ao vivo pela internet.

Os vereadores são responsáveis por quatro matérias da Ordem da Dia. Uma das propostas é a criação do Programa Disque Árvore, que disponibilizaria mudas para plantio solicitadas via telefone. A ideia, de autoria do vereador Leandro Moreira (Republicanos), é envolver a população na arborização urbana e oferecer o serviço de plantio e orientações adequadas, dentro da legislação municipal e da Política Municipal de Arborização Urbana.

A mesa diretora do Legislativo é responsável por um projeto de lei que institui o bônus natalino aos servidores da Casa. No valor de R$ 650,00, a bonificação deve ser creditada em dezembro no cartão do vale-alimentação dos trabalhadores, efetivos e comissionados, com menos de 60 dias de ausência no trabalho durante o ano.

Os outros dois projetos da pauta assinados por vereadores são propostas de decreto legislativo para concessão de honrarias. Zé Luis Buchalla (Patriota) solicita título de Cidadão Biriguiense ao major PM Marcelo Fernando Marques. E Cesinha Pantarotto (Podemos) propõe homenagem ao subtenente da infantaria do Exército Brasileiro Reginaldo Luiz da Silva por meio de diploma Honra ao Mérito.

Executivo

Entre as matérias encaminhadas pelo Poder Executivo está a alteração na composição do Conselho Municipal de Esportes quanto aos representantes dos órgãos governamentais, atendendo deliberação do próprio conselho.

Outro assunto é a autorização para convênio entre a administração municipal e o proprietário de um imóvel a fim de utilizar o espaço para a confraternização de final de ano dos servidores municipais. Sem envolver investimentos em dinheiro, a parceria consiste no serviço de roçagem e limpeza com equipamentos e mão-de-obra da Prefeitura em troca da utilização do local no dia 14 de dezembro, quando acontecerá a festa. O imóvel fica na avenida Euclides Miragaia, e sediou a antiga Indústria de Calçados Popi.

Leia também:   Aline Barros é uma das atrações de evento gospel que acontece sexta e sábado, em Buritama

Ainda sobre convênio, também está na pauta solicitação do Executivo para parceria com a Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes no atendimento à demanda de usuários do SUS na área de psicoterapia. A parceria tem vigência de 12 meses e pode ser prorrogada pelo mesmo período até o limite de 60 meses.

Solo

Uma alteração na lei complementar sobre o parcelamento do solo urbano de Birigui, de 2011, também será assunto na próxima ordinária. O Executivo pede autorização para permitir o parcelamento do solo nas áreas distantes até mil metros do sistema de tratamento de esgoto do município. Em contrapartida, os futuros loteadores devem implantar sistema de proteção e isolamento ao acesso à lagoa de tratamento com faixa de cortinamento vegetal mínimo de 30 metros de largura. Na justificativa do projeto, a expectativa é de que os efeitos negativos da proximidade de lotes urbanos da estação sejam minimizados, assim como as restrições legais impostas a esses proprietários.

Também será discutido projeto de lei complementar para nova delimitação perimetral da zona urbana a fim de incluir uma área localizada no bairro Tupi, a pedido do próprio proprietário, cadastrando o imóvel na cobrança do IPTU.

E completam a pauta dois projetos que promovem homenagens póstumas por meio da denominação de ruas. Um deles denomina o prédio da Unidade Básica de Saúde do Conjunto Habitacional Vereador Natal Mazucato com o nome de Edifício Dr. José João Jorge. E o segundo projeto denomina Rua Florindo Mozoli a via 3 do Residencial Conjunto Habitacional Prefeito Francisco Antonio de Lima.

Solene

Ainda durante a sessão ordinária, será aberto espaço solene para a concessão de honrarias referentes aos diplomas Arquiteto Destaque do Ano, a ser entregue a Daniela Beneduzzi Passarelli, e Engenheiro Destaque do Ano, destinado ao profissional José Luis Garcia Navarro.

Leia também:   Prefeitura conserta cerca de aeroporto após mãe e filha serem atropeladas por avião

O reconhecimento público a essas duas categorias profissionais foi instituído por lei municipal em 2017 e oficializa o Dia do Engenheiro e o Dia do Arquiteto, a serem comemorados, respectivamente, em 11 e 15 de dezembro. A proposta para criação da homenagem foi uma iniciativa do vereador Cesinha Pantarotto.

Ao vivo

As sessões ordinárias do Legislativo de Birigui podem ser acompanhadas ao vivo pela internet no canal Câmara Birigui no Youtube e página Câmara Municipal de Birigui no Facebook, com acesso também na página inicial deste site.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
Fonte:
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Birigui
Anunciante

APÓS QUEDA DE MARQUISE

Com laudos, Defesa Civil autoriza e Penápolis Shopping Center é reaberto

Atividades retornam após liberação de laudos técnicos e periciais que atestam condições de operacionalidade

Publicado em

O Penápolis Shopping Center foi reaberto na tarde desta quarta-feira (4). A decisão partiu da coordenadoria da Defesa Civil da cidade que, em reunião feita pela manhã, avaliou a documentação recebida. O prédio estava interditado desde o acidente com a queda de uma marquise, na manhã do último dia 23 de novembro, que resultou na morte da jovem Késia Aquilino Cândido, de 18 anos.

Uma fisioterapeuta, de 38, também se feriu e permanece internada em um hospital particular de Araçatuba. Ela passou por cirurgia na coluna e se recupera bem.

Em nota emitida pela assessoria de imprensa da Prefeitura, foi informado que, para o funcionamento do shopping, a direção do centro de compras deverá seguir todas as orientações contidas no laudo expedido pela engenheira especialista em estruturas de concreto armado e pelo Corpo de Bombeiros.

Dentre as orientações, estão: manter a porta voltada para a avenida Bento da Cruz devidamente interditada até que os reparos e reforços estruturais sejam feitos; acompanhamento técnico semanal das condições estruturais do prédio e a apresentação de laudos técnicos complementares atestando a segurança do espaço.

Durante a reabertura, por volta das 13h, houve um culto ecumênico com a participação de lojistas e funcionários que trabalham no local. A Defesa Civil ainda relata que, sendo atendidas tais exigências técnicas, os frequentadores do local terão total segurança tanto no interior do prédio, como em seu entorno.

ACIDENTE
No dia do acidente, testemunhas relataram que ouviram um barulho assustador e correram para a frente do shopping, quando viram a marquise caída. Houve choro, pânico e pedidos de socorro. Késia tinha ido ao local para usar o celular da irmã, que trabalha em uma das lojas.

Leia também:   Birigui completa 108 anos neste domingo com desfile na Praça Dr. Gama

Após ligar para o marido, que tinha ido a um lava jato com o filho de sete meses, a vítima aguardou a chegada dele do lado de fora do shopping, embaixo da marquise, quando a estrutura cedeu. No último sábado (30), familiares e amigos da jovem fizeram uma homenagem a ela.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO

INCÊNDIO

URGENTE: Quarto de hotel pega fogo no centro de Araçatuba

Publicado em

Foto: Regional Press

Um incêndio em um quarto do hotel Villa Real, na rua Tupy, no centro de Araçatuba, mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros no início da tarde desta quarta-feira. Tudo indica que o fogo começou com um curto circuito e se alastrou para o forro do quarto, que é de madeira.

As chamas no quarto foram controladas e os bombeiros fizeram um trabalho de buscas em todo o prédio, que foi tomado pela fumaça. O hóspede que estava no quarto conseguiu sair ileso antes da chegada dos bombeiros.

Ninguém se feriu. O quarteira foi isolado com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal. Cinco quartos estavam trancados no piso superior, mas não havia hóspedes.

As equipes dos bombeiros fizeram um rescaldo antes de deixar o local.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO
error: Conteúdo protegido. LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998
  120