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exploração de petróleo

Pré-sal: leilão arrecada R$ 5 bilhões. 4 blocos não tiveram proposta

No total, cinco plataformas foram oferecidas. Petrobras foi a única a apresentar oferta e arrematou bloco de Aram, o mais caro

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O leilão das cinco áreas de exploração de petróleo do pré-sal, realizado nesta quinta-feira (07/11/2019) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), terminou com quatro blocos “encalhados”.

Isso porque a Petrobras, em consórcio com a empresa chinesa CNODC, foi a única a apresentar proposta e arrematou o bloco de Aram, na Bacia de Santos, o mais caro entre os oferecidos.

Com isso, a arrecadação da 6ª Rodada de Partilha de Produção ficou em R$ 5,05 bilhões. O valor previsto inicialmente era de R$ 7,85 bilhões.

Os blocos de Bumerangue, Cruzeiro do Sul, Sudoeste de Sagitário e Norte de Brava, que tinham bônus de assinatura menores, não tiveram propostas.

Como funciona

No modelo de partilha, o valor do bônus de assinatura, ou seja, aquele que a empresa paga pelo direito de exploração, é fixo. A empresa ou o consórcio que oferecer à União o maior percentual de óleo excedente da produção a partir do mínimo exigido no edital consegue arrematar a área oferecida.

O excedente é o volume de petróleo ou gás restante depois de descontado os custos da exploração e investimentos.

Veja os resultados do leilão desta quinta-feira (07/11/2019):

Aram
Bônus de assinatura: R$ 5,05 bilhões
% de óleo para o governo: 29,96%
Vencedor: Petrobras (8%) e CNODC (20%)

Bumerangue
Sem propostas

Cruzeiro do Sul
Sem propostas

Sudoeste de Sagitário
Sem propostas

Norte de Brava
Sem propostas

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POLÍTICA

Kajuru tem convulsão e desmaia durante votação no Senado

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O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) passou mal durante a votação dos destaques da proposta de emenda à Constituição (PEC) paralela à reforma da Previdência na noite desta terça-feira (16/11/2019) e precisou ser retirado do plenário na maca da equipe médica da Casa.

Ele teve uma pequena convulsão, informou o senador Otto Alencar (PSD-BA), que é médico e fez o primeiro atendimento ao parlamentar. Segundo a assessoria de imprensa do Presidência do Senado, ele está consciente e será encaminhado à emergência do Hospital Sírio-Libanês.

Kajuru é diabético e deverá passar por uma bateria de exames para monitorar as taxas dele e o que motivou a convulsão. Segundo a equipe médica do Senado, ele vomitou, perdeu a consciência rapidamente mas logo depois voltou à lucidez.

A assessora de imprensa dele, que o acompanhou no atendimento, informou que ele já estava passando mal desde o início da sessão, que iniciou por volta das 17h.

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Mercado

Black Friday: vendas por comércio eletrônico se equiparam às de lojas

Projeção é da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings

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As vendas por meio de comércio eletrônico (e-commerce) da Black Friday devem, pela primeira vez, estar muito próximas das realizadas em lojas físicas.

A projeção é da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop). Ela prevê para este ano, durante a promoção, um faturamento para o comércio acima de R$ 3 bilhões. O diretor de Relações Institucionais da entidade, Luiz Augusto Ildefonso, disse hoje (19) que as vendas crescem, anualmente, desde 2010 quando a promoção, muito comum nos Estados Unidos, chegou ao Brasil.

“Sempre foi uma distância muito grande. Até o ano passado, era muito mais volumoso o pedido de compras na internet do que na loja física”, disse, lembrando que, até 2017, a iniciativa era voltada, na maior parte, para o comércio eletrônico e a loja física era praticamente um apêndice da data.

A queda na taxa de juros, a liberação de saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do PIS/Pasep (Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público) e o pagamento da primeira parcela do 13º salário favorecem o cenário de otimismo.

Facilidade

O diretor revelou que atualmente a facilidade de comprar pelo comércio eletrônico e pegar a mercadoria vendida no site em uma loja de shopping tem levado o cliente aos centros de compras, aumentando a presença nas lojas físicas e ampliando as vendas.

“Indo lá, há uma possibilidade de o consumidor comprar mais alguma coisa na loja. Isso tem sido extremamente favorável à loja física”, contou. “Isso agrega no volume de venda. É uma experiência que as lojas iniciaram e está ocorrendo firmemente, principalmente, em vestuário, calçados e perfumes”, explicou.

Ildefonso afirmou que o movimento de consumidores nas lojas aumenta na própria sexta-feira que é a data onde, nos Estados Unidos, costuma concentrar o maior número de compradores, que chegam a passar a noite nas filas aguardando a abertura das portas, todos atrás de preços baixos.

“Aqui no Brasil, a Black Friday nunca é em um dia só, mas na sexta-feira, no dia 29 de novembro, a expectativa é que o fluxo de pessoas no comércio vai ser muito próximo das compras na internet neste ano”, disse.

Acrescentou que os smartphones são os mais procurados nesta data. Quem compra procura trocar o aparelho atual por um com tecnologia mais nova. O mesmo ocorre com os televisores. Em terceiro lugar, aparecem roupas e calçados.

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