Connect with us

ESPORTE

Corrida do Fogo de Araçatuba recebe inscrições a partir desta quarta

Publicado

em

O evento será no dia 8 de dezembro, com partida da avenida Abraão Buchalla. há duas modalidades: corrida de 6 km e caminhada de 3 km


Cada vez mais, a prática da corrida vem sendo escolhida como principal atividade física de muitas pessoas da região Noroeste Paulista. A melhora da saúde e do condicionamento físico, proporcionando bem-estar, prazer e a melhoria da qualidade de vida, são algumas das conquistas de quem se torna adepto.

A Corrida do Fogo de Araçatuba reúne em um mesmo dia várias pessoas de diversos municípios, interessadas nos benefícios da prática. E quem deseja participar da edição de 2019 do evento deve se atentar para a data de abertura das inscrições: nesta quarta-feira (13), a partir das 14h. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente pelo Portal Sesc (www.sescsp.org.br/circuitosescdecorridas), onde também será disponibilizado o regulamento.

A 26ª edição da Corrida acontece no dia 8 de dezembro, às 8h, com partida da Av. Abraão Buchalla. O evento é realizado em comemoração aos aniversários de Araçatuba e Birigui, pelo Sesc Birigui, pela Prefeitura Municipal de Araçatuba (por meio das Secretarias Municipais de Turismo e de Esportes) e o 20º GB do Corpo de Bombeiros de Araçatuba.

Podem participar interessados em geral, com a partir de 16 anos, sem necessidade de ser atleta profissional. Os menores de idade devem apresentar um documento que comprove a autorização dos pais para participar do evento.

Há duas modalidades: Corrida (6 km) e Caminhada (3 km). Em cada uma delas há cinco categorias possíveis para inscrição: Trabalhadores do Comércio, Bens e Serviços; Bombeiros; Militares; Servidores do Sesc; e Geral (para quem não se enquadra em nenhuma das outras categorias).

Presença ilustre

Neste ano, a corrida conta com a presença do atleta brasileiro Altobeli Silva, que estará no local conversando com o público sobre sua experiência em corrida e realizando o percurso da prova com os corredores participantes.

O corredor coleciona medalhas e teve duas conquistas recentes importantes: foi Medalhista de Prata na prova 5.000 m rasos e Medalhista de Ouro na prova 3.000 m com obstáculos nos Jogos Pan Americanos de Lima, no Peru, de 2019.

Em 2017, alcançou o índice para o Campeonato Mundial de Atletismo de Londres e, no ano anterior, foi finalista da prova de 3.000 com obstáculos nos Jogos Olímpicos Rio. Em 2013, venceu Meia Maratona do Rio e, em 2014, bateu o recorde de vitórias no Circuito Longevidade Bradesco, faturando sete etapas. Nas pistas de atletismo, foi campeão Ibero-americano nas provas de 5.000 metros e 3.000 com obstáculos (2015), obtendo o índice olímpico.

 

Atividades que antecedem a Corrida orientam sobre alimentação, lesões e desempenho físico

Antes da Corrida do Fogo, os interessados poderão participar de algumas atividades que os ajudarão a se preparar melhor para o evento. A partir do dia 26 de novembro, no Sesc Birigui, será possível participar de três palestras que contribuem para o contato e difusão da prática de corrida de rua. A participação é gratuita e as senhas serão distribuídas no local, meia hora antes do início.

PREVENÇÃO DE LESÕES

Na primeira palestra, que acontece dia 26 às 19h30 na Sala Múltiplo Uso 2, o fisioterapeuta Flávio Pulzatto discutirá o tema “Prevenção de lesões”. Os praticantes de corrida de rua serão orientados sobre as lesões mais comuns, suas causas e as condutas de prevenção que podem ser adotadas por aqueles que praticam esta modalidade.

Flávio é fisioterapeuta pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP e Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Também é professor universitário nas áreas de Anatomia, Biomecânica e Ortopedia e Traumatologia. Coordenador do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Toledo de Araçatuba – Unitoledo.

ALIMENTAÇÃO

No dia 28, no mesmo horário e também na Sala Múltiplo Uso 2, Fabiana Andrade, nutricionista do Sesc, abordará a “Alimentação para corredores”. Ela falará sobre os alimentos adequados para ingerir antes e após a prática de corrida, considerando os gastos energéticos de quem percorre curtas, médias e longas distâncias.

Fabianaé formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, pós-graduanda em Gestão de Segurança dos Alimentos pelo SENAC e Nutrição Materno Infantil pelo INSIRA Educacional. Atuou como nutricionista clínica com experiência nas áreas de educação nutricional e alimentar; atualmente exerce a função de Nutricionista no Sesc, sendo responsável pelo setor de Alimentação e atividades voltadas à esta temática do Sesc Birigui.

DESEMPENHO FÍSICO

Já na palestra “Corrida de rua e desempenho físico”, Leonardo Cazelato, educador do Sesc, oferecerá orientações e explicações sobre respostas fisiológicas e monitoramento do desempenho físico na prática da corrida de rua. A atividade acontece para duas turmas: no dia 30 de novembro, das 7h30 às 9h, na Pista de Atletismo de Araçatuba, e no dia 3 de dezembro, às 19h30, na Sala Múltiplo Uso 3, no Sesc Birigui, com distribuição de senhas gratuitas no local, a partir das 19h.

Leonardo é graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Toledo (2010) e Mestrado em Desempenho Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2015). Atua na área de Educação Física com ênfase em Fisiologia do Exercício, Treinamento de Força, Treinamento Esportivo, Treinamento Individual, Corrida e Respostas Cardiovasculares ao Exercício Físico.


Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
Anunciante
Anunciante
Band FM 96.9
error: Conteúdo protegido. LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998