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Araçatuba

Alunos de Engenharia da Computação criam aplicativo que detecta câncer de pele

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Os acadêmicos Cristian Dall’Oca Berti e Gabriel de Almeida Leone desenvolveram o aplicativo (Foto: Divulgação)


Dois alunos do curso de Engenharia da Computação do UniSALESIANO criaram um protótipo para dispositivos móveis que consegue identificar e detectar com precisão os tipos de câncer de pele.

Sabendo que é um dos tipos da doença com maior incidência no país, os acadêmicos Cristian Dall’Oca Berti e Gabriel de Almeida Leone desenvolveram o aplicativo utilizando a plataforma Android, linguagem Kotlin e a biblioteca Open CV de modo a utilizar o processamento digital de imagens, visão computacional e técnica ABCD (Assimetria, Borda, Cor e Diâmetro) para, assim, demonstrar a viabilidade da aplicação da tecnologia mobile para classificação de manchas na pele.

Segundo a orientadora do trabalho de conclusão de curso, Lucilena de Lima, da disciplina de Processamento Digital de Imagens, existem diversos softwares que fazem a análise e classificação de imagens, porém, são raros os casos feitos para ambiente mobile (celular).

“Então, a nossa proposta de estudo visa oferecer maior praticidade, flexibilidade e mobilidade para a análise das imagens usando o celular”, explicou a professora.

Já os alunos afirmam que o processamento de imagens é necessário para que seja possível realçar detalhes e, assim, obter informações de forma mais efetiva. Após a etapa do processamento de imagens, obtêm-se os dados conforme a aplicação da regra ABCD.

Ao final, é apresentada ao usuário uma interface onde haverá uma imagem com foco no melanoma/não melanoma e os dados obtidos durante a aplicação da regra ABCD, além de dados da área do contorno, perímetro e circularidade.

“É altamente relevante tornar esta tecnologia mais acessível, de forma que mais profissionais tenham acesso e, com isso, consigam identificar suspeitas de melanoma de forma precoce, de modo a maximizar as probabilidades de curar os pacientes”, disseram eles, na conclusão do trabalho.

Para Lucilena, trata-se de uma área muito interessante, que contribui com a vida humana. “Acho importantíssimo trabalhos neste contexto porque acredito que seja uma das funções da faculdade, ou seja, contribuir com pesquisas que possam levar melhores condições de diagnósticos, de vida”, completou.

De acordo com a docente, o aplicativo foi implementado e está em funcionamento, com resultados em ambiente “controlado”. “Só classificamos como protótipo porque não fizemos testes reais.”

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Fonte:
assessoria de imprensa
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Correios de Araçatuba recebem cartas de crianças com pedidos ao Papai Noel

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A campanha Papai Noel dos Correios, que completa 30 anos, foi lançada oficialmente no interior de São Paulo. Durante a campanha, os Correios receberão as cartinhas de crianças que enviaram seus pedidos diretamente ao Papai Noel e, também, de estudantes das escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, tais como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos.

Este ano, a agência participante em Araçatuba é a central, à Rua Luiz Pereira Barreto, 163, Centro. Em 2018, em Araçatuba, foram selecionadas 558 cartas dentro dos critérios da campanha Papai Noel dos Correios, das quais 510 foram adotadas.

Adoção pelos padrinhos

Ao longo dessas três décadas, a campanha conseguiu atender ao pedido de mais de 6 milhões de cartinhas – muitas delas com histórias emocionantes de solidariedade. Essa corrente do bem une esforços de empresa, empregados e voluntários da sociedade para atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A adoção pelos padrinhos é feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartinhas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas. Em seguida, são disponibilizadas nas agências dos Correios participantes da campanha.

Os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog da campanha. E para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes, os padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ.

Os presentes são recebidos na mesma agência onde a cartinha foi retirada. Posteriormente, os Correios realizam a distribuição. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança nunca é divulgado ou informado ao padrinho.

A campanha Papai Noel dos Correios nasceu pela iniciativa de alguns empregados que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartinhas escritas por crianças destinadas ao Papai Noel, mas sem endereço. Sensibilizados, alguns deles resolveram adotar as cartinhas e enviar os primeiros presentes. Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção na empresa e acabou se transformando em um projeto corporativo dos Correios.

Prazos da campanha em Araçatuba

• Recebimento das cartinhas nos Correios: de 7/11 a 6/12/19.

• Adoção das cartinhas pelos padrinhos (sociedade): até 13/12/19.

• Entrega dos presentes dos padrinhos nos Correios: até 13/12/19.

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POLÍTICA

Manifestantes vão às ruas em Araçatuba pedir o impeachment de Gilmar Mendes

Vídeo registrado em Araçatuba (SP) mostra manifestantes pedindo o impeachment do ministro Gilmar Mendes marchando em frente a uma loja Havan

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Imagens de um grupo de manifestantes de Araçatuba (SP) gritando palavras de ordem contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, alvo de uma série de protestos em várias cidades do país, ganharam as redes sociais neste domingo (17/11/2019).

O vídeo mostra as pessoas marchando e batendo continência, em frente a uma loja da rede Havan, do empresário bolsonarista Luciano Hang. Veja:

Os manifestantes entoam a “Canção do Exército“, considerada o Hino do Exército Brasileiro. Veja as primeiras estrofes:

“Nós somos da pátria a guarda
Fiéis soldados
Por ela amados
Nas cores de nossa farda
Rebrilha a glória
Fulge a vitória

Em nosso valor se encerra
Toda a esperança
Que um povo alcança
Quando altiva for a terra
Rebrilha a glória
Fulge a vitória”

Durante a manhã, a hashtag #BrasilContraGilmarMendes já liderava os trending topics (tópicos mais comentados) do Twitter com mais de 250 mil menções.

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