(Folha da Região) Vários peixes, a maioria da espécie tilápia, foram encontrados mortos e retirados na manhã desta segunda-feira do córrego Machadinho, na avenida Joaquim Pompeu de Toledo, próximo a rua Duque de Caxias. A Cetesb recebeu denúncia de que no sábado, milhares de peixes estariam mortos no local.
Ontem pela manhã, a pedido da Secretaria Municipal do meio Ambiente, funcionários da Samar estiveram no córrego para retirar peixes mortos que ainda estavam. De acordo com testemunhas, um saco grande ficou cheio de peixes mortos, que foram encaminhados para descarte no aterro sanitário.
De acordo com nota encaminhada pela Samar, a concessionária aguarda resultado de análise de amostragem da água, para verificar se há demanda bioquímica de oxigênio (carga orgânica) no trecho.
A assessoria de imprensa da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), informou que o escritório de Araçatuba recebeu ontem, denúncia de que havia mortandade de peixes no córrego Machadinho, no sábado. Técnicos da Companhia foram até o local e não constataram nenhum peixe morto. A coloração e odor da água não apresentavam anormalidades e o nível de oxigênio estava normal.
No entanto, foi informado que essa avaliação foi feita na segunda-feira à tarde, quando chegou a denúncia via email. Samar e Prefeitura não haviam comunicado a Cetesb até então. A assessoria esclareceu que o resultado foi de análise na segunda-feira a tarde, sendo que não é possível saber como estava a qualidade da água no sábado, data em que houve a mortandade de peixes, conforme denúncia recebida pela Cetesb.