Para conscientizar e incentivar a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, unidades da Secretaria de Estado da Saúde montaram uma programação especial para o “Outubro Rosa” em todo o Estado.
O Hospital Estadual de Mirandópolis estará iluminado na cor rosa no decorrer do mês e realizará diversas atividades com orientações sobre a prevenção do câncer de mama nas dependências da unidade.
Serão realizadas rodas de conversas com as funcionárias, além de uma busca ativa por pacientes que possuem mais de 40 anos e não realizam mamografia há mais de 12 meses, encaminhando-as para o setor de mamografia para agendamento e realização do exame.
Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) de Araçatuba e Andradina disponibilizarão material de divulgação sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama.
“As ações em celebração ao ‘Outubro Rosa’ têm como objetivo, principalmente, chamar a atenção sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.
A Secretaria também conta com parceria com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que está projetando nos letreiros de rodovias mensagens de incentivo à prevenção, alcançando motoristas, familiares e demais viajantes que circulam pelo Estado de São Paulo.
ARAÇATUBA
Em Araçatuba, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) realiza a campanha Outubro Rosa para a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Neste mês, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Araçatuba vão realizar atividades educativas e de orientações sobre cuidados com a saúde da mulher, para o diagnóstico precoce, que possibilita a cura em 95% dos casos.
A equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) faz o trabalho de incentivar a mulher a se programar para que no mês de seu aniversário procure a UBS de referência para um momento especial de cuidados, como realizar coleta de preventivo, exame de apalpação da mama, bem como atualizar as vacinas. As mulheres com vida sexual ativa devem realizar o exame preventivo periodicamente
As 19 Unidades Básicas de Saúde faz agendamentos para a coleta de preventivo de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. As UBS têm escalas especiais com funcionamento até as 20h em dias da semana e alternados, serviço exclusivo para atendimento imediato.
Os exames de mamografia estão com espera de 30 dias para rastreamento (feita em mulheres de 50 a 69 anos quando não há sinais nem sintomas) e livre demanda para diagnóstico.