Oi, o que você está procurando?

SAÚDE PÚBLICA

Araçatuba tem sete casos confirmados de sarampo

Araçatuba registrou, nesta quinta-feira (17), mais dois casos de sarampo. Com as novas confirmações, o município, que vive um surto da doença, já soma sete casos este ano.

Os doentes são um bebê, do sexo feminino, de seis meses, que reside no bairro TV, e uma menina de sete anos, de um ano, moradora no bairro São José.

Após a confirmação dos casos, a Vigilância Epidemiológica fez o bloqueio da doença, com a vacinação dos moradores das imediações.

No início desta semana, o município havia confirmado dois casos da doença em duas meninas, uma de um ano e outra de dois anos de idade, moradoras no bairro TV.

Anunciante

Os outros três casos da doença foram detectados em uma jovem de 18 anos, que mora no Icaraí; um homem de 29 anos, morador no Parque Industrial; e um menino de 12 anos, que reside no Atlântico.

“DIA D”

Neste sábado (7), será realizado o “Dia D” de mobilização nacional contra o sarampo. Em Araçatuba, 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão funcionar das 8h às 17h.

As UBSs que estarão abertas neste sábado são as do Planalto, São José, Pedro Perri, TV, Atlântico, Umuarama, Iporã, Centro, Dona Amélia, Águas Claras e Alvorada.

Anunciante

SITUAÇÃO VACINAL

A Campanha é realizada de forma seletiva, para avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário vacinal vigente, e acontecerá em duas etapas, considerando os seguintes períodos e grupos- alvos de vacinação: de 7 a 25 de outubro, será realizada a vacinação de todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). O dia “D” de mobilização nacional será no sábado 19.

A segunda fase está prevista para 18 a 30 de novembro deste ano, quando será realizada a vacinação de adultos jovens não vacinados, na faixa de 20 a 29 anos de idade. O dia “D” (sábado) de novembro, de mobilização nacional, será dia 30.

“Nesta campanha, os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de controle dessa doença e devem comparecer aos serviços de vacinação nas UBS com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro”, afirma a Vigilância Epidemiológica.

Anunciante

QUEM DEVE TOMAR A VACINA

Crianças com seis meses a menores de um ano: devem tomar a dose zero

Crianças com 1 ano: devem tomar a 1ª dose regular;

Crianças com 1 ano e 3 meses: devem tomar a 2ª dose regular;

Anunciante

Pessoas de 1 a 29 anos: devem ter tomado duas doses de vacina.

Adultos de 30 a 59 anos: devem ter tomado pelo menos uma dose.

SINTOMAS

Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e mal-estar intenso. Logo depois, manchas avermelhadas começam a aparecer no rosto e progridem para os pés.
Se perceber algum dos sintomas, a pessoa deve utilizar máscara higiênica para proteção e evitar circular em locais de grande fluxo de pessoas. A vacina é a melhor forma de evitar a doença, que pode ser grave, especialmente se o paciente estiver debilitado.

Anunciante

O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro. Em casos de complicação da doença, pode deixar sequelas como otites, infecções respiratórias, doenças neurológicas, surdez, cegueira, retardo de crescimento e redução da capacidade mental.

 

 

Anunciante
Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!

Mais lidas – 24H






Anunciante
Anunciante
Anunciante