CONECTE CONOSCO

SAÚDE PÚBLICA

Araçatuba tem sete casos confirmados de sarampo

Publicado em



Araçatuba registrou, nesta quinta-feira (17), mais dois casos de sarampo. Com as novas confirmações, o município, que vive um surto da doença, já soma sete casos este ano.

Os doentes são um bebê, do sexo feminino, de seis meses, que reside no bairro TV, e uma menina de sete anos, de um ano, moradora no bairro São José.

Após a confirmação dos casos, a Vigilância Epidemiológica fez o bloqueio da doença, com a vacinação dos moradores das imediações.

No início desta semana, o município havia confirmado dois casos da doença em duas meninas, uma de um ano e outra de dois anos de idade, moradoras no bairro TV.

Os outros três casos da doença foram detectados em uma jovem de 18 anos, que mora no Icaraí; um homem de 29 anos, morador no Parque Industrial; e um menino de 12 anos, que reside no Atlântico.

“DIA D”

Neste sábado (7), será realizado o “Dia D” de mobilização nacional contra o sarampo. Em Araçatuba, 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão funcionar das 8h às 17h.

As UBSs que estarão abertas neste sábado são as do Planalto, São José, Pedro Perri, TV, Atlântico, Umuarama, Iporã, Centro, Dona Amélia, Águas Claras e Alvorada.

SITUAÇÃO VACINAL

A Campanha é realizada de forma seletiva, para avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário vacinal vigente, e acontecerá em duas etapas, considerando os seguintes períodos e grupos- alvos de vacinação: de 7 a 25 de outubro, será realizada a vacinação de todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). O dia “D” de mobilização nacional será no sábado 19.

A segunda fase está prevista para 18 a 30 de novembro deste ano, quando será realizada a vacinação de adultos jovens não vacinados, na faixa de 20 a 29 anos de idade. O dia “D” (sábado) de novembro, de mobilização nacional, será dia 30.

“Nesta campanha, os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de controle dessa doença e devem comparecer aos serviços de vacinação nas UBS com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro”, afirma a Vigilância Epidemiológica.

QUEM DEVE TOMAR A VACINA

Crianças com seis meses a menores de um ano: devem tomar a dose zero

Crianças com 1 ano: devem tomar a 1ª dose regular;

Crianças com 1 ano e 3 meses: devem tomar a 2ª dose regular;

Pessoas de 1 a 29 anos: devem ter tomado duas doses de vacina.

Adultos de 30 a 59 anos: devem ter tomado pelo menos uma dose.

SINTOMAS

Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e mal-estar intenso. Logo depois, manchas avermelhadas começam a aparecer no rosto e progridem para os pés.
Se perceber algum dos sintomas, a pessoa deve utilizar máscara higiênica para proteção e evitar circular em locais de grande fluxo de pessoas. A vacina é a melhor forma de evitar a doença, que pode ser grave, especialmente se o paciente estiver debilitado.

O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro. Em casos de complicação da doença, pode deixar sequelas como otites, infecções respiratórias, doenças neurológicas, surdez, cegueira, retardo de crescimento e redução da capacidade mental.

 

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
Anunciante

prevenção

Sorteio de bicicletas marca o DIA D de Combate ao Aedes no sábado em Birigui

Publicado em

O Centro de Controle de Vetores e Zoonoses (CCVZ), órgão da Secretaria de Saúde de Birigui, vai realizar neste sábado, dia 23 de novembro, o “Dia D de Combate ao Aedes Aegypti”.

A ação será no CEU dar Artes, que fica na rua das Tulipas esquina com a rua das Acácias, no Cidade Jardim. As atividades começam às 8h e seguem até às 12h.

Segundo os organizadores do evento, vários brindes serão sorteados durante o DIA D, entre eles duas bicicletas. Para concorrer ao sorteio, basta levar 5 objetos que acumulam água parada e trocar por um cupom.

Os objetos são latas, frascos, plásticos, garrafas descartáveis ou caixinha de leite. Após preencher o cupom, basta colocar na urna.

Além dos sorteios das bicicletas, estão programados jogos ludo pedagógicos, pintura facial, bexiga palito, dança circular, além de teste de glicemia, aferição de pressão arterial, entre outras atividades.

O Dia D também irá contar com exposições de árvores nativas, de como realizar compostagem e de karts. Uma oficina irá ensinar a como produzir papel reciclado.

Os organizadores do evento também oferecerão massagens relaxante, Barra de Acces, corte de cabelo e designer de sobrancelhas.

Pipoca, refrigerante e algodão doce serão distribuídos gratuitamente aos presentes no CEU das Artes.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO

Araçatuba

Câmara aprova projeto de lei que obriga retirada de cabos e fios soltos em postes

Publicado em

Foto: Angelo Cardoso

A Câmara de Araçatuba aprovou, nesta segunda-feira (18), um projeto de lei que obriga a retirada de fios em desuso e desordenados existentes em postes de redes de telefonia, televisão a cabo, internet e energia elétrica.

A matéria é de autoria do vereador Carlinhos do Terceiro (SD) e está entre os nove projetos aprovados na 37ª sessão ordinária do ano. A pauta original trazia 12 itens.

Dois itens aprovados são do Executivo. Um deles concede bonificação de 5% aos contribuintes em dia com o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2020.

De autoria dos vereadores Dunga (DEM), Professor Cláudio (PMN), Denilson Pichitelli (PSL) e Tieza (PSDB), foi aprovada moção de apoio à comissão consultiva do Iamspe – Regional de Araçatuba, que apresenta propostas para de melhorias na prestação dos serviços oferecidos pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual.

O vereador Rivael Papinha (PSB) conseguiu a aprovação do projeto de lei que institui a Patrulha Maria da Penha no município. A proposição recebeu 11 votos favoráveis.

Mudanças na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno também foram aprovadas. Em segunda discussão, projeto de lei que aceito, de autoria do vereador Dr. Almir (PSDB), proíbe alterações de nomes de ruas e logradouros públicos. Já a mudança no Regimento Interno foi sugestão do vereador Gilberto Batata Mantovani (PL), prevendo a execução do Hino de Araçatuba após a leitura de um texto da Bíblia Sagrada na abertura das sessões ordinárias e extraordinárias.

Dois munícipes irão receber o Título de Cidadão Araçatubense. De autoria do vereador Lucas Zanatta (PV), projeto de decreto legislativo concede a honraria ao senhor Jamil Buchalla Filho.

Sobre o mesmo assunto, a vereadora Tieza (PSDB) propôs e o plenário aceitou a proposta que prevê a entrega do título ao juiz do Trabalho, Adhemar Prisco da Cunha Neto. A pedido dos autores, dois itens foram retirados da pauta e uma matéria adiada por três sessões.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO
error: Conteúdo protegido. LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998