Oi, o que você está procurando?

SAÚDE PÚBLICA

Araçatuba registra mais dois casos de sarampo

A Vigilância Epidemiológica de Araçatuba confirmou mais dois casos de sarampo na cidade nesta semana. Com isso, o município tem um total de cinco casos confirmados da doença, que está em surto em todo o Brasil.

Os novos casos foram confirmados em duas meninas, uma de um ano e outra de dois anos de idade, moradoras no bairro TV. Após a confirmação, a Vigilância fez o bloqueio da doença, com a vacinação dos moradores das imediações.

Os municípios paulistas, incluindo Araçatuba, estão em campanha de vacinação contra o sarampo até o dia 25 de outubro. O público-alvo são bebês a partir de seis meses de idade até crianças menores de cinco anos.

No entanto, a adesão no município ainda está baixa. A campanha teve início no dia 7 deste mês e até 11 de outubro (quinta-feira passada), 359 crianças compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atualizar a carteira de vacinação. Destas, 69 foram imunizadas contra o sarampo.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, Araçatuba tem um público de cerca de 9 mil crianças com idades entre seis meses a cinco anos.

A campanha está sendo realizada de forma seletiva, para avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário vacinal vigente. A primeira etapa vai até o dia 25 deste mês, período em que deverão ser imunizadas todas as crianças ainda não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos.

Neste sábado (19), será realizado o dia “D” de mobilização nacional, quando todas as 19 UBSs do município irão funcionar das 8h às 17h.

SEGUNDA FASE

A segunda fase da campanha está prevista para o período de 18 a 30 de novembro, quando será realizada a vacinação de adultos jovens não vacinados, na faixa de 20 a 29 anos de idade. O dia “D” (sábado) de novembro, de mobilização nacional, será dia 30.

Em Araçatuba, a cobertura vacinal de sarampo é de 94% (primeira dose) e de 87% (segunda dose).

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
43