Fique ligado!

DICAS

Dor de ouvido? Conheça dois remédios caseiros para aliviar os sintomas

Publicado

em



Para aliviar a dor de ouvido em casa, o que se pode fazer é cobrir a região com um pano aquecido, porque o calor vai causar uma vasodilatação, aliviando a dor. Além disso, remédios caseiros, com azeite, alho ou camomila, também podem ajudar a aliviar a dor.

Quando se desconfia que a causa da dor de ouvido é a presença de água dentro do pavilhão auricular, o que se pode fazer é virar o pescoço de lado, para o lado em que o ouvido dói, e dar alguns pulinhos num pé só, com a cabeça ainda pendida para o lado para a água sair e a dor de ouvido passar.

1. Solução de azeite e alho

As gotas de azeite de alho são excelentes para auxiliar no combate às infecções no ouvido, no entanto, se a pessoa suspeitar que tem uma otite externa, deve ir ao médico o mais brevemente possível, porque o remédio caseiro não vai ser suficiente para tratar a infecção.

Ingredientes

-1 cabeça de alho;
-Azeite;
-Algodão;

Modo de preparo

Picar uma cabeça de alho e colocar num recipiente com azeite suficiente para o cobrir e depois tapar e aquecer em lume brando durante cerca de uma hora. Deixar arrefecer, coar e guardar no frigorífico num frasco de vidro fechado. No momento de utilizar, basta aquecer umas gotas numa colher de metal, testar a temperatura e molhar uma bolinha de algodão no líquido e de seguida colocar na entrada do canal auditivo. Conheça todos os benefícios do alho.

2. Solução com verbasco ou camomila

O verbasco e a camomila têm propriedades anti-inflamatórias, calmantes e emolientes e por isso são uma boa opção para aliviar a dor de ouvido.

Ingredientes

-Chá de camomila ou chá de verbasco;
-Algodão.

Modo de preparo

Preparar um chá de camomila ou de verbasco e molhar um pedacinho de algodão usando um conta-gotas. Espremer para retirar o excesso e colocar o pedacinho de algodão, tapando o ouvido.

A dor de ouvido pode ser causada por uma complicação após uma gripe ou resfriado, quando a secreção se acumula no ouvido interno e, por isso, manter a limpeza do nariz com soro fisiológico também é uma estratégia muito importante, que ajuda a combater a infecção de ouvido. Tomar bastante água e chás ao longo do dia também ajuda a fluidificar as secreções, facilitando a limpeza do nariz e eliminação do catarro.

Os sintomas que evidenciam a dor de ouvido podem ser a diminuição da audição e a febre. A criança que não se sabe queixar pode ficar irritada, prostrada, com febre e chorar e gritar, sobretudo durante a noite, colocando a mão no ouvido ou encostando a cabeça.

O que não fazer

Não é recomendado colocar azeite, alho ou outro ingrediente diretamente dentro do canal auditivo, a não ser que seja recomendado pelo médico, sendo mais seguro o uso de algodão embebido nesta ou outra solução, desde que o pedaço de algodão não esteja muito molhado.

Quando ir ao médico

Se os sintomas persistirem ou se agravarem, recomenda-se uma consulta com o médico, especialmente quando se trata de um bebê ou uma criança. A febre é um sinal de alarme e, por vezes, o pediatra pode indicar o uso de antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios para controlar a dor.

O médico irá observar a aparência de dentro do ouvido com um pequeno aparelho próprio, para determinar a gravidade da situação, se o tímpano está afetado ou se sua membrana se rompeu. Além disso, essa pequena avaliação ajuda a identificar se há pus ou outras complicações envolvidas, para determinar o tratamento.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
Anunciante
Anunciante
Band FM 96.9
error: Conteúdo protegido. LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998