Connect with us

tempo seco

Em pleno inverno, Araçatuba registra 37 graus e umidade relativa do ar chega aos 19%

Publicado

em



Em pleno inverno, Araçatuba registrou, nesta segunda-feira (9), 37 graus. O forte calor e a ausência de chuvas levaram a Defesa Civil a emitir alerta a respeito da baixa umidade do ar, que está abaixo dos 20%, nível considerado crítico para a saúde humana e também para a dos animais, o que coloca o município em estado de alerta.

O ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que a umidade relativa do ar varie entre 50% e 80%. Em Araçatuba, o índice estava em 19% nesta segunda e deve chegar aos 16% nesta terça-feira (10), segundo o Climatempo.

O Instituto Nacional de Meteorologia também alerta sobre os riscos à saúde com a umidade baixa e temperaturas altas. Segundo o Instituto, a temperatura está cinco graus acima da média no município. Não há previsão de chuva para os próximos dias.

A orientação da Defesa Civil é para que a população aumente o volume de água ingerido para manter o corpo hidratado e evite fazer exercícios físicos ao ar livre. O ideal é tomar 200 ml de água a cada duas horas.

Com o ar seco, as vias aéreas trabalham mais, porque a mucosa nasal precisa emudecer o ar para que as trocas gasosas no pulmão mantenham certa quantidade de água.

Com o esforço maior das vias respiratórias, as defesas do corpo diminuem, o que faz surgirem as viroses, alergias, rinite, sinusite e inflamações por bactérias.

DICAS

Para evitar o desconforto, é recomendável o uso de toalhas úmidas ou recipientes com água nos ambientes da casa; lavar o nariz e os olhos com soro fisiológico pelo menos três vezes ao dia; usar hidratante para a pele ao acordar e ao dormir e evitar fazer exercícios físicos entre as 10h e 16h.

O uso de um umidificador de ar também ajuda a minimizar os efeitos da baixa umidade do ar.

INCÊNDIO

A Defesa Civil também lembra que a população deve evitar colocar fogo em terrenos, o que piora a qualidade do ar e, além dos riscos de incêndio, é considerado crime ambiental.


Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
Anunciante
Anunciante
Band FM 96.9
error: Conteúdo protegido. LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998