Connect with us

SAÚDE PÚBLICA

Saúde confirma primeiro caso de sarampo em Araçatuba

Na semana passada, o município havia registrado um caso importado da doença, em um rapaz de 20 anos, natural de Santos, que veio visitar familiares em Araçatuba

Publicado

em



A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, nesta terça-feira (6), o primeiro caso de sarampo em Araçatuba. Trata-se de uma mulher de 18 anos, moradora no bairro Icaraí. Na sexta-feira (2), o município teve a confirmação da doença em um rapaz de 20 anos, natural de Santos, que veio visitar familiares no município. Este caso, no entanto, é considerado importado, porque o paciente é de outra localidade.

A paciente de Araçatuba apresentou suspeita da doença no dia 13 de julho. A partir do diagnóstico suspeito, a equipe da Vigilância Epidemiológica acionou a equipe da Atenção Básica, que fez o bloqueio nas imediações do local onde a mulher mora.

O bloqueio consiste em aplicar a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, em todos os moradores das proximidades, para evitar a propagação do vírus da doença. Mesmo os moradores que estavam com a vacina em dia tiveram de tomar uma nova dose.

Somente gestantes, pacientes que fazem uso de corticoides, pessoas que possuem HIV e crianças menores de seis meses não tomaram a vacina durante o bloqueio.

Agora, com a confirmação da doença pelo Instituto Adolfo Lutz, a Saúde da Família irá expandir as ações nos locais por onde a mulher passou ou esteve por mais tempo como, por exemplo, estabelecimentos comerciais.

IMPORTADO

Um rapaz de 20 anos, morador em Santos, mas que veio para Araçatuba em julho visitar familiares, teve a confirmação do diagnóstico de sarampo. Na sexta-feira (2), foi realizado um bloqueio no Jardim Concórdia e parte do Hilda Mandarino, região próxima a residência dos parentes do paciente.

SURTO

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que estava erradicada no País, mas, desde o ano passado, casos voltaram a aparecer em algumas regiões. Inicialmente, o surto aconteceu nos estados de Amazonas e Roraima. Agora, foi a vez de São Paulo, que já registrou mais de 600 casos.

QUEM DEVE TOMAR A VACINA?

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Araçatuba tem vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde. Quem não tem certeza se já tomou a vacina, ou não tem a carteirinha vacinal, deve procurar uma unidade de Saúde.

Crianças com 1 ano: devem tomar a 1ª dose regular;
Crianças com 1 ano e 3 meses: devem tomar a 2ª dose regular;
Pessoas de 1 a 29 anos: devem ter tomado duas doses de vacina.
Adultos de 30 a 59 anos: devem ter tomado pelo menos uma dose.

SINTOMAS

Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e mal-estar intenso. Logo depois, manchas avermelhadas começam a aparecer no rosto e progridem para os pés.
Se perceber algum dos sintomas, a pessoa deve utilizar máscara higiênica para proteção e evitar circular em locais de grande fluxo de pessoas. A vacina é a melhor forma de evitar a doença, que pode ser grave, especialmente se o paciente estiver debilitado.

O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro. Em casos de complicação da doença, pode deixar sequelas como otites, infecções respiratórias, doenças neurológicas, surdez, cegueira, retardo de crescimento e redução da capacidade mental.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
Anunciante
Anunciante
Band FM 96.9
error: Conteúdo protegido. LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998