CONECTE CONOSCO

Pesquisa

Essencial para o corpo, vitamina C também é um combustível do câncer

Pesquisa mostra que cerca de 20 cânceres estudados suprem sua necessidade de grande quantidade de nutrientes através da reciclagem da vitamina C

Publicado em

Pixabay


Sabe-se que a ingestão de vitamina C é fundamental na dieta porque, entre outras coisas, protege contra o dano oxidativo causado pelos radicais livres. Mas uma equipe de pesquisadores chilenos acaba de demonstrar que serve também como combustível para as células tumorais de diferentes tipos de câncer.

Docentes da Universidade de Concepción, liderados pela doutora Coralia Rivas, acabam de publicar os resultados de cerca de 20 anos de pesquisa na revista Free Radical Biology and Medicine.

A conclusão é que os cerca de 20 cânceres estudados satisfazem suas necessidades de grandes quantidades de nutrientes através da reciclagem da vitamina C. “Se olharmos a partir de um contexto das células, as cancerígenas não sabem que são ruins; sabem de que necessitam para sobreviver”, diz Rivas à AFP por telefone.

Até agora, haviam-se estabelecido duas formas de vitamina C no organismo: a oxidada (ácido desidroascórbico ou DHA), que se encontra em altas concentrações em ambientes pró-oxidantes ao redor de tumores e a reduzida (AA, ácido ascórbico), que possui a benéfica função antioxidante.

O mecanismo descoberto consiste em que as células tumorais adquirem esse DHA, que se encontra em grandes quantidades ao seu redor, o transportam para seu interior e o convertem em vitamina C reduzida, a molécula que lhes permite continuar vivendo, diz a pesquisadora.

As células tumorais de mama, próstata e leucemia “eram capazes de acumular intracelularmente muito mais vitamina C que as células normais”, revela Rivas, que em 1993 publicou um trabalho sobre esse tema na revista Nature.

Para a pesquisadora, essa descoberta é de “suma importância porque significa que a vitamina C está fortalecendo as células tumorais e as deixa mais resistentes aos tratamentos”.

“A célula tumoral consome altas quantidades de antioxidante que, nesse caso, é a vitamina C, que é usada para inibir esse ambiente oxidativo”, diz a pesquisadora.

Estudos já apontavam que a vitamina C inibe, de certo modo, os tratamentos de quimioterapia e radioterapia, diz a pesquisadora, que indica que o passo seguinte é “poder inibir a captação desse transportador de vitamina C que está localizado na mitocôndria”, organela onde é gerada a energia de que as células necessitam para sobreviver, duplicar-se e realizar todas as suas funções.

Segundo essa investigação, a chave da sobrevivência de diferentes tipos de câncer não só estaria na capacidade aumentada dos tumores de adquirir a forma oxidada da vitamina C, mas também em outro elemento-chave: a presença de um transportador de vitamina C mitocondrial denominado SVCT2, que seria o “veículo” que permitiria à mitocôndria do tumor trasladar a vitamina ao seu interior e, dessa forma, evitar sua própria morte.

A pesquisadora alerta, porém, que não se deve “parar de tomar vitamina C sob nenhuma circunstância”, já que ela previne doenças e é essencial para o corpo.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
Anunciante

televisão

Record é punida após divulgar dados sigilosos da Globo

As afiliadas da RecordTV decidiram debochar do 'Se Joga' da Globo

Publicado em

Nas últimas semanas a Globo decidiu investir pesado para barrar o crescimento da RecordTV que vem liderando a audiência da faixa vespertina com o ‘Hora da Venenosa’.

A emissora carioca lançou o ‘Se Joga’ para enfrentar a concorrente, acabou patinando no Ibope e foi ironizada pelo canal dos bispos.

Segundo informações do ‘Notícias da TV’, a RecordTV decidiu produzir algumas peças publicitárias debochando da atração da Globo e as afiliadas de Campinas e Brasília comemoram a vitória contra a concorrente.

O problema é que ao descobrir o que estava sendo produzido pela RecordTV, a emissora carioca entrou em contato com o Kantar Ibope Mídia e exigiu uma punição pela divulgação dos dados sigilosos.

De acordo com as regras do Ibope, as emissoras são proibidas de usar os dados enviados diariamente em peças publicitárias. Acatando o pedido, o instituto pediu que o material fosse retirado de todas as plataformas.

O contrato com o Ibope é muito rígido e o descumprimento de qualquer cláusula – como feito pela RecordTV – é passível de multa.

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO

E.U.A

MC Gui nega bullying contra criança na Disney: “Brincadeira”

"Não sou um cara de má índole, tenho família, berço e respeito. Não tive intenção de julgar ninguém", disse

Publicado em

MC Gui quebrou o silêncio e gravou um comunicado oficial ao ser acusado de praticar bullying contra uma criança na Disney, nos Estados Unidos, na noite desta segunda-feira (21). Segundo o funkeiro, ele e seus amigos estavam se divertindo com a semelhança entre a menina filmada e a personagem de animação de “Monstros S.A” Boo.

“Eu realmente já fui zoado por alguns amigos e, mano, estão dizendo que eu estava fazendo bullying com a criança, e eu fiquei impressionado. Porque aqui nos Estados Unidos, eu vejo pessoas que são iguais aos personagens que estão nos filmes”, iniciou ele.

Funkeiro rebate críticas: “Internet está muito chata”

Nas imagens postadas em seu stories, mas já deletadas, MC Gui aparece rindo com seus amigos e filmando o tempo todo a pequena. O cantor rebateu as críticas e disse que a “internet está muito chata”.

“E no trem eu postei a menina que estava [parecida] com a personagem da Boo [da animação Monstros S.A], certo? E achei impressionante porque estava muito parecida. Eu dei risada, porque nunca tinha visto aquilo. E a internet está muito chata, eu não fiz bullying com a menina”, acrescentou o artista, criticado assim como Meghan Markle ao ser vítima de fake news.

“Ela até viu que eu estava filmando”, relata cantor

O cantor revelou ainda que ele e a namorada chegaram a conversar com a mãe da menina após suposta brincadeira. “Ela até viu que eu estava filmando, a mãe dela que estava do lado veio falar com a gente. Eu não falo inglês, mas minha namorada fala e a gente acabou que meio fez uma brincadeira. Estou na Disney, estou de férias. Não preciso ficar me explicando, mas essa é a internet que a gente está usando hoje”, finalizou ele.

Gui lamenta repercussão negativa: “Estou triste”

Às lágrimas, o cantor usou seus Stories para pedir mais respeito e fim das críticas feitas por outros famosos nas redes sociais. “Eu postei realmente o que aconteceu. Não sou um cara de má índole, tenho família, berço e respeito. Não tive intenção de julgar ninguém. Artistas e influenciadores poderiam me chamar, dar conselhos, me ajudar, sou ser humano… Posso ter errado, mas me ajuda. Não acho legal distribuir ódio na internet. Não é legal pra quem está recebendo e nem pra pessoa que tá fazendo ou assistindo. Não é legal! Estou triste, num momento ruim, só peço respeito e obrigado. Me redimo se errei de alguma forma, mas só Deus sabe do meu interior”, disse.

Após a repercussão do vídeo, famosos como a funkeira Jojo Todynho postou uma sequência de vídeos em seu stories no qual aparece revoltada com a atitude o cantor.

“MC Gui, não trava comentário, não, sustenta sua gracinha! Eu só vim fazer esse stories aqui porque você bloqueou os comentários, então vim aqui e te marquei. Aprenda a ter respeito pelas pessoas. Eu dava um tapa dentro da tua cara. Ridículo!”, disse.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO
error: Conteúdo protegido. LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998
82