CONECTE CONOSCO

INFLAÇÃO DE ALIMENTOS

Clima ameno e redução no consumo derrubam preços de verduras e frutas

Publicado em

Tomate de mesa está entre os itens com preços em queda no mês de maio; produto ficou 21,07% mais barato em relação a abril


Com as temperaturas em queda e a consequente redução no consumo de verduras e frutas, Araçatuba registra a primeira queda nos preços dos alimentos no ano. Em maio, os produtos in natura ficaram 3,55% mais baratos em comparação com o mês anterior, enquanto os processados apresentaram ligeiro recuo nos valores, de 0,28%.

Levando em conta os dois grupos de alimentos, o índice geral de preços apontou retração de 1,10% em maio em relação a abril, conforme levantamento realizado pela empresa Educonsultoria, que iniciou a série de pesquisas em janeiro deste ano, com o objetivo de medir a inflação dos alimentos na cidade.

A empresa pesquisou os preços de uma cesta com 70 produtos in natura e 58 processados, nos dois últimos finais de semana de maio, em dois dos principais supermercados varejistas de Araçatuba.

Os itens com queda mais significativa são o tomate de mesa (-21,07%); mamões (-12,22%); mangas (-11,63%); tangerina (-11,39%); batata (-9,68%) e couve (-9,06%). Também apresentaram baixas a cebola (-4,62%); banana nanica (-4,25%) e a laranja pera (-2,61%).

MENOS PRAGAS

A explicação para o recuo dos preços dos produtos in natura, segundo o economista e produtor rural Aderbal Neves Silva, é o clima ameno do outono. “A estação mais fria é propícia para as folhas e frutos, porque a incidência de pragas diminui”, explicou.

Ele esclarece que muitos produtos têm origem europeia, portanto, são mais aclimatados para o clima fresco, refletindo no aumento da produtividade.

De outro lado, o economista lembra que as pessoas consomem menos verduras e frutas no inverno, o que aumenta a oferta, diminui a demanda e reflete na queda dos preços.

Neves destaca, no entanto, que não há margens para novas quedas e a tendência é a estabilidade de preços dos gêneros in natura. “O produtor já trabalha com a margem pequena e novas quedas vão estrangular a atividade”, ponderou.

PROCESSADOS

Entre os produtos processados, apresentaram queda nos preços o feijão (-12,45%); ovos (-6,47%); pão francês (-3,86%) e o café (-2,32%).

Já entre os que tiveram alta estão o fígado bovino (7,57%); peito de frango (6,24%) e o leite pasteurizado de saquinho (5,21%). Na lista dos produtos in natura que ficaram mais caros em maio estão a melancia (1,35%) e o alho (5%).

QUADRIMESTRE

No acumulado do primeiro quadrimestre do ano, o índice de preços dos alimentos em Araçatuba aponta alta de 5,06%. Os legumes, verduras e frutas apresentaram aumento de 2,65%, enquanto os processados subiram 5,8%.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. Esta opção de comentário NÃO publica automaticamente nada em seu Facebook, fique tranquilo!
Fonte:
Anunciante

REGIÃO

Homem fica ferido após ultraleve cair em zona rural de Cedral

Vítima disse aos bombeiros que perdeu o controle depois de bater na fiação de energia.

Publicado em

Um homem teve ferimentos leves depois de um ultraleve cair neste domingo (16) na zona rural de Cedral (SP).

Segundo o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, o homem que pilotava o ultraleve disse que perdeu o controle depois de bater na fiação de energia.

Ele foi socorrido pelo Samu com ferimentos no braço e foi encaminhado para o pronto-socorro da cidade e já foi liberado.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. Esta opção de comentário NÃO publica automaticamente nada em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO

Dia 22

Arraiá da Solidariedade terá shows sertanejos e “trânsito seguro” em Araçatuba

Publicado em

 O Arraiá da Solidariedade 2019 acontece neste sábado (22), na Praça Rui Barbosa, com início previsto para as 19h.

Neste ano, o Arraiá da Solidariedade vai ter como atrações artísticas dois shows, com Cristiano Aguiar e com o grupo Maçambará, além de três apresentações de  danças folclóricas típicas.

Haverá barracas de 29 entidades, entre elas o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Araçatuba, realizador do evento, entidades ligadas à Secretaria Municipal de Assistência Social e particulares, todas de natureza beneficente e que terão as rendas revertida para seus próprios benefícios.

A primeira-dama do município e presidente do Conselho deliberativo do FSS, Deomerce Damasceno,destacou que, neste ano, as barracas serão custeadas pela prefeitura, tanto a locação como a padronização visual das mesmas.

Também como novidade, foi anunciada na reunião que as barracas não mais ficarão na calçada, mas ocuparão parte da rua no entorno da praça, junto ao meio-fio.

“Melhoramos assim o espaço na praça para circulação dos visitantes e a Mobilidade Urbana providenciará a organização especial do trânsito no entorno, garantindo o fluxo dos veículos e a segurança desta noite festiva”, adiantou.

Ainda segundo o FSS, todos os acessos ao entorno da praça serão interditados já na sexta-feira (21), às 7h da manhã, para a montagem das barracas e preparação da praça para a festa no sábado.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. Esta opção de comentário NÃO publica automaticamente nada em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO

investimento

Presidente da ABQM visita obras do recinto de Araçatuba

Publicado em

Representes da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha e autoridades locais visitaram as obras do complexo esportivo equestre nesta segunda-feira

O Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran) promoveu nesta segunda-feira (17) uma visita de autoridades e de representantes da diretoria executiva da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) às obras do complexo esportivo equestre, que está sendo construído no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP).

Além do presidente da associação, Edilson de Siqueira Varejão Júnior (Cicinho), estiveram presentes o vice-presidente, Emerson Vinicius Oliveira Dias, o superintendente geral, Sérgio Ricardo, a superintendente técnica, Juliana Magalhães, o diretor de Esportes, Henrique Campana, a gerente de Marketing, Selly Sayed, e também autoridades, como o vereador Gilberto Batata Mantovani e o secretário municipal de Governo, Manoel Afonso.

“Araçatuba ainda não tem o maior parque equestre do Brasil porque as obras ainda não foram concluídas. Mas, só de ver tudo o que está sendo feito aqui, não temos dúvida da escolha que fizemos, e tudo o que ele vai abrigar. Trazer os eventos da ABQM para cá foi a realização de um sonho, de um grande projeto”, afirmou o presidente da ABQM. Ainda, segundo Cicinho, a cidade e toda a região vão ganhar mais visibilidade e investimentos.

O contrato da parceria entre o Siran e a ABQM tem prazo de duração de dez anos. Neste período, o sindicato pretende investir entre R$ 25 milhões e R$ 30 milhões em benfeitorias no recinto, incluindo a construção das três pistas de provas, com 6 mil m2 cada uma (pista 1 – provas de velocidade; pista 2 – provas de laço; pista 3 – rédeas, ranch sorting, team penning, apartação), e de outras três pistas de aquecimento (que também estão em construção), com 3,2 m2, sem cobertura.

A previsão é de que as arenas estejam concluídas no início de julho. A expectativa do Siran e da ABQM é que a competição de julho, que vai contar com 19 modalidades, reúna cerca de 7 mil inscrições, e aproximadamente 2 mil animais.

Em relação ao público, são esperadas 10 mil pessoas por dia de evento. Cálculo da ABQM indica que serão necessários 3 mil leitos da rede hoteleira para acomodar os frequentadores de cada evento. Ainda segundo a associação, o projeto de Araçatuba é o maior da América Latina relacionado a provas equestres.

50 ANOS

O presidente do Siran, Fábio Brancato, ressaltou a importância dos eventos para atrair ainda mais investimentos para a cidade. “Agora que firmamos essa boa e longa parceria com a ABQM, novas associações já vieram nos procurar, ou seja, já ganhamos mais visibilidade, mesmo com as obras em andamento. Araçatuba volta a despontar no cenário nacional como uma terra fértil para o setor do agronegócio”, disse.

Em agosto deste ano, a ABQM comemora 50 anos de fundação, e pretende celebrar a data justamente no primeiro evento a ser realizado em Araçatuba, em julho. Além desta competição, a entidade realizará em outubro o Potro do Futuro e a Copa dos Campeões e Derby, e, em abril do ano que vem, o Congresso do Cavalo Quarto de Milha.

“É uma realização para nós comemorarmos uma data tão importante, que são os 50 anos da nossa Associação, em um novo espaço, uma nova cidade. Projetadas com ampla modernidade, as pistas de Araçatuba serão referência no país e no mundo, e isso só irá agregar benefícios para a ABQM e a cidade”, completou Cicinho.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. Esta opção de comentário NÃO publica automaticamente nada em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO
83