Um terremoto com magnitude de 7,5 graus foi detectado às 4h41 deste domingo (26/05/2019), no Alto Amazonas do Peru. O tremor durou pouco mais de dois minutos – 127 segundos – e assustou a população, mas não causou maiores prejuízos, segundo informes da Defesa Civil do país.
No Twitter, vários internautas brasileiros postaram vídeos mostrando efeitos do tremor em localidades como Manaus e Acre.
Terremoto em Manaus agora…. pic.twitter.com/NfloyTMSRD
— Anderson Dantas (@Aderdantas) 26 de maio de 2019
Terremoto de magnitude 8,0 no Peru é sentido em Manaus, acordei sentindo a cama tremer, na cozinha os pendentes estavam balançando, o tremor durou 3 minutos. pic.twitter.com/6be3501dFw
— Leomax Paulino de Azevedo (@AzevedoLeomax) 26 de maio de 2019
O epicentro do tremor foi registrado a cerca de 70 km a sudeste do distrito de Lagunas, na região de Loreto, a uma profundidade de 141 km, apontou o Instituto Geofísico do Peru (IGP).
Geralmente, quanto maior a profundidade do sismo, menor é o impacto ou dano causado na superfície.
Inicialmente, a magnitude do abalo registrou 7,2 graus, mas depois o dado passou por revisão do IGP. A informação foi divulgada por um tuíte.
Diversas regiões do norte e centro do país sentiram o tremor, inclusive na capital, Lima, situada a 923 km do lugar, onde a população teve que sair de suas casas.
De acordo com as primeiras informações da televisão local, não foram registradas vítimas, apenas alguns danos materiais na cidade de Yurimaguas, perto do ponto central do tremor.
O abalo também foi sentido na Colômbia, com magnitude de 8,3 graus, indica o Serviço Geológico colombiano. Por hora, não há informações de vítimas ou danos.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou em seus sismógrafos uma magnitude de 8 graus.