Oi, o que você está procurando?

Saúde

Vacinação é medida essencial para prevenção de doenças

A vacina é importante e eficiente meio para prevenir diversas doenças. Ela é feita por agentes patógenos (vírus ou bactérias) previamente atenuados ou mortos. A função é estimular uma resposta do organismo, que passa a produzir anticorpos sem ter contraído a doença.

Por conta disso, engana-se quem pensa que apenas as crianças devem ser vacinadas. Algumas doenças devem e podem ser prevenidas mesmo depois de adultos. Ao se vacinar, você está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença.

De acordo com a Infectologista Amanda Nazareth Lara a vacina é a melhor forma de se prevenir de várias doenças infecciosas. “Não são todas as doenças, mas para as que existem é importante ter essa atualização vacinal”, explica.

Proteção ampla

Podem ser evitadas doenças como caxumba, coqueluche, diarréia por rotavírus, difteria, febre amarela, hepatite A e B, HPV, infecções pneumocócicas, gripe (influenza), meningite, paralisia infantil, rubéola, sarampo, tétano, varicela e algumas formas graves de tuberculose.

Crianças e adolescentes, por exemplo, devem tomar a vacina contra o HPV. Adultos também podem se vacinar para prevenir a hepatite B. E para os idosos, a partir dos 60 anos, é indicado a vacina contra gripe, provocada pelo vírus influenza. A campanha de vacinação contra gripe, aliás, está em andamento em todo o Estado. Até dia 31 de maio, crianças, idosos e gestantes podem se proteger.

De acordo com o médico Esper Kallas, com a vacina é possível combater doenças transmissíveis desde a infância até a idade adulta, incluindo os idosos. “Minha dica é não perder as recomendações e calendários de vacinação para todas as idades”, afirma.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
36