CONECTE CONOSCO

Segurança

Risco de sofrer crime violento cai em 57% em municípios de São Paulo

Publicado em



O risco de sofrer um crime violento caiu em 79 dos 139 municípios paulistas com mais de 50 mil habitantes que compõem o Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV), desenvolvido pelo Instituto Sou da Paz. A queda em 2018 alcançou 57% da mostra de municípios analisados. O índice é calculado a partir da média ponderada de três subíndices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga). O IECV no estado caiu de 19,5 para 18,7.

“Vemos uma queda grande no estado de São Paulo puxada muito pela redução dos homicídios, mas não podemos esquecer que a sensação de insegurança ou a violência sofrida pela população não é só dos homicídios. Por isso o indicador é composto por outros dados: o índice de crimes sexuais e crimes contra o patrimônio”, explicou Ivan Marques, diretor executivo do instituto. Ele chama atenção para os crimes de estupro, cujo índice avança desde 2015, passando de 28, em 2015; para 28,9, em 2016; no ano passado 31,7; e, nesta edição, 34,1.

Marques diz que houve queda nos crimes contra o patrimônio, mas destaca que os índices ainda não são satisfatórios. “Os roubos, de modo geral, também caíram, principalmente os roubos de carga, que foi uma preocupação grande no estado de São Paulo nos últimos dois anos, mas, ainda assim, a questão dos estupros e dos roubos não estão em patamares adequados ou patamares satisfatórios para a população se sentir segura em todos esses municípios”, disse.

Ranking

O Instituto Sou da Paz apresenta um ranking com os dez municípios mais expostos a crimes violentos em 2018. Itanhanhém lidera a lista, tendo alcançado uma média de 48,8, seguido por Lorena (46,3), Guaratinguetá (40,7), Mongagá (39,4), Caraguatatuba (38,5), Ibiúna (37,7), Ubatuba (34,5), Arujá (32) e Cruzeiro (31,9). Seis delas fazem parte do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter) de São José dos Campos.

Por outro lado, as cidades menos expostas são: Vinhedo (5,9), São José do Rio Pardo (6), São Caetano do Sul (6,6), Franca (8,6), Olímpia (8,8), Santa Bárbara d’Oeste (9), Taquaritinga (9,3), São João da Boa Vista (9,6) e Americana (9,7). Marques disse que essas cidades guardam características comuns, como ter situações socioeconômicas homogêneas. “São territórios mais pacificados em que a ocorrência de um crime é raro”.

Ibitinga é um município que chama atenção neste levantamento por ter apresentado bons resultados na última edição e agora apresentar a maior variação positiva (83,1%), passando de 11,8 para 21,6.

“Denota uma característica bastante presente das políticas públicas de segurança de um modo geral. As políticas têm efeito no médio e longo prazo na maior parte das vezes. (…) Essas oscilações no ranking demonstram descontinuidade de políticas ou desinvestimento, quebra abrupta de uma política que vinha dando certo”, avaliou.

O indicador também calcula o risco de sofrer um crime violento em 86 distritos policiais da capital paulista. O IECV caiu em 60 deles.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
Fonte: Agência Brasil
Anunciante

Urgente

Incêndio atinge casa e mata idosa de 85 anos em Araçatuba

Animais de estimação da vítima também morreram no incêndio

Publicado em

Incêndio atingiu casa na Rua João Evangelista da Costa (Fotos: Regional Press)

Uma idosa de 85 anos, identificada como Edna Garcia, morreu carbonizada durante um incêndio que atingiu uma casa na Rua João Evangelista da Costa, bairro Vila Industrial, em Araçatuba, na noite desta segunda-feira (15).

Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local e, até por volta da 0h50, ainda trabalhavam no rescaldo do incêndio, que só foi extinto no início da madrugada de hoje. A Polícia Militar mantém a área isolada.

Segundo informações obtidas no local, o fogo consumiu toda a casa. O óbito da vítima foi confirmado no final da noite por bombeiros que encontraram o corpo no quarto da residência.

Ela morava sozinha. Gatos e cães de estimação da idosa também teriam morrido com o fogo.

Conforme os bombeiros, o incêndio, de origem ainda desconhecida, foi considerado de grande proporção.

Vizinhos relataram barulho de explosão no local. Um deles chegou a ser socorrido após se ferir ao tentar entrar na casa da idosa para resgatá-la.

Ele teve queimadura em uma mão e ferimento nas costelas. Após ser atendido, o vizinho da vítima seria liberado do pronto-socorro ainda nesta madrugada.

O imóvel seria periciado pelo IC (Instituto de Criminalística) de Araçatuba. O laudo deve apontar a causa do incêndio.

*Matéria atualizada (01h08 de 16/07)

Leia Mais:

VÍDEO: Vizinho tentou salvar idosa que morreu durante incêndio em Araçatuba

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO

tragédia

Morre blogueira que casou sozinha após término de relacionamento

Publicado em

A blogueira Alinne Araújo morreu na tarde desta segunda-feira (15). Ela ficou conhecida após compartilhar a informação de que o noivo terminou o relacionamento um dia antes do casamento.

Mesmo sem o futuro marido, a estudante de psicologia resolveu prosseguir com a celebração e se casar sozinha. A jovem, que morava no Rio de Janeiro, teria se suicidado ao pular do nono andar de um prédio. As informações foram confirmadas por parentes, conforme o site Metrópoles.

“Ela estava em casa com a mãe e com a empregada. A empregada até tentou puxar ela de volta pra salvá-la, mas não conseguiu”, contou a tia da jovem, Saionara Araújo, em entrevista ao jornal O Dia.

Policiais do 31º BPM do Recreio dos Bandeirantes foram acionados para o local, assim como a perícia.

Deixada no altar

A cerimônia de casamento estava marcada para acontecer neste domingo (14/07), mas Alinne foi informada pelo noivo que o relacionamento havia terminado no sábado.

“Vocês sabem a dor de confiar em alguém cegamente e achar que encontrou o companheiro da vida e, um dia antes da celebração do amor de vocês, a pessoa some. Manda uma mensagem pelo WhatsApp e termina todos os sonhos de vocês. Fui pega de surpresa, quis morrer. Ele sempre soube da minha condição e não se importou em como eu estaria. Eu recebi a notícia [quando] estava dirigindo, tive uma crise no volante. Poderia ficar aqui chorando, mas tem uma festa linda me esperando, então hoje caso comigo mesmo em nome da minha vida nova. Me desejem sorte. Amo vocês”, escreveu em um post.

“Meu noivo simplesmente sumiu. E ele não vai aparecer na minha festa, que já está paga. Então eu vou casar comigo mesma”, confirmou, em vídeo. Ela usava as redes sociais para falar sobre como enfrentava a depressão e ansiedade.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO

tráfico de drogas

Força Tática apreende mais de 90 pinos de cocaína em duas ações em Araçatuba

Publicado em

Dinheiro e os 64 pinos de cocaína apreendidos pela Força Tática da PM no bairro Água Branca, em Araçatuba

Em duas ações distintas, policiais militares da Força Tática apreenderam mais de 90 pinos de cocaína que estavam sendo vendidos em ruas dos bairros Águas Claras e Água Branca, em Araçatuba.

No domingo (14), durante patrulhamento pelo bairro Água Branca, os PMs do tático surpreenderam um rapaz saindo de uma mata.

S.G.O. foi abordado com 64 pinos de cocaína e R$ 120 em dinheiro. De acordo com a polícia, o indiciado admitiu que o dinheiro era proveniente da venda de droga.

A outra ação ocorreu, nesta segunda-feira (15), no bairro Águas Claras. B.H.N. foi flagrado com 29 pinos de cocaína e R$ 30 em dinheiro (foto abaixo).

Durante patrulhamento pela Rua Padre Ângelo Rudelo, os policiais notaram que o suspeito tentou correr com a aproximação da viatura da Força Tática.

Os PMs abordaram o acusado com a droga. Ele confessou o tráfico e foi levado para o plantão policial de Araçatuba, onde foi autuado em flagrante.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO
88