Oi, o que você está procurando?

EDUCAÇÃO

Biblioteca de Araçatuba recebe a visita de escoteiros

A Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, de Araçatuba (SP), abriu as portas neste sábado (25), excepcionalmente (o funcionamento normal é de segunda a sexta-feira), para cerca de 20 crianças da Alcateia Samurai, grupo local de escoteiros.

Os chefes e “lobinhos” (nome que se dá às crianças escoteiras com idades entre 6,5 e 10 anos) foram recepcionados pela bibliotecária-chefe Renata Ribeiro de Lima, que explicou como o local funciona, a aquisição de obras, os empréstimos, a manutenção do acervo, as parcerias etc.

Os escoteiros passaram duas horas na biblioteca, onde, além da palestra inicial da responsável pelo equipamento público, brincaram no Espaço Infantil, tiveram contato com o projeto Faces Históricas (explicado pelo coordenador Amauri Zanforlim).

Na área externa, conheceram a reprodução da estátua de Vitória de Samotrácia, feita pelo escultor Luciano Rossi. De acordo com a akelá (nome dado ao escotista que é chefe de seção do ramo lobinho) Eliane Inada, a ida à biblioteca faz parte das atividades externas planejadas do grupo.

“Frequentemente, levamos as nossas crianças para conhecer equipamentos públicos, como museus, prefeitura e câmara municipal. É uma forma de elas terem contato direto com a história, a política, o conhecimento”, diz Eliana.

CAMPANHA

Mantida pela prefeitura, a Biblioteca Rubens do Amaral está realizando uma campanha de arrecadação de livros para reforçar seu acervo e também para o abastecimento dos pontos de leitura e instituições da cidade. São aceitas doações de todos os tipos de livros, desde infantis, romances, autoajuda, religiosos, didáticos e enciclopédias.

Segundo Renata Lima, é feita uma triagem para definir o que serve para o acervo, o que pode ser doado a outras instituições e o que é disponibilizado nos pontos de leitura.

A biblioteca municipal tem 12 pontos de leitura que são reabastecidos semanalmente. São eles: Praça João Pessoa, Praça Seisaburo Ikeda, no bairro Guanabara, Rodoviária, Terminal Urbano Rodoviário, Shopping Praça Nova, Atende Fácil, Asilo São Vicente, Núcleo de Gestão Assistencial (NGA), Santa Casa de Misericórdia, Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia, Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS).

As instituições, escolas e até mesmo bibliotecas comunitárias em bairros que tiverem interesse e a necessidade de receber livros devem entrar em contato com a biblioteca por meio do telefone (18) 3622-5559, ou pelo e-mail [email protected]. Quem quiser doar livros pode entrar em contato pelos mesmos canais ou levar o exemplar à biblioteca.

A ALCATEIA E O ESCOTISMO

Criada em 2018, a Seção Autônoma Alcateia Samurai se reúne aos sábados, das 9h às 11h, na ACEA (Associação Cultural e Esportiva de Araçatuba), na rua Fagundes Varela, 683, no Jardim do Prado. Interessados podem comparecer à entidade no dia e horário das atividades ou entrar em contato pelo telefone (18) 99743-7749.

Fundado em 1907 pelo general inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, o escotismo é um movimento educacional e apartidário que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem o seu próprio desenvolvimento, e a se envolverem com a comunidade, formando líderes.

A União dos Escoteiros do Brasil foi fundada em 1924, e é uma sociedade civil de direito privado e sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, reconhecida de utilidade pública, que congrega os grupos de escoteiros no Brasil.

Para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
32