Oi, o que você está procurando?

MÚSICA

“Batucando Araçatuba” reúne 200 músicos tocando juntos em uma grande orquestra de rock and roll

A sétima edição do Batucando Araçatuba: Orquestra do Rock irá reunir cerca de 200 músicos tocando juntos, neste sábado, às 18h, na Praça Rui Barbosa. O número é o dobro dos participantes no ano passado, quando cem músicos executaram seus instrumentos ao mesmo tempo.

Este ano, a expectativa é de ter dez músicos no vocal; 15 no contrabaixo; 50 na guitarra; 90 na bateria e 30 no cajón, conforme o idealizador e organizador do evento, músico Daniel Freitas.

O repertório foi escolhido por votação. Serão interpretadas 14 músicas conhecidas do grande público, dos gêneros pop e rock and roll, em uma hora e meia de apresentação.

Dentre elas, “Na Moral”, de J. Quest; “Te levar daqui”, de Charlie Brown Júnior; “Radio Gaga (Queen); “Vou deixar” (Skank); “Beat It” (Michael Jackson) e “Breaking all the rules” (Peter Frampton).

Os músicos que desejarem tocar no evento devem chegar com duas horas de antecedência do início do show para montar os instrumentos e “sentir o som”, segundo Freitas.

Para participar do evento, é preciso entrar em contato com o organizador (997720792). A orientação é que se conheça o repertório para que a execução das músicas não seja prejudicada.

CELEBRAÇÃO DOS TAMBORES

A primeira edição do Batucando Araçatuba foi em 2013. Até 2017, o evento foi um grande encontro de bateristas e cajoneiros, que eram acompanhados de uma banda de apoio no palco.

No ano passado, o formato mudou, abrindo espaço também para guitarristas, baixistas e cantores, formando uma grande orquestra de rock. O evento é considerado pioneiro no Brasil.

“Aqui são comuns os encontros de baterias”, diz Freitas, destacando que a inspiração para formar uma grande orquestra de rock and roll veio da Europa.

FORMAÇÃO

Além de proporcionar uma grande celebração entre os músicos, o Batucando Araçatuba também é voltado para a formação, com a realização de workshops e cursos. Este ano, as atividades foram realizadas em Birigui, Buritama, Penápolis e Guararapes.

Em Araçatuba, o baterista Cuca Teixeira (que toca com Fábio Jr. e Maria Rita, entre outros artistas) realizou workshop no Teatro Alcides Jorge para dezenas de participantes. Nesta sexta-feira, Cuca dará um show em O Quintal Cultural, a partir das 21h, com os músicos Marcelo Santiago e Fernando Barbosa.

GUITARRA

Neste sábado (25), pela manhã, o guitarrista Mauro Hector, que acompanhou o cantor Guilherme Arantes e tem participação em discos de vários artistas, ministrará aulas individuais na escola de música DTune, em Araçatuba. À tarde, ele estará no Batucando Araçatuba, na Rui Barbosa.

No domingo (26), haverá um workshop com Mauro Hector, a partir das 16h, com participação gratuita, em O Quintal Cultural. Não é preciso se inscrever. No mesmo dia e local, às 21h, o músico se apresenta com a Banda Fast Fusion (formada pelos araçatubenses Daniel e Cristian Freitas e Henrique Pereira), para interpretar standards do jazz.

O Batucando Araçatuba: Orquestra de Rock tem o apoio da Poiesis Oficinas Culturais, Escola de Música DTune e Prefeitura de Araçatuba.

SERVIÇO

Batucando Araçatuba: Orquestra do Rock

Neste sábado (25), das 18h às 19h30, na Praça Rui Barbosa, em Araçatuba (SP)

Gratuito

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
41