No dia 12 de março, técnicos do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) e da ANP (Agência Nacional do Petróleo) fizeram vistorias em vários postos de combustíveis de Araçatuba e do Estado de São Paulo.
Em um dos 32 bicos das bombas de abastecimento do Posto Manhattan foi constatado problema mecânico, que liberava uma quantidade de combustível 1% inferior ao volume aferido. Essa diferença variava entre 140 ml e 200 ml para cada 20 litros de combustível.
Porém, a informação foi divulgada de maneira equivocada pela imprensa, que deixou de especificar de que forma foi feita essa aferição, dando a entender que a variação seria para cada litro de combustível. Tal erro de divulgação acabou por prejudicar a credibilidade do posto junto a seus clientes.
O Manhattan esclarece que o problema mecânico foi constatado única e exclusivamente em um bico, que passou por reparo imediato e voltou ao funcionamento normal, liberando a quantidade correta de combustível, sem prejuízo aos consumidores.
Para garantir a qualidade do combustível oferecido, o posto realiza, por conta própria, a medição semanal da vazão do fluxo de combustível dos 32 bicos de abastecimento de suas bombas. Além disso, tem contrato de manutenção preventiva, junto à empresa Arbtek, credenciada pelo Ipem.
Essas manutenções são executadas semestralmente, incluindo ainda no contrato de prestação de serviços, o atendimento de chamado a qualquer momento do dia, caso ocorra alguma anormalidade ou irregularidade no abastecimento.
No dia 10 de janeiro deste ano, todos os bicos de abastecimento do posto passaram por uma verificação geral realizada pela empresa, sendo todos aprovados.
As bombas medidoras de combustível existentes no posto, apesar de novas, estão sujeitas a ocorrência de algum problema ou defeito. Porém, toda vez que identificado algum problema pelos funcionários, imediatamente a empresa credenciada é acionada para realizar os reparos.
Problemas em relação ao fluxo de combustíveis líquidos podem ter origem por diversos fatores, como passagem do pneu em cima de alguma mangueira, ar na tubulação de abastecimento, dentre outros. Contudo, o problema apresentado no bico de nº 31 na fiscalização do dia 12 de março teve origem em uma peça denominada de “check válvula”, que estava retornando o produto ocasionando a diferença no volume de aferição.
O Posto Manhattan reitera seu compromisso com os clientes e consumidores, sendo reconhecido há mais de 20 anos por sua prestação de serviços.