CONECTE CONOSCO

RUMO AOS E.U.A

Nova caravana com pelo menos 800 migrantes hondurenhos chega ao México

Segundo Instituto Nacional de Migração, cerca de 350 pessoas romperam cadeado de grade na fronteira entre Guatemala e México e chegaram a agredir policiais durante a madrugada. Caravana partiu de San Pedro Sula, no norte de Honduras, na quarta-feira.

Publicado em

Migrantes hondurenhos caminham por Estrada em Metapa, no México, na sexta-feira (12) — Foto: Reuters/Jose Cabezas


Uma nova caravana de migrantes, formada por pelo menos 800 pessoas, cruzou nesta sexta-feira (12) de madrugada a fronteira entre Guatemala e México de forma irregular.

“O Instituto Nacional de Migração (Inami) informa que, às 3h30 (7h30 em Brasília) da madrugada, um grupo de aproximadamente 350 pessoas ingressou de forma violenta na fronteira do México em Ciudad Hidalgo, procedente da Guatemala”, indicou o órgão mexicano em um boletim.

Segundo o Inami, “(os migrantes) romperam o cadeado que fecha a grade fronteiriça e ingressaram no país”. Além deste primeiro grupo, mais pessoas se uniram à caravana, somando 800 no total.

“No geral, a atitude dos migrantes foi hostil e, inclusive, ocorreram agressões à polícia local”, segundo o Inami.

A nova caravana começou seu percurso na quarta-feira passada, partindo da cidade de San Pedro Sula, no norte de Honduras.

Por outro lado, na noite da quarta-feira, um grupo de cubanos que viajava em ônibus com documentos que garantiam sua estadia no México foi detido por membros do Inami no posto migratório de Huehuetán, segundo reportaram as autoridades.

Os agentes de migração pararam o ônibus no qual viajavam os cubanos, que tiveram seus documentos pessoais confiscados, como o passaporte e a autorização que os permitia transitar livremente no país.

Uma ONG conseguiu evitar que sete cubanos fossem detidos e transferidos à uma estação migratória para serem deportados, enquanto outros não tiveram a mesma sorte.

Calcula-se que mais de três mil cubanos estão retidos em Tapachula, no sul do México, e não obtiveram resposta para suas solicitações de um ofício de saída, depois que o Inami fechou os escritórios de regularização migratória por supostas irregularidades na expedição dos documentos.

Aproximadamente 800 migrantes cubanos que estão parados desde fevereiro em Tapachula chegaram a um acordo esta semana para partir nos próximos dias em uma espécie de caravana “via crúcis” – coincidindo com a Semana Santa – para cruzar o México e chegar à fronteira com os Estados Unidos.

Deixe sua opinião

Fonte:
Anunciante

LÍDER CATÓLICO

Papa diz que pessoas que rejeitam homossexuais ‘não têm coração’

Publicado em

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O papa Francisco surpreendeu o comediante britânico Stephen K. Amos ao dizer-lhe “as pessoas que decidem rejeitar o outro por um adjetivo não têm coração humano”, se referindo à comunidade LGBT.

Amos, que é gay e não pratica nenhuma religião, se encontrou com o papa no programa do canal de TV BBC “Pilgrimage: The Road To Rome” (Peregrinação: a viagem até Roma).

Ele fez parte de um grupo de 15 celebridades que percorreram a pé o tradicional caminho que liga Canterbury, na Inglaterra, à Roma, em setembro do ano passado.

Ao chegar na capital italiana, o grupo foi informado pelos produtores do programa que o papa havia aceitado recebê-los para uma audiência.

“Eu disse não”, contou Amos ao site inews. O comediante afirmou que têm criticado abertamente certos aspectos da Igreja Católica e que, por isso, não se sentia confortável em encontrar-se com o papa e ser abençoado por ele.
“Eu não poderia ir lá e fazer isso em sã consciência. Eu não sou assim”, disse Amos.

O comediante perguntou então aos produtores se o grupo seria autorizado a fazer perguntas a Francisco.
“O papa responderá a quaisquer perguntas que vocês tiverem” foi a resposta que Amos recebeu.

Parte do encontro entre os dois foi divulgada pela BBC nesta sexta-feira (19) em uma rede social. No vídeo, Amos diz: “Ao decidir participar desta peregrinação, sendo uma pessoa não religiosa, eu estava à procura de respostas e de fé. Mas, como um homem gay, eu não me sinto aceito”.

“Dar mais importância ao adjetivo do que ao substantivo não é bom. Todos somos humanos e temos dignidade. Não importa quem você é ou como você vive a sua vida, você não perde a sua dignidade [por isso]”, responde o papa.
“Aqueles que preferem selecionar ou descartar as pessoas por causa de um adjetivo não têm um coração humano”, diz Francisco.

Os presentes ficam visivelmente emocionados. “Eu me sinto fraterno entre vocês, e não lhes perguntei qual é a sua fé ou no que vocês acreditam, porque sei que vocês têm uma fé básica em toda a humanidade”.

O pontífice conclui pedindo que os participantes do programa que são católicos rezem por ele.
“Aqueles entre vocês que não são [católicos], me desejem uma boa jornada, para que eu não decepcione ninguém”, diz Francisco.

Deixe sua opinião

CONTINUE LENDO

Ucrânia

Brasileira de 17 é ouro em Olimpíada Europeia de Matemática

Publicado em

Um ouro inédito para o Brasil com destaque para uma garota recordista em prêmios.

A estudante gaúcha Mariana Bigolin Groff, de 17 anos, natural de Frederico Westphalen, no RS, ganhou medalha de ouro na 8ª Olimpíada Europeia Feminina de Matemática – EGMO, sigla em inglês.

A Olimpíada foi realizada em Kiev, na Ucrânia, entre os dias 7 e 13 de abril.

Recordista nas competições, Mari venceu seis vezes a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, além de colecionar medalhas nas áreas de Astronomia, Informática, Química e Física.

Desde o começo do ano letivo, Mari trocou a cidade natal por Fortaleza (CE), para estudar em uma escola particular com bolsa integral.

Equipe

O time brasileiro na EGMO foi liderado por Deborah Barbosa Alves, de São Paulo (SP), e vice-liderado por Luize Mello D’ Urso Vianna, do Rio de Janeiro (RJ).

Além de Mariana, participaram as alunas Ana Beatriz Cavalcante Pires de Castro Studart, de 17 anos, de Fortaleza (CE); Bruna Arisa Shoji Nakamura, de 16 anos, de Indaiatuba (SP) e Maria Clara de Lacerda Werneck, de 17 anos, do Rio de Janeiro (RJ).

Na classificação em grupo, as meninas terminaram no 20º lugar da competição, que reuniu representantes de 49 países.

Essa é a terceira vez que o Brasil participa da competição, somando, agora, dez premiações: 9 medalhas e uma menção honrosa.

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada financia a participação do País desde 2017. Mari integra o time do Brasil há dois anos.

Este ano, a ida da equipe foi bancada pelo instituto, pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e pelas escolas das estudantes.

Deixe sua opinião

CONTINUE LENDO

revista

Bolsonaro é escolhido como um dos 100 mais influentes do mundo pela Time

Publicado em

© Adriano Machado/Reuters

A revista norte-americana Time incluiu o presidente Jair Bolsonaro entre as 100 pessoas mais influentes do mundo em 2019. A lista foi divulgada nesta quarta-feira (17).

No texto sobre a escolha, Bolsonaro é apresentado como “um personagem complexo”. “Ele representa uma forte quebra de uma década de corrupção de alto nível, e a melhor chance do Brasil em uma geração para realizar reformas econômicas que podem domar o aumento do déficit [fiscal]”, aponta a revista.

“O ex-militar também é garoto propaganda da masculinidade tóxica e [representa] uma intenção homofóbica e ultraconservadora de travar uma guerra cultural e, talvez, reverter o avanço do Brasil no combate às mudanças climáticas”, pondera o texto da revista.

Entre os líderes, a lista da Time inclui ao todo 26 nomes, como o do opositor venezuelano Juan Guaidó, a congressista americana Alexandria Ocasio-Cortez, nome em ascensão no Partido Democrata, e a premiê da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, que ganhou reconhecimento internacional pela forma como lidou com o massacre em mesquitas de seu país.

O presidente dos EUA, Donald Trump, o papa Francisco, o premiê israelense, Binyamin Netanyahu, e o ministro italiano, Matteo Salvini, também foram incluídos na relação de 2019.

A então presidente brasileira Dilma Rousseff foi incluída nas listas da Time de 2011 e 2012, seus primeiros anos de mandato. O ex-presidente Lula esteve entre os eleitos pela revista em 2004 e em 2010.

O ex-presidente Michel Temer foi citado em uma lista feita pela Time em 2017, como um dos cinco líderes mais impopulares do mundo, ao lado de nomes como o do ditador venezuelano Nicolás Maduro. Na música, a lista de 2019 cita as cantoras Taylor Swift, Lady Gaga e Ariana Grande, além do grupo sul-coreano de k-pop BTS.

Do cinema, entraram os atores Mahersala Ali (do filme “Green Book”), Yalitza Aparício (de “Roma”), Dwayne Johnson (conhecido como The Rock) e a veterana Glenn Close, entre outros.

No esporte, houve destaque para o atacante egípcio Mohamed Salah (do Liverpool), para o jogador de basquete LeBron James (Los Angeles Lakers) e para o golfista Tiger Woods.

Deixe sua opinião

CONTINUE LENDO

Sobrevivente

Cão é resgatado no mar a 220 km da costa da Tailândia

Publicado em

Um cão foi resgatado nadando a mais de 220 quilômetros da costa da Tailândia. O resgate foi feito por uma equipe de uma plataforma de petróleo no Golfo da Tailândia na última sexta-feira (12).

Um dos trabalhadores, Vitisak Payalaw, disse que o cachorrinho foi visto nadando em direção à plataforma, que é da Chevron.

A tripulação conseguiu resgatá-lo amarrando uma corda no seu pescoço e puxando-o para cima.

Os trabalhadores acreditam que o cão deve ter caído de um barco pesqueiro. Ele ganhou o nome de Sobrevivente.

O cão desembarcou na segunda-feira no porto de Songkhla e passou por uma avaliação veterinária, que mostrou que ele está bem. Ele foi encaminhado a uma entidade de proteção de animais e deve ser adotado, segundo informa o G1.

Deixe sua opinião

CONTINUE LENDO

©2018 Regional Press- Direitos Reservados | Vamos fazer um site? Logo RC Criativa