Oi, o que você está procurando?

Grupo promove Oficina de Dramaturgia para mulheres

Neste mês de março, quando a sociedade se dedica à reflexão sobre a mulher, o Grupo EMPODERA de Teatro promove a oficina de dramaturgia “EU, MULHER! – Dramaturgias Femininas”, que acontecerá nos dias 25 e 26 de março, na unidade do Senac Araçatuba, das 19h30 às 22h30.

A atividade é gratuita e voltada exclusivamente às mulheres, a partir dos 16 anos. As inscrições devem ser realizadas antecipadamente no setor de atendimento ou pelo site do Senac Araçatuba. São oferecidas 20 vagas.

A oficina será orientada pelo Grupo EMPODERA e terá caráter prático. A ideia é provocar estímulos para criação dramatúrgica. “Nesta oficina, vamos partilhar algumas técnicas de dramaturgia utilizadas pelo grupo durante o processo criativo da peça EU, MULHER!”, explicou o diretor e dramaturgo, Heitor Gomes.

Realizar uma oficina de dramaturgia voltada especialmente para as mulheres vai ao encontro do trabalho artístico do grupo, que propõe, em seu primeiro trabalho, reflexões sobre a mulher na sociedade e o empoderamento feminino.

Segundo explicou a atriz do grupo, Larissa Lacava, Dramaturgias Femininas são escritas por mulheres, cuja temática é voltada para o feminino: o ser mulher e suas experiências, vivências. “Com a oficina, queremos dar estímulos para outras mulheres escreverem dramaturgicamente suas próprias experiências, para que elas possam produzir mais materiais, mais dramaturgia feminina”.

DRAMATURGAS

A atriz e assistente social, Brunna Lima, comenta que é difícil encontrar textos de teatro escrito por mulheres. “Temos poucas referências de dramaturgas. Por isso, nosso objetivo é trazer ao conhecimento das participantes a dramaturgia realizada por mulheres, o que é uma peculiaridade. E por isso queremos estimular que outras mulheres possam escrever, falar sobre suas demandas, situações que lhe são caras”, acrescentou.

Sobre a falta de referências de dramaturgas, a atriz Geovanna Leite traz outra reflexão: “Eu não acho que exista poucas mulheres atuando na dramaturgia, principalmente na dramaturgia brasileira. É um movimento crescente. Acredito que são poucos os olhares para essas mulheres atuando, sejam elas atrizes, dramaturgas, diretoras, produtoras. Mas a gente está aí: existimos!”, ressaltou.

Para Geovanna, é extremamente relevante promover a oficina de dramaturgia feita por mulheres do interior. “Queremos ouvir essas mulheres que não estão nos grandes centros culturais como São Paulo. Também existem dramaturgas no interior”, destacou.

De acordo com a atriz, a oficina de dramaturgia irá enriquecer a todas enquanto mulheres, pessoas e também colaborar com o processo artístico do grupo. “Será uma valorosa troca”, garantiu.

OUTRAS ATIVIDADES

A oficina “EU, MULHER! – Dramaturgias Femininas” é uma das ações de contrapartida à sociedade que compõe o projeto “EU, MULHER! Teatro e Empoderamento no noroeste paulista”, idealizado pelo Grupo EMPODERA de Teatro. Ele irá circular por cinco cidades da região até setembro deste ano, a começar por Araçatuba.

Além da oficina de dramaturgia, haverá ainda a roda de conversa “Teatro e Empoderamento – A Construção da Mulher no Teatro Brasileiro”, prevista para acontecer em maio, com a participação da artista convidada Ângela Ribeiro; e 12 apresentações do espetáculo “EU, MULHER!”, em datas a serem confirmadas.

O projeto é realizado com recursos do Programa de Ação Cultural – ProAc, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O grupo ainda conta com apoio da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e do Senac Araçatuba.

Para a atriz Brunna Lima, tanto a circulação do espetáculo, quanto as demais atividades do projeto, são oportunidades que o grupo encontrou, por meio da arte, de fazer com que as pessoas reflitam sobre a situação da mulher na sociedade, tomem consciência desse contexto, possam agir, denunciar, repensar suas relações. “Temos um número muito alto de feminicídio, não só no noroeste paulista, mas no Brasil todo. E este, por exemplo, é um tema importante e urgente a ser tratado”, concluiu.

SERVIÇO

Oficina “EU, MULHER! – Dramaturgias Femininas”

Dias 25 e 26 de março / das 19h30 às 22h30

Local: Senac Araçatuba (Av: João Arruda Brasil, 500)

20 vagas (destinadas, exclusivamente, às mulheres)

* Os homens interessados poderão estar presentes na oficina como ouvintes.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!