Oi, o que você está procurando?

Emprego com carteira assinada cresce 40% na região de Araçatuba

A região administrativa de Araçatuba gerou 1.407 empregos com carteira assinada no mês de fevereiro, número 40% maior do que o registrado em janeiro, quando foram abertos 1.005 postos de trabalho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

O levantamento é feito em 14 municípios da região com mais de 10 mil habitantes. Dentre estes, Birigui voltou a se destacar, com 405 empregos. Foram contratados 1.390 trabalhadores e 985 dispensados, gerando o saldo positivo. O setor que mais empregou foi a indústria de transformação e o de serviços.

É o segundo mês consecutivo que Birigui é destaque no emprego formal. Em janeiro, foram contratados 454 trabalhadores com carteira assinada. No ano, o saldo positivo do município é de 859 empregos.

Guararapes, com a geração de 236 vagas em fevereiro, está em segundo lugar no ranking do emprego com carteira assinada. Em janeiro, o município já tinha aberto 68 vagas.

Em terceiro lugar está Andradina, com 211 novas oportunidades em fevereiro, após registrar 67 demissões em janeiro.

Araçatuba aparece na quarta posição, com 190 empregos formais em fevereiro. No mês anterior, foram fechadas 14 vagas na cidade.

ANÁLISE

Para o economista e professor Marco Aurélio Barbosa, da Fundação Educacional Araçatuba (FEA), o resultado traz expectativas positivas e correspondem aos resultados do Caged nacional. Em todo o Brasil, foram gerados 173 mil empregos, segundo o Ministério da Economia.

“Apesar do baixo crescimento da economia brasileira, o mercado de trabalho aos poucos dá sinais de retomada. Porém, avaliação da tendência será verificada ao longo do primeiro semestre”, afirmou Barbosa.

Os demais municípios que tiveram desempenho positivo na geração de empregos com carteira assinada foram Valparaíso, com 161 vagas; Ilha Solteira (63), Castilho (61), Mirandópolis (38), Buritama (25); Auriflama (21) e Avanhandava (19).

De outro lado, tiveram desempenho negativo os municípios de Penápolis (-3); Pereira Barreto (-7) e General Salgado (-13).

 

DESEMPENHO DO EMPREGO FORMAL EM FEVEREIRO NA REGIÃO:

BIRIGUI: 405

GUARARAPES: 236

ANDRADINA: 211

ARAÇATUBA: 190

VALPARAÍSO: 161

ILHA SOLTEIRA: 63

CASTILHO: 61

MIRANDÓPOLIS: 38

BURITAMA: 25

AURIFLAMA: 21

AVANHANDAVA: 19

PENÁPOLIS: -3

PEREIRA BARRETO: -7

GENERAL SALGADO: -13

Fonte: Ministério da Economia

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!