Oi, o que você está procurando?

CULTURA

Balada literária marca os 20 anos do Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras

Uma balada literária, com arte, cultura, música, venda de livros, comida no fogão de lenha e shots drinks, marca os 20 anos do Grupo Experimental (GE) da Academia Araçatubense de Letras (AAL), nesta terça-feira (5), n’O Quintal Cultural, a partir das 19h30.

Criado em 1999 pelo professor, escritor e acadêmico Hélio Consolaro, o GE promove a qualificação de escritores e facilita a publicação de suas obras, além de propiciar a articulação dos artistas das letras de Araçatuba e região.
Ele conta que, ao entrar na AAL, em 1997, propôs, em seu discurso de posse, a formação de um grupo paralelo à academia de escritores que não fossem acadêmicos.

“Era uma forma de abrir mais a entidade. Fiz o projeto, foi votado e aprovado 1998. A primeira reunião foi em fevereiro de 1999”, contou. Na época, a presidente da Academia era Odette Costa.

Dentre os que já passaram pelo grupo estão Ângela Gomes, Ed Barba, Graziela Nunes, Márcio Martins (cantor dos primeiros saraus) e Talita Rustichelli, além dos acadêmicos da AAL, Yara Pedro Carvalho, Lourival Amilton Lautenschlager, Anizio Canola, Hosanah Spíndola, Emília Goulart e Marianice Paupitz.

LIVROS

Em 20 anos de atuação, o grupo lançou 12 livros, já que um de seus objetivos é dar visibilidade à produção literária de seus membros.

Com o título “Experimentâneas” (tendo em vista o nome de Grupo Experimental), as obras são coletâneas dos textos produzidos pelos participantes do GE, que hoje possui 30 membros. O primeiro “Experimentânea” foi lançado em setembro de 1999; o último, em dezembro de 2018.

Desde a sua fundação, o GE lançou 12 “Experimentâneas”

Em comemoração aos 20 anos, o GE montou um blog com textos de escritores: www.ge20anos.blogspot.com E, na balada desta terça, haverá a venda de camiseta comemorativa.

REUNIÕES

Os participantes do GE se reúnem mensalmente, na segunda terça-feira do mês, na sede da Academia Araçatubense de Letras, às 19h30. Para participar, não é preciso se inscrever, basta gostar de escrever, explica a coordenadora do GE, Fátima Florentino.

Nas reuniões, de caráter literário, o professor, escritor e acadêmico Hélio Consolaro ensina gramática. Na sequência, um convidado palestrante aborda um tema específico.

No próximo encontro, no dia 12 de fevereiro, o escritor Júnior Salvador vai falar sobre como publicar em plataforma digital.

Na pauta, há ainda um tempo reservado aos escritores presentes para que leiam seus textos.

PROGRAMAÇÃO

Na programação da Balada Literária desta terça, haverá apresentação do Coral da Apeoesp, às 20h. O presidente da AAL, Arnon Gomes, falará em seguida e, na sequência, a cantora Manuela se apresenta.

A coordenação musical da Balada Literária ficará a cargo de Felipe Maná. O palco é livre para declamação de poemas, apresentação musical e demais manifestações artísticas. As pessoas podem se inscrever para se manifestar no palco meia hora antes.

HOMENAGEADOS

O criador do grupo, Hélio Consolaro, assim como seus ex-coordenadores, José Hamilton Brito, Marianice Paupitz, Emília Goulart e Ventura Picasso serão homenageados. Haverá, ainda, homenagem póstuma à escritora e fundadora da AAL, Odette Costa.

Na lista de homenagens, estão também os empresários Newton e Vilma Donaire, da extinta Newton’s Pizzaria, onde foram feitos os primeiros saraus do Grupo Experimental; a escritora Marilurdes Campezi, a Lula, primeira acadêmica a se colocar à disposição para ajudar o GE.

Também serão lembrados os professores e acadêmicos Tito Damazo e Cidinha Baracat, que sempre se preocuparam com a formação literária do grupo; os proprietários d’O Quintal Cultural, Leandro Carvalho e Anna Patrícia; e o músico Márcio Martins, que animava gratuitamente os saraus do grupo.

SERVIÇO

A Balada Literária é nesta terça-feira (5), a partir das 19h30, n’O Quintal Cultural. Entrada franca.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!