Connect with us

BENDITA LÍNGUA

Na pessoa de, em nome de

Publicado

em



O errado (fora da norma) consegue mais seguidores do que o certo (dentro da norma). Estou falando do uso da língua, mas não é diferente noutros campos das ações humanas. O erro comentado hoje está grassando os discursos de reuniões até chiques.

Se o orador quiser cumprimentar uma pessoa em seu discurso e por ela também os demais membros da categoria, o certo é “Na pessoa da professora Marinês Galhardo, componente desta mesa, cumprimento todos os professores presentes nesta assembleia”. Significado: cumprimenta-se a Marinês e que todas os demais profissionais do magistério se sintam também cumprimentados.

Está errado, está fora da lógica: “Em nome da professora Marinês Galhardo, eu cumprimento os demais professores dessa assembleia”. E se ela quiser cumprimentar por si! Significado: o orador se arvora procurador da professora para cumprimentar as demais”. Esse erro é muito cometido por políticos em seus discursos, revela ignorância linguística.

*Hélio Consolaro é professor de Português e colunista do Regional Press

Tira-dúvidas on-line:

www.benditalingua.blogspot.com
[email protected]
WhatsApp: (18) 99786 9445

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
Anunciante
Anunciante
Band FM 96.9
error: Conteúdo protegido. LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998