CONECTE CONOSCO

PREFEITURAS

MPF quer multa para 14 municípios da região reincidente em criadouro do Aedes

Em todos os municípios paulistas será realizado o "Dia D" contra o mosquito

Publicado em

© Reuters


O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que as prefeituras de 14 cidades da região noroeste do Estado de São Paulo apliquem multas a moradores reincidentes em manter criadouros do mosquito Aedes aegypti em suas casas. O MPF quer também que os municípios intensifiquem a fiscalização e reforcem a nebulização em locais que registraram casos positivos da doença.

Já a Secretaria da Saúde do Estado decidiu prorrogar até este sábado, 8, a campanha de combate ao Aedes, prevista para terminar no último dia 30. Em todos os municípios paulistas será realizado o “Dia D” contra o mosquito.

Conforme nota divulgada na terça-feira, 4, o MPF estabeleceu prazo de 15 dias para que as prefeituras de Aparecida D’Oeste, Estrela D’Oeste, Guarani D’Oeste, Guzolândia, Jales, Mesópolis, Pedranápolis, Pontalina, Populina, Rubinéia, Santa Fé do Sul, Santa Salete, São João de Iracema e Turmalina adotem as medidas recomendadas, sob pena de responderem a ação civil.

Segundo o órgão federal, as 14 cidades apresentaram em outubro deste ano índice de infestação pelo mosquito igual ou superior a 1%, parâmetro estabelecido como limite pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além da dengue, o Aedes aegipty transmite a chikungunya, o zika-vírus e pode transmitir a febre amarela. O MPF considera que as cidades estão em “situação de alerta” para essas doenças. As prefeituras terão 30 dias para informar as providências adotadas.

Risco

Conforme levantamento divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado, 190 dos 638 municípios paulistas avaliados estão em alerta devido aos índice elevados de larvas do mosquito Aedes aegypti. Outros 42 estão em risco de epidemia. O indicador é calculado pelo número de recipientes com a presença de larvas do Aedes em 100 imóveis pesquisados.

Até 1% o índice é considerado satisfatório; de 1 a 3,9% caracteriza alerta e, acima de 3,9%, nível de risco. As situações mais graves foram encontradas em Avaí (10,3%), Arco Íris (10%) e Glicério (9,4%).

Balanço da Secretaria, com base em dados informados pelos municípios, mostra que, depois de cair dois anos seguidos, o número de casos de dengue voltou a subir este ano, no Estado, em comparação com o ano passado. De janeiro a 6 de novembro de 2018 foram confirmados 9.181 casos autóctones (contraídos no Estado) da doença, enquanto no ano passado inteiro, foram 6.269.

Com relação à chikungunya, São Paulo registrou 209 casos autóctones este ano e 354 em todo o ano passado. Quanto ao zika vírus, foram confirmados 123 casos autóctones até agora, sendo que em 2017 todo foram 121 casos. Com informações do Estadão Conteúdo.

Deixe sua opinião

Fonte: NOTÍCIAS AO MINUTO
Anunciante

procedimento irregular

Prefeitura da região acata recomendação do MP e suspende concurso público

Foram apontadas diversas irregularidades no certame

Publicado em

A Prefeitura de São João de Iracema – a 90 km de Araçatuba – atendeu à recomendação expedida pela promotora de Justiça Júlia Alves Camargo e suspendeu o concurso que preencheria 30 vagas nos cargos de agente comunitário, assistente contábil / gestor de investimento, assistente social, auxiliar administrativo, braçal, cirurgião dentista, coletor, enfermeiro, farmacêutico, fiscal de tributos, médico, motorista, operador de máquinas, procurador jurídico, psicólogo, professor, serviços gerais, tratorista e vigia noturno. As provas seriam realizadas em 28 de abril.

Na recomendação do Ministério Público para suspensão do certame, a promotora frisou que a contratação da empresa Branzani & Piveta Assessoria e Consultoria, que realizaria o concurso, se deu mediante procedimento irregular de dispensa de licitação.

O documento listou ainda outras irregularidades, como indícios de ofensa ao princípio da publicidade, já que o município não disponibilizou em seu site, nem tampouco no Portal da Transparência municipal, a íntegra do contrato administrativo celebrado com a empresa para realização do concurso público.

A falta expressa atribuições dos respectivos cargos no edital, as incongruências entre a lista dos inscritos provisórios disponibilizada em 12 de abril e a de inscritos definitivos divulgada em 17 de abril, a simplificação do concurso para cargos de alta complexidade e a falta de notificação da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil para a participação na elaboração e aplicação do certame público foram outros problemas apontados pela promotora na notificação.

De acordo com a prefeitura, nova data de prova será divulgada quando as irregularidades apontadas forem sanadas.

Deixe sua opinião

CONTINUE LENDO

ANIMAL PRESS

Abandono de animais: esta crueldade tem que acabar

Publicado em

Cristina Munhoz*

Considerado um crime, o abandono de animais cresce a cada dia e demonstra a nossa incapacidade de reconhecer a responsabilidade e o compromisso com os animais. Assim como muitos são amados por seus donos, outros são simplesmente descartados como objeto sem valor.

Animais acostumados ao convívio familiar não conseguem sobreviver nas ruas. Sofrem com a fome, desnutrição, parasitas, doenças e o mortal envenenamento. Isso tudo sem contar a tristeza de estar na rua e sozinho.

Animais abandonados podem contrair doenças graves e transmiti-las aos humanos, como a leptospirose, a leishmaniose e a raiva.

A solução, a longo prazo, para melhorar a situação dos animais, é a posse responsável, que inclui:

*castração dos animais

* identificação com microchips

* refletir antes de adquirir um animal

* adotar em vez de comprar

* nunca tratar um ser vivo como objeto

É muito importante a conscientização das crianças sobre posse responsável, e deveria ser parte no ensino escolar, na disciplina de ciências, pois é parte importante na saúde pública.

Se cada pessoa cuidasse de seu animal, a realidade seria menos cruel. A nossa luta é sem fim, temos como bandeira a defesa e a proteção dos animais. Até a próxima!

 

* Cristina Munhoz é protetora dos animais

Deixe sua opinião

CONTINUE LENDO

serviço

Procon-SP dá dicas úteis para quem frequenta restaurantes

Publicado em

Quem gosta de descobrir novos sabores e lugares está acostumado a comer fora de casa. Para não ter problemas é importante estar atento às condições de higiene do local e o estado dos alimentos.

Para ajudar nessa tarefa, o Procon-SP traz dicas para evitar o risco de contaminação em restaurantes, bares ou lanchonetes.

Verifique as condições de higiene

Observe todos os detalhes do ambiente com o intuito de reunir elementos que indiquem se o estabelecimento possui boas condições de limpeza. Uma visita à cozinha, ao banheiro e as condições de limpeza dos uniformes dos funcionários podem oferecer bons indícios se o local é seguro.

Se possível, faça uma busca na internet para saber mais sobre a opinião de outros consumidores que já frequentaram e avaliaram o local.

Confira alguns pontos essenciais:

– Confira se o estabelecimento está limpo e organizado;

– Analise o estado do pano que está sendo usado pelo garçom para limpar a mesa;

– Veja se o banheiro está limpo e sem lixo acumulado;

– Observe se os atendentes que manipulam alimentos estão usando touca e se o uniforme está limpo e conservado;

Alimentos que devem ser evitados em bares e restaurantes

As comidas em buffet, se não estiverem quentes ou refrigeradas, oferecem mais riscos de contaminação. De acordo com a Anvisa, os alimentos quentes devem ser submetidos à temperatura superior a 60ºC por, no máximo, seis horas para boa conservação.

Principalmente em dias mais quentes, evite pedir pratos que contenham ovos, carnes mal passadas, crustáceos, maionese e molhos que possam estragar com facilidade. Se as temperaturas adequadas não forem respeitadas, os alimentos terão altas chances de ser alvo da proliferação de bactérias, tornando-os impróprios para o consumo.

Cuidados pessoais para prevenir a intoxicação alimentar:

– Lave as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento. Alguns microrganismos vivem por algumas horas em superfícies como mesas e maçanetas de portas. Evite também tocar os olhos, boca e nariz após contato com essas superfícies;

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e copos;

– Beba muito líquido e prefira alimentos nutritivos;

– Tenha cuidado com as latas de bebida. Toda vez que pedir, pergunte se a lata foi lavada;

– Ao consumir gelo em bares e restaurantes, verifique se o mesmo apresenta-se como um cilindro ou cubo com uma abertura central, pois é um indício de que aquele produto foi produzido de forma industrial, seguindo normas de segurança.

Deixe sua opinião

CONTINUE LENDO

FALEI E PONTO!

Bombeiros civis, eleições municipais e troca de farpas: coisas da política

Publicado em

Sessão da Câmara Municipal de Araçatuba que aprovou o projeto de lei dos bombeiros civis, em março deste ano

Bombeiros civis

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), assina, nesta sexta-feira (26), a lei que obriga a presença de bombeiros civis em áreas públicas e privadas. A assinatura, porém, será um ato político, na prática, pois deverá contar a presença de bombeiros civis, aliados políticos do prefeito e do autor do projeto que resultou na lei, vereador Rivael Papinha (PSB).

Candidato?

Fontes desta coluna presentes à cerimônia de posse da vereadora Marlene Mira (PRB), nesta quarta-feira (24), na Câmara Municipal de Araçatuba, disseram que o vereador licenciado Cido Saraiva se comportou como pré-candidato a prefeito na solenidade.

Candidato 2?

Há quem garanta que as duas licenças que Cido Saraiva tirou este ano teriam o objetivo de angariar apoio à sua candidatura à Prefeitura, ao dar oportunidade para as suas duas suplentes exercerem o cargo de vereadora.

Reeleição

De olho na reeleição, prefeitos da região aceleram obras e anunciam pacotes de benfeitorias. A menos de um ano e meio das eleições 2020, a impressão é de que já fazem de tudo para chamar a atenção do eleitor e garantir os votos no ano que vem.

Pompeu

Por falar em obras, o prolongamento da Avenida Pompeu de Toledo terá início nesta sexta-feira (26). O prefeito Dilador Borges visitará o local às 16h, segundo sua assessoria. Por causa das obras, a rotatória da Saudade com a Pompeu será interditada nesta sexta, a partir das 13h.

Farpas

O tempo fechou durante a sessão desta terça-feira (23) da Câmara Municipal de Birigui. José Fermino Grosso (DEM) e Felipe Barone (PPS) protagonizaram a cena, por causa de um projeto de resolução apresentado pela Mesa Diretora do Legislativo. Houve troca de ofensas, que não cabe reproduzir aqui. A coisa foi tão feia que a sessão teve de ser suspensa, assim como a transmissão pela TV e pela internet. Lamentável.

Comissão Processante

Não bastasse a condenação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a prefeita de Mirandópolis, Regina Mustafa (PV), enfrenta um processo na Câmara Municipal que poderá levá-la à cassação. Uma Comissão Processante investiga possível infração político-administrativa na reforma da Praça Manoel Alves de Athayde, centro da cidade.

Comissão Processante 2

A denúncia, feita pelo vereador Matias dos Santos Evarde (MDB), aponta que houve desvio de recursos públicos, o que teria sido constatado por vistoria realizada por seis vereadores e confirmada por um laudo técnico.

Comissão Processante 3

A Câmara de Mirandópolis deverá apreciar o relatório da CP nos próximos dias e há quem diga que Regina Mustafa deverá ser cassada pelo Legislativo antes mesmo de ser cumprida a decisão do TSE, que cassou a chapa da prefeita e de seu vice, José Antônio Rodrigues (SD), nesta quinta-feira (25). Votariam contra a chefe do Executivo seis dos nove vereadores.

Eleições

Os pretensos candidatos a prefeito começam a surgir em Mirandópolis, após a decisão do TSE de cassar a chapa da prefeita e de seu vice. Um deles seria o ex-prefeito e engenheiro aposentado da Prefeitura José Pedro Zanon (MDB). Outro possível nome é o do dentista, funcionário público e vereador Afonso Carlos Zuin (PSDB). O ex-prefeito Chicão Momesso (PP) também seria uma possibilidade, segundo os bastidores da política mirandopolense.

 

 

Deixe sua opinião

CONTINUE LENDO

©2018 Regional Press- Direitos Reservados | Vamos fazer um site? Logo RC Criativa