Fique Conectado

ESPAÇO

Físicos anunciam maior colisão de buracos negros já detectada

Evento teria acontecido há 5 bilhões de anos

Publicado

em

© Reprodução / NASA

A rede de detecção de ondas gravitacionais formada pelos sistemas Ligo (americano) e Virgo (europeu) anunciou, nesta segunda-feira (3), a descoberta da maior e mais distante colisão de buracos negros já registrada até o momento. O evento monumental teria acontecido há 5 bilhões de anos.

“O evento GW170729, detectado em 29 de julho de 2017, foi o mais massivo e distante até hoje detectado, envolvendo buracos negros de 51 e 34 massas solares e emitindo quase cinco massas solares de energia no pulso de radiação gravitacional”, diz Odylio Aguiar, pesquisador do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e membro da colaboração Ligo-Virgo. “Esta coalescência aconteceu numa época em que a Terra e o Sol não existiam.”

Propagando-se à velocidade da luz, as ondas gravitacionais são o único método conhecido para detectar fenômenos desse tipo. Previstas pela teoria da relatividade geral de Einstein, elas consistem em flutuações no próprio tecido do espaço, que se encurta e se estica quando objetos com muita massa se deslocam por ele -mais ou menos do mesmo jeito que jogar uma pedra na superfície de um lago gera ondas concêntricas na água.

A GW170729 é apenas a mais marcante das novas descobertas, que incluem outros três novos eventos de colisão de buracos negros, registrados em 9 de agosto, 18 de agosto e 23 de agosto de 2017. Somando todos os anúncios até agora, já foram 11 as detecções confirmadas de ondas gravitacionais: dez delas ligadas à colisão de dois buracos negros, e uma do encontro de duas estrelas de nêutrons.

11 BINÁRIAS E VÁRIOS SEGREDOS

Até agora, o sistema de detecção (de início apenas com as instalações gêmeas do Ligo, depois com Ligo e Virgo operando conjuntamente) realizou duas baterias de observações, a primeira entre setembro de 2015 e janeiro de 2016, e a segunda entre novembro de 2016 e agosto de 2017. Os artigos científicos divulgado nesta segunda consistem em um catálogo que compila os dados detalhados de todas as detecções e uma análise da população de buracos negros binários identificada até o momento.

O acúmulo de novas ocorrências ajuda a entender coisas como a frequência estatística das coalescências. “Com o conhecimento dessas dez binárias de buracos negros, pode-se ter uma ideia bem mais clara da taxa de ocorrência dessas fusões”, diz Aguiar.

Uma surpresa dos cientistas até agora foi encontrar buracos negros muito maiores do que eles esperavam a princípio. A se confirmar essa tendência, isso significa que há mais massa “invisível” na forma de buracos negros do que se imaginava antes. Será que a ponto de explicar parte dos efeitos gravitacionais que atribuímos à chamada matéria escura? De acordo com Aguiar, essa é uma possibilidade. “Além disso, pode-se testar melhor a teoria da relatividade geral de Einstein e obter mais informações que possam elucidar a origem dessas binárias de buracos negros”, completa Aguiar.

COMO FUNCIONA

Todos os três detectores em operação são basicamente uma estrutura em forma de L com braços de 4 km (no caso do Ligo) ou 3 km (no caso do Virgo), por onde correm feixes de laser divididos em dois. Enquanto um feixe corre numa direção, bate num espelho e volta, o outro corre na perpendicular do primeiro, também fazendo um percurso de vai e volta. A ideia é que, se houver qualquer distorção do espaço, os lasers que até então estavam perfeitamente alinhados (eles vão e voltam exatamente ao mesmo tempo, já que viajam à mesma velocidade) sairiam desse sincronismo, indicando a passagem de uma onda gravitacional.

Para que se tenha uma ideia da escala que estamos medindo, o sistema Ligo-Virgo é sensível a variações da escala de um décimo de milésimo do tamanho de um único próton.

E a brincadeira está só começando: a próxima “corrida” (expressão usada pelos cientistas para descrever uma bateria de observações com os detectores) deve começar em março de 2019. Com informações da Folhapress.

Deixe sua opinião

Fonte: NOTÍCIAS AO MINUTO

Famosos

Dado Dolabella tem novo pedido de prisão expedido pela Justiça

Publicado

em

A Justiça da Violência Doméstica e Familiar de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, determinou na tarde dessa sexta-feira (7) a expedição do pedido de prisão de Dado Dolabella, de acordo com informações de Léo Dias, do Fofocalizando, do SBT.

Segundo a reportagem, as policias do RJ, SP e a Federal estão atrás do ator para que a sua prisão seja efetuada. O caso em questão envolve a ex-mulher de Dado, Daniela Sarahyba, em 2010, quando ele riscou o carro da modelo com palavras de baixo calão após uma briga entre eles.

Inicialmente, a pena de Dado previa a suspensão condicional em que ele precisava assistir palestras na mesma comarca que expediu o atual mandato de prisão, mas o ator acabou faltando a diversas vezes sessões e também se mudou para São Paulo sem avisar sobre seu novo endereço, algo que é terminantemente proibido.

Os dois atos configuraram para a Justiça o não pagamento de sua pena. Dado pode ser preso a qualquer momento a partir desta segunda-feira (10).

Deixe sua opinião

Continue Lendo

DICA

Aprenda a limpar corretamente a tábua de corte de cozinha

Publicado

em

© iStock

Atábua de corte é o local onde você manipula diretamente seus alimentos, incluindo aqueles que não são cozidos, como as folhas e hortifrutis das suas saladas. Por esta razão, todo cuidado é pouco ao limpar e desinfetar suas tábuas de corte, tanto as de madeira quanto as de plástico ou vidro.

Segundo o site Como Limpar, superfícies denominadas “não-porosas”, ou seja, que não apresentam fissuras ou rachaduras com o uso, como vidro ou plástico, são mais fáceis de serem limpas e higienizadas do que as de madeira. As fissuras podem, com o tempo, facilitar a proliferação de mofo, bolor e bactérias. Por esta razão, é melhor investir nesse tipo de material, principalmente para cortar carnes.

A primeira dica é fazer a limpeza com esponja macia e detergente neutro sempre que a tábua for usada, evitando assim que manchas e odores se impregnem no utensílio. Enxágue com água morna e deixe a tábua em posição vertical para permitir uma melhor secagem.

Caso sua tábua seja de madeira, ela jamais deve ser limpa na máquina de lavar louça. Quando não estiver sendo usada, guarde o utensílio em local seco e não úmido, para não acumular sujeira, mofo e bolor e lave sempre antes de qualquer utilização. Caso a tábua seja de plástico, vidro ou acrílico, ela poderá ser levada à lava-louça.

Para desinfetá-las após o corte de carnes, por exemplo, esfregue uma pasta feita de bicarbonato de sódio, limão e sal na superfície. Passar vinagre, um desinfetante natural, também é sempre uma boa opção para limpá-la. Uma vez por mês, você pode fazer uma solução com uma colher de sopa de água sanitária dissolvido em um litro de água, deixando a solução agir por 20 minutos e depois enxaguando com água corrente. Por fim, para eliminar odores da tábua, esfregue-a com sal e metade de um limão.

Deixe sua opinião

Continue Lendo

Luto

Músico da banda Yahoo morre em acidente de carro

Publicado

em

músico Sérgio Knust morreu em um acidente de carro na RJ-130, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. O carro em que estava foi encontrado em uma ribanceira na manhã desta segunda-feira (10).

De acordo com o G1, a vítima fez parte da banda Yahoo, que fez sucesso nos anos 80 e 90.

“Sua guitarra sedimentou a sonoridade da banda. Serginho era de uma classe rara de músicos: conseguia conciliar sua técnica erudita ao mais puro coração em cada nota que explodia de sua guitarra”, diz texto publicado na página da banda nas redes sociais.

Informações sobre velório e enterro ainda não foram divulgadas.

Deixe sua opinião

Continue Lendo

gastronomia

Seis alimentos que são ricos em proteína e pobres em carboidratos

Publicado

em

Muito indivíduos que pretendem emagrecer optam por adotar um plano alimentar com reduzido teor de carboidratos e alto em proteína.

Esse tipo de regimes alimentares ajudam a diminuir a gordura corporal e promovem a construção de músculo.

Se pretende reduzir o consumo de carboidratos e ingerir mais nutrientes benéficos para o bem-estar geral do organismo, é importante que saiba aquilo que deve comer.

Carnes magras, peixe e laticínios são apenas alguns dos favoritos.

Veja seis alimentos com elevado teor de proteína e reduzida quantidade de carboidratos para quem pretende emagrecer:

1. Peru

Carboidratos: 0.1 gramas por cada 100 gramas;

Teor de proteína: 29 gramas por cada 100 gramas.

2. Salmão

Carboidratos: 0 gramas por cada 100 gramas;

Teor de proteína: 20 gramas por cada gramas.

O salmão está ainda repleto de ômega 3, nutriente que ajuda a queimar gordura e a prevenir o aparecimento de doenças cardíacas.

3. Tofu

Carboidratos: 1,9 gramas por cada 100 gramas;

Teor de proteína: 8 gramas por cada 100 gramas.

O tofu é uma das melhores fontes vegan de proteína. Trata-se ainda de um alimento abundante em magnésio, zinco e vitamina B1.

4. Queijo de cabra

Carboidratos: 0.1 gramas por cada 100 gramas;

Teor de proteína: 22 gramas por cada 100 gramas.

Este laticínio contém vitaminas A e K. A variante de cabra é considerada mais saudável ao se comparar com opções de vaca porque contém menos sal, gorduras saturadas e colesterol.

5. Ovos

Carboidratos: 1,1 gramas por cada 100 gramas;

Teor de proteína: 13 gramas por cada 100 gramas.

O ovo é um alimento rico em vitaminas, incluindo B2, D, B6 e B12. Inclui ainda minerais como zinco, ferro e cobre.

6Iogurte grego magro

Carboidratos: 3,6 gramas por cada 100 gramas;

Teor de proteína: 10 gramas por cada 100 gramas.

Este laticínio apresenta ainda um elevado teor de potássio, cálcio e vitamina B12.

Contém também iodo, elemento que ajuda a o corpo a regular o peso.

Deixe sua opinião

Continue Lendo

MAIS LIDAS - 24 HRS

error: Conteúdo protegido. LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998