Connect with us
Banner Samar Eco

SEU CORPO

Seios doloridos e inchados; conheça 5 motivos para o desconforto

Com bônus de cinco dicas de como amenizá-las

Publicado

em

Toda mulher em algum momento já sentiu dores ou inchaço nos seios. Algumas se preocuparam e outras não. Algumas mandaram mensagens para o seu médico, conversaram com as amigas e outras logo fizeram pesquisas na internet. Acontece que as mamas podem dar sinais de que algo está acontecendo com a sua saúde, que podem ser desde algo simples até um problema que precisa ser avaliado por um especialista. Para tirar algumas dúvidas sobre o assunto, o Dr. Rogério Fenile, mastologista pela Unifesp e membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia, separou cinco motivos mais comuns, dos quais a mulher não precisa se preocupar.

Menstruação

Para começar, o inchaço e a dor nos seios são os sintomas mais comuns da TPM, a famosa tensão pré-menstrual, aquele aviso que a maioria das mulheres recebe de que o corpo está preparado para menstruar. Além das possíveis cólicas, enxaquecas, dores nas pernas e costas, a dor nos seios também faz parte desse sinal e pode surgir até duas semanas antes da menstruação. “Chamada de mastalgia cíclica, essa dor pode acontecer todos os meses em mulheres no período fértil. Ela vai diminuindo até desaparecer no período da menopausa. Uma das causas dessas dores é a mudança hormonal que ocorre no corpo durante esse período”, explica o médico.

Retenção de Líquidos

A liberação de hormônios no corpo, em alguns casos, também colabora com a retenção de líquidos, ou seja, é quando o corpo acumula parte do líquido ingerido dentro das células. Isso também acontece em pessoas que têm uma alimentação com muito sal, pois o organismo entende que precisa de mais água para compensar. “A mama também é um deposito de gordura e esse líquido retido pode ir direto para ela, além de outras regiões do corpo. Por conta desse armazenamento de água, os seios podem ficar inchados e doloridos, assim como acontece na TPM”, esclarece o especialista.

Gravidez

Se os seios estiverem sensíveis, inchados e acompanhados de atraso no período menstrual, além de outros sintomas como cansaço, sono e tontura, isso pode ser um sinal de gravidez. Segundo o mastologista, no período inicial da gestação, até os mamilos podem ficar mais sensíveis: “Quando o organismo se acostumar aos novos níveis de hormônios, o incômodo tende a melhorar. Depois, ela entra no período de sensibilidade, pois as mamas também tendem a aumentar para o preparo do corpo para a amamentação. Nesse caso, o desconforto costuma durar alguns meses, mas tende a passar”.

Puberdade

O desenvolvimento dos seios começa por volta dos nove anos de idade, se intensifica na puberdade, e se completa entre os 17 e 18 anos. Nesse período, chamado de telarca, de acordo com o especialista, as variações hormonais fazem com que o crescimento dos seios, que pode ser de maneira rápida ou gradativa, tragam inchaço, sensibilidade nas mamas e também pode ser um grande incomodo.

Anticoncepcional

O uso de medicamentos ou anticoncepcionais a base de estrogênio podem ter como sintomas o inchaço e dor nos seios. “Ela pode passar dentro de alguns meses ou não. Cada pessoa vai sentir de uma maneira muito pessoal. Agora, se essa sensação persistir, é necessário conversar com um ginecologista, para avaliar a necessidade de mudança do medicamento ou anticoncepcional por outro método ou tipo”, orienta.

Dicas para amenizar o desconforto:

– Utilizar um sutiã confortável, adequado para o tamanho de cada corpo e com boa sustentabilidade nas alças;

– Evitar comidas processados, priorizando uma alimentação balanceada e saudável;

– No período de incômodo, fazer massagem com movimentos suaves. Isso também ajuda na circulação do sistema linfático e, consequentemente, na redução do inchaço;

– Hidratar adequadamente as mamas, pois a hidratação deixa a pele mais fina, se isso for feito em excesso, os mamilos podem sofrer rachaduras;

– Não esfregar os seios em excesso com buchas e toalhas, pois o desgaste da pele favorece o aparecimento de lesões e retira a proteção natural da pele.

Além dos fatores mencionados, a dor nos seios também pode ser consequência de algum estresse emocional, então é bom avaliar mudanças na rotina e responsabilidades. “Qualquer dor que não cessa, ou retorna com frequência prejudicando atividades do dia a dia, deve ser avaliada por um especialista”, finaliza o médico.

Deixe sua opinião

NOTÍCIAS AO MINUTO

tratamento

Beto Barbosa vai retirar bexiga e próstata em cirurgia de 10h

Publicado

em

Após anunciar o sucesso de seu tratamento contra um câncer na bexiga e na próstata, o cantor Beto Barbosa, 63, vai passar por uma nova cirurgia nesta quinta-feira (17), no hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo.

A cirurgia é necessária e complementar ao tratamento contra o câncer, que o cantor vem se submetendo desde o ano passado, segundo informou a coluna de Ricardo Feltrin, do UOL. Ele vai retirar a bexiga, a próstata e, talvez, parte da uretra. A cirurgia pode demorar mais de dez horas.

Ao longo de cinco meses, o cantor passou por internações e sessões de quimioterapia. Em dezembro, ele anunciou a sua volta aos palcos com um show em Fortaleza. “Hoje posso dizer que o susto passou e que estou com 99% de cura. Agradeço a Deus as orações dos fãs, imprensa, amigos e a equipe do Dr. Fernando Maluf”, afirmou em vídeo divulgado na época.

Beto Barbosa, considerado o rei da lambada nos anos 1980 e 1990, é autor de “Adocica”, disse que começou a sentir os sintomas no fim de 2017 e procurou, imediatamente, ajuda médica em Fortaleza, onde mora.

Antes de descobrir o câncer, um outro médico errou o diagnóstico e o tratava como uma simples infecção urinária. Sem sucesso no tratamento, decidiu vir a São Paulo, onde passou pro exames no hospital Albert Einstein e foi diagnosticado com os tumores.

Deixe sua opinião

Continue Lendo

Famosos

Victoria Beckham diz que usa creme feito com seu próprio sangue

Publicado

em

Victoria Beckham, 44, disse que um dos cremes que usa para manter a pele hidratada tem na fórmula seu próprio sangue.

Em seu InstaStories, a ex-Spice Girl e mulher do jogador David Beckham revelou alguns detalhes de sua rotina de beleza. Além de máscaras e outros procedimentos, ela adotou uma das fórmulas da doutora Barbara Sturm.

“A Dr. Barbara Sturm pegou meu sangue e criou fatores de cura a partir das minhas próprias células que são altamente anti-inflamatórias e regenerativas”, explicou a cantora. O preparo feito pela dermatologista alemã, que tem uma linha de produtos com seu nome, custa 1.200 libras (cerca de R$ 5 mil).

Em seu site, Sturm é apresentada como uma especialista que desenvolveu tratamentos antienvelhecimento não cirúrgicos “reconhecidos mundialmente”.

Uma de suas técnicas é a “incubação, centrifugação e reintrodução das proteínas do sangue do próprio paciente. Quando o sangue é combinado com ácido hialurônico e injetado, esse tratamento tem efeito anti-inflamatório e altamente regenerativo no nível celular, que retorna o brilho jovem e combate, efetivamente, algumas das principais causas do envelhecimento da pele”.

Quando o produto é usado com regularidade, pode reduzir a inflamação da pele e estimular a formação de colágeno, informa o site da especialista.

Deixe sua opinião

Continue Lendo

Saúde

A dieta do jejum intermitente funciona?

Publicado

em

Badalada como uma das dietas do momento, o jejum intermitente funciona como método de emagrecimento pois faz o corpo utilizar seus estoques de gordura.

Os dois modelos mais difundidos são 5 por 2 – ou seja, cinco dias de alimentação normal e dois em semijejum – e agora também o de 16 por 8. O que significa que os pacientes podem comer normalmente durante um período de 8 horas e realizar um jejum de 16 horas seguidas.

Nesse formato, o paciente normalmente come entre 10h e 18h e durante o horário do jejum ele não pode comer nada, só ingerir água ou alguma bebida não calórica. A vantagem é que a parcela maior de horas do jejum coincide com o momento em que o paciente está dormindo.

Um estudo científico da Universidade Johns Hopkins (EUA) aponta que esse padrão de alimentação pode ajudar na perda de peso moderada por ser mais sustentável para alguns pacientes do que outras dietas mais restritivas. Entretanto, os estudos sobre o tema ainda estão em andamento para que todos os seus benefícios sejam comprovados.

Nutricionistas afirmam que o emagrecimento dependerá da adaptação da pessoa a médio e longo prazo. Mesmo com uma dieta intermitente, o paciente deve sempre incluir alimentos saudáveis na alimentação. O acompanhamento de um profissional da área é essencial para garantir o sucesso da dieta e a manutenção da saúde.

Deixe sua opinião

Continue Lendo

Perigo

Ator Caio Junqueira sofre grave acidente no Rio

Publicado

em

O ator Caio Junqueira sofreu um grave acidente na tarde de hoje, no Aterro do Flamengo, em frente ao Museu de Arte Moderna, na Glória.

De acordo com as primeiras informações, o artista estava sozinho no veículo e ficou preso às ferragens, mas foi retirado e encaminhado ao Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea. Ele não corre risco de vida.

De acordo com policiais do Aterro Presente, que inicialmente assumiram a ocorrência, o quadro de saúde de Caio é grave. O último trabalho de Caio foi na TV Globo, na série ‘O Mecanismo’.

 

Deixe sua opinião

Continue Lendo

MAIS LIDAS - 24 HRS