CONECTE CONOSCO

ATENÇÃO!

Links no WhatsApp para responder pesquisa sobre 2º turno são falsos

Nas mensagens que circulam pelo aplicativo, os usuários são convidados a clicar num link para um site falso

Publicado em

© Reuters / Dado Ruvic


Mensagens no WhatsApp que convidam a responder suposta pesquisa eleitoral do Datafolha sobre o segundo turno entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) leva a site falso. O instituto não trabalha com esse método para fazer levantamentos.

“O Datafolha só faz pesquisas eleitorais presenciais. Nunca por telefone ou internet”, diz Mauro Paulino, diretor do instituto.

Nas mensagens que circulam pelo aplicativo, os usuários são convidados a clicar num link para um site falso e a preencher um formulário com sua cidade, estado e candidato em quem irá votar.

Na sequência, a página exibe uma mensagem orientando a pessoa a compartilhar a pesquisa pelo WhatsApp para supostamente confirmar não ser um robô e ter acesso aos resultados da pesquisa.

Conforme mostrado em reportagens da Folha de S.Paulo, um método de disseminação de conteúdo semelhante já foi identificado em pelo menos duas oportunidades neste ano como forma de espalhar vírus pelo aplicativo de mensagens.

Pouco antes da Copa do Mundo, um site malicioso oferecia camisetas grátis da seleção brasileira. Algumas semanas depois, um golpe parecido oferecia internet grátis no celular. Ambos exigiam o compartilhamento do conteúdo pelo WhatsApp usando um sistema parecido com o que é usado nesses sites que tentam se passar pelos institutos de pesquisa.

Depois, uma mensagem dizia que o celular estava com vírus e induzia a pessoa a fazer a baixar um aplicativo para corrigir a situação. Esse download que era, na verdade, um vírus. A pedido da reportagem, a empresa de segurança digital Kaspersky Lab, que identificou originalmente o golpe durante a Copa, analisou os sites falsos dos institutos de pesquisa. De acordo com o analista Fabio Assolini, apesar da semelhança com os outros casos na disseminação do conteúdo, nas pesquisas falsas não há a instalação de aplicativos maliciosos. Com informações da Folhapress.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
Fonte: NOTÍCIAS AO MINUTO
Anunciante

entretenimento

James Bond: atriz será o novo agente 007 em filme da franquia

Publicado em

A atriz Lashana Lynch, vista recentemente em Capitã Marvel (2019), será a agente secreta 007 no novo filme de James Bond, o 25º da franquia, segundo o site The Daily Mail. O personagem Bond, ainda interpretado por Daniel Craig, estará de férias no Caribe e Nomi (Lynch) assumirá o posto de 007. Em produção e sem título definido, o longa deve estrear nos cinemas em abril de 2020.

Britânica de 31 anos e descendente de jamaicanos, Lynch começou a carreira em meados da década de 2000. Antes de ficar conhecida em Capitã Marvel, atuou em séries como Bulletproof (2018), Still Star-Crossed (2017), produzida por Shonda Rhimes, e Crims (2015). No cinema, trabalhou em Brotherhood (2016), Entre Amigas (2013) e Fast Girls (2012).

Com direção de Cary Joji Fukunaga (das séries True Detective e Maniac), Bond 25 tem no elenco nomes como Rami Malek, vilão do filme, Ralph Fiennes, Naomie Harris, Léa Seydoux, Jeffrey Wright e Ana de Armas. O cineasta divide o roteiro com Phoebe Waller-Bridge, criadora e atriz da série Fleabag, e Scott Z. Burns, parceiro de Steven Soderbergh e coautor de O Ultimato Bourne (2007).

Além de Bond 25, Craig encarnou o agente secreto em 007: Cassino Royale (2006), filme que redefiniu o personagem para os tempos atuais, 007 – Quantum of Solace (2008), 007 – Operação Skyfall (2012) e 007 Contra Spectre (2016). Juntos, os títulos acumularam US$ 3,173 bilhões nas bilheterias mundiais.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO

“Caldeirão Ypê”

Mais de 1 milhão de brasileiros cadastrados em promoção da Ypê têm dados expostos

Publicado em

Dados de mais de 1,2 milhão de brasileiros cadastrados no site de uma promoção da Ypê, marca de produtos de limpeza, chamada “Caldeirão Ypê”, ficaram expostos em decorrência da falha em uma API (interface de programação de aplicações), segundo o Tecmundo. O problema fez com que nomes completos, RG, CPF, ID de participação, data de nascimento, sexo, cidade, email, senha, telefone, data de cadastro, endereço IP, navegador utilizado e sistema operacional do computador/celular, dos cadastrados ficassem expostos.

De acordo com a reportagem, uma fonte anônima relatou o problema na sexta-feira (05) , citando que essa era sua última esperança, já que ele chegou a alertar a Ypê algumas vezes, mas a empresa não adotou nenhuma providência. No mesmo dia a comunicação da Ypê declarou que o problema já tinha sido detectada e corrigido. No entanto, “foi possível acessar os dados sem qualquer dificuldade”, destaca a matéria.

Somente na quarta-feira (10), o acesso aos dados foi bloqueado. A Ypê ressalta que mantém uma política de segurança da informação para o cumprimento de todas as normas legais a que está sujeita, bem como controles relativos à privacidade de dados”.

Problemas como este podem originar diversos novos caso de phishing. Com uma base de dados tão ampla e completa como esta, que inclui até RG e CPF, atacantes poderiam desenvolver novas campanhas com mensagens falsas, oferecendo alguma premiação falsa para ludibriar a vítima.

Os brasileiros são sempre listados como presas fáceis para esse tipo de golpe. De acordo com a Kaspersky o Brasil é o país mais afetado por esse vetor de ataque. Ofertas de emprego estão entre os temas mais comuns utilizados nesse processo para tentar enganar as pessoas.

“A análise detalhada está no novo relatório Spam e phishing no primeiro trimestre de 2019 e mostra que os destinatários dos spams receberam uma oferta tentadora de emprego de uma grande empresa. A mensagem convidava a vítima a entrar em um sistema gratuito de busca de vagas e solicitava a instalação de um aplicativo para dar acesso ao banco de dados de empregos”, explica a Kaspersky.

A promoção da Ypê já foi encerrada. Ao acessar o site a seguinte mensagem é exibida: “A Promoção Caldeirão Ypê terminou. Conheça mais sobre a gente em ype.ind.br”.

Caso você tenha se cadastrado, procure a Ypê para saber se os seus dados estão entre os que ficaram expostos.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO

CULTURA

Buritama abre inscrições para oficina de atuação em cinema

Publicado em

O Departamento de Cultura e Turismo de Buritama está com inscrições abertas para o laboratório de atuação em cinema, que será ministrado pela diretora gaúcha Vanise Carneiro. O curso, gratuito, é voltado para pessoas com idade acima de 14 anos e acontece nessa quarta-feira, dia 17 de julho, das 9h às 13h,

Para fazer a inscrição é necessário comparecer à biblioteca municipal “Prof. Oswaldo Januzzi” (praça Dom Lafaiete Líbano, 16, Centro), com RG e CPF. Ao todo, são oferecidas 20 vagas, por ordem de inscrição.

O laboratório de atuação para Cinema é uma oficina prática, onde serão realizados exercícios com câmera introduzindo o trabalho do ator na linguagem audiovisual. A capacitação é uma oportunidade para expor o ator, de forma natural, não interpretada.

As dinâmicas propostas envolvem exercícios para tirar a tensão e trazer o ator para o momento presente (aqui e agora). Haverá ainda exercícios de respiração buscando contato e percepção interior, estimulando a disponibilidade corporal, sensorial e emocional do ator, exercício de contracenação e ampliação da escuta.

Esse trabalho envolve também como educar o olhar para o entendimento da linguagem audiovisual (e suas diferenças com o teatro), explorando a relação ator/personagem e as relações da atuação com outras áreas da criação: fotografia, roteiro, som, direção de arte, etc.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (18) 3691-1740, pelo e-mail [email protected], ou no prédio da biblioteca municipal que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A capacitação é oferecida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do Pontos MIS, conta com a parceria do Departamento de Cultura e Turismo e apoio do Governo do Município de Buritama.

MINICURRÍCULO

Vanise Carneiro é atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco para cinema e pesquisadora na área, natural de Santa Maria, RS, cursou Bacharelado em Artes Cênicas pela UFRGS. Atuou em diversos espetáculos teatrais, curtas e longas-metragens.

Por sua atuação em cinema e teatro recebeu diversos prêmios entre eles prêmio Açorianos e prêmio José Lewgoy de Melhor Atriz, foi também premiada nos festivais de cinema de Gramado, Brasília, Ceará e São Luis do Maranhão.

Desenvolveu a pesquisa: Atuação para cinema – o trabalho do ator da preparação à filmagem, com bolsa de pesquisa do Fundo Municipal de Apoio a Arte de Porto Alegre. Nos últimos anos vêm ministrando oficinas de atuação e desenvolvendo o trabalho de preparação de elenco, com atores e não atores, para cinema. Vive em São Paulo desde 2011.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO
87