Oi, o que você está procurando?

EXPO 2018

Solenidade do Agronegócio reune principais representantes do setor

A tradicional solenidade do agronegócio da Exposição Agropecuária de Araçatuba foi realizada nesta quarta-feira, às 11h, no auditório do Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), localizado no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado. O evento reuniu autoridades, representantes sindicais do setor, empresários e produtores. Entre eles o chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Omar Cassin; do presidente do Sebrae-SP e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles e do secretário nacional do Ministério das Cidades, Gilmar Souza dos Santos, representando o ministro Alexandre Baldy.

Fábio Brancato, presidente do Siran, explica que a partir desta quarta-feira, começa o chamado segundo turno da feira, com eventos específicos para compartilhamento de informações e conhecimentos sobre o setor rural. Confira a programação:

Dia 12/07
8h30 – Circuito Agro – Banco do Brasil
14:30h – Workshop do Agronegócio
Tema 1:Sucessão Hereditária – Dr. Roberto Justo (Banco do Brasil)
Tema 2: O Futuro da Carne Brasileira – Comodite x Qualidade – Dr. Renato Galindo – Gerente de Linhas Especiais – Marfrig

Dia 13/07
11h – Workshop do Leite
Tema 1: Capacidade de sobrevivência do Girolando. Uma receita de sucesso!
Palestrante: Dr. Guilherme Marquez de Rezende – Gerente Nacional do Produto Leite da Alta Genetics.
Tema 2: Mastite bovina e programas de redução de CCS
Palestrante: Dr. José Pantoja – Professor da Unesp Botucatu

18h – Mesa Redonda: Ações Ambientais para o Futuro
– CATI – Dr. Cláudio Batistela e Siran – Mediador
– Carlupe Assessoria Ambiental – Dr. José Alves Pereira
– Advogado – Dr. Francisco Olivato
Temas:
– CAR = Cadastro Ambiental Rural
– PRA = Programa de Regularização Ambiental
– Compensação Ambiental

Agro Siran sediou julgamento que fez parte do Ranking Paulista

De 6 a 8 de julho, no espaço Agro Siran, da 59ª Exposição Agropecuária de Araçatuba, aconteceram os julgamentos dos bovinos da raça nelore. A atividade foi coordenada pela Casa do Nelore de Araçatuba, com o apoio da Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN) e Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Os animais foram julgados por João Augusto de Faria, jurado da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Ele avaliou nos bovinos o padrão que deve ser seguido pela raça, incluindo o desenvolvimento, peso, desempenho, a precocidade sexual aliado à carcaça e o rendimento. “O animal tem que ter os membros perfeitos, que também chamamos de aprumos, para poder andar e reproduzir. Então, quando é escolhido o melhor animal, é considerado o fato de que ele está em sua forma ideal “, explica o jurado.

Ele também destaca a evolução dos bovinos: “O gado nos anos anteriores tinha uma maior representatividade pela quantidade, mas agora o número de cabeças diminuiu e a qualidade aumentou. O gado está em um melhoramento genético muito grande, estamos muito melhores”.

Segundo a zootecnista e executiva da Casa do Nelore há 11 anos, Daniele Marques de Almeida, os animais que estiveram no julgamento de Araçatuba têm grande chance de participar da pista da Expoinel, em setembro, que acontece em Uberaba-MG. “Ela é a exposição mais importante do Nelore do Brasil e um desses animais pode ser o grande campeão nacional”, informa Daniele. Foram julgados 77 animais, de 12 expositores.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!