Uma força-tarefa vai intensificar o certo contra o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos durante da Exposição Agropecuária de Araçatuba, que será realizada no período de 6 à 15 de julho. O grupamento será formado por representantes do Juizado da Infância e Juventude, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Procon, Siran; e a segurança privada, o departamento jurídico e educadores contratados pela Rural Eventos para dar suporte à Exposição Agropecuária de Araçatuba.
As ações foram decididas durante reunião convocada pelo juiz da Infância e Juventude de Araçatuba, Adeilson Ferreira Negri e o promotor de justiça Joel Furlan para discussão de medidas em relação à venda e consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos no recinto da feira. O Siran, promotor da Expô Araçatuba e a Rural Eventos, empresa que organiza os eventos de entretenimento da feira consideram que as medidas decididas na reunião realizada no dia 29 de junho fortalecem regras já adotadas há vários anos no recinto, como por exemplo, a orientação e fiscalização dos comerciantes e demais profissionais do segmento bebidas, sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas às menores de 18 anos.
Durante os 10 dias da feira os integrantes da força-tarefa vão estar uniformizados e atuarão nas portarias do evento e em todo o recinto da Expô, principalmente na pista dos shows, para realizar campanha de conscientização tanto sobre a proibição prevista em lei do consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos, quanto aos problemas que o uso indevido causa à saúde e ao bem-estar, dentre os quais, doenças decorrentes da dependência do álcool.
Os maiores de 18 anos também serão abordados e orientados tanto sobre a importância de não facilitarem o consumo indevido por menores, quanto ao consumo de bebidas associado à direção de veículos e sobre as consequências que o excesso de bebida pode causar em sua permanência na festa e à sua saúde. Neste grupo etário, os abordados que concordarem, terão o símbolo “>18” aplicado em parte visível do corpo. O símbolo será uma forma de controle para a compra de bebidas alcoólicas; sem ele o consumidor precisará apresentar documento de identificação.
Denominada “Álcool para menores? Não curta essa ideia”, a campanha terá panfletos que serão distribuídos nas portarias e cartazes que vão ser afixados em todo o recinto. Os impressos terão mensagens sobre a proibição de venda direta ou facilitada de bebidas alcoólicas aos menores de 18 anos e esclarecimentos sobre os danos que o consumo indevido pode acarretar à saúde dos menores. Os materiais serão assinados pelo Tribunal de Justiça, Ministério Público do Estado de São Paulo, Vara da Infância e Juventude, Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, Fundação Procon, Siran, Rural Eventos e Garzotti Advogados.
Para ampliar a difusão da campanha, a Rural Eventos contratou e treinou rapazes e moças que vão reforçar a força-tarefa. Divididos em duplas, os agentes educativos para percorrer o recinto todas as noites para abordagens individuais com maiores e menores de 18 anos. A segurança privada contratada pela Rural Eventos atuará como reforço às ações.
Paralelamente, um grupo de jovens voluntários vai atuar no recinto em ações sociais com menores e maiores de 18 anos para divulgar importância que hábitos saudáveis proporcionam em todas as áreas da vida de pessoas de todas as idades. Os voluntários vão distribuir panfletos com mensagens que vão desde a proibição de fumar na área coberta da pista de shows, ao consumo de bebidas alcoólicas associado à direção de veículos e o consumo indevido por menores de idade.
Decisões
Além da realização da campanha de esclarecimento, a reunião entre as instituições que fiscalizam o cumprimento das leis que proíbem o consumo de álcool por menores de 18 anos, também decidiu que constatada a situação de risco envolvendo adolescentes por consumo de bebida alcoólica ou afins, o Conselho Tutelar tomará as providências administrativas cabíveis, através da identificação dos pais e comunicação da ocorrência ao Ministério Público.
A campanha também terá como alvo a fiscalização sobre a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos no comércio paralelo praticado no entorno do recinto é uma das ações. Para reforçar as medidas, a venda de bebidas destiladas será proibida neste ano pelo comércio existente na área externa do recinto.