Birigui participará da 50ª Feira Internacional da Moda em Calçado e Acessórios – Francal com nove empresas no estande coletivo e cinco expondo em espaços individuais. O evento será realizado de 16 a 19 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo e é responsável por apresentar os principais lançamentos da estação primavera-verão. No espaço compartilhado, também haverá um showroom com exemplares de outras marcas do polo e um profissional para entregar informações de contato dos fabricantes aos visitantes.
O estande é uma realização do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi), em parceria com a Prefeitura de Birigui, que está subsidiando aproximadamente 40% dos custos para cada empresa, conforme a lei municipal nº 6.365/2017. Serão três estandes de 9m², sete com 12m² e 30 espaços no showroom, que têm como objetivo mostrar a diversidade dos produtos de Birigui. Esse último espaço citado é 100% subsidiado e terá a exposição de calçados infantis e feminino adulto.
Nesta terça-feira, dia 4, o Sinbi e Prefeitura de Birigui assinaram o convênio que firma a parceria e que transfere R$56 mil para a participação das empresas. O ato aconteceu na Casa da Cultura Cristina Calixto. “Sabemos que o mercado não é fácil, mas juntos podemos chegar muito mais longe. Tenho certeza que vamos ampliar cada vez mais o nome de Birigui no cenário brasileiro, que já é conhecida como a Capital Brasileira do Calçado Infantil”, ressalta Wagner Poli, diretor do Sinbi.
O empresário Ivo Martins, da empresa Kimimo, participará pela primeira vez da Francal como expositor. A empresa está há 10 anos no segmento infantil e vende principalmente para os estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. O empresário conta que sua participação será focada em alavancar vendas e imagem da empresa, além de buscar conquistar espaço nos estados do nordeste.
EXPECTATIVAS
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelson Giardino, a participação, principalmente de médias e pequenas empresas, é extremamente importante para alavancar a indústria local e aproximar fabricantes de lojistas. “Eles passam a se conhecer melhor, num ambiente propício a negócios. Neste ano, particularmente com o showroom, poderemos mostrar ainda mais a capacidade de produtos e empresas de Birigui e trazer mais negócios ao polo, sempre com a preocupação de resultar em mais empregabilidade”, destaca Giardino.
MARCAS
Estarão no estande coletivo de Birigui, localizado na Rua 8, entre as letras H e I, as marcas: Grugui, Aline/Pekito, D’Karini, Faceboot, Kimimo, Mogly, Meli, Pinókio e Araçá Baby.
Em estandes individuais estarão: Kidy, na Rua 9, estande nº 48; La Femme, Rua 2, estande nº 51; Marys, Rua 6, estande nº 18; Pé com Pé, Rua 9, estande nº 38 e Zapplin, Rua 1, estande nº 26.
NOVIDADE
Tradicionalmente, o Sinbi realiza o lançamento do Projeto Comprador durante a Francal. Neste ano, a ação será especial, pois o evento de negócios que chegará em sua 16ª edição no próximo ano mudou de cara e passa a ter uma versão mais apropriada para a sua estrutura, passando agora a ser uma feira, chamada Fecab (Feira de Calçados de Birigui).
A diretora executiva do Sinbi, Sílvia Mestriner, explica que as feiras regionais têm ganhado cada vez mais destaque e que a mudança tem o objetivo de fortalecer o polo, gerar maior compreensão dos interessados sobre o propósito do evento, fortalecer o trabalho de divulgação e atrair mais lojistas. A feira acontecerá nos dias 5 e 6 de fevereiro.
“O Projeto Comprador, desde quando surgiu, possui um perfil de feira. Agora, partimos para ganhar mais força com essa nova roupagem; em 2019 ele ainda será realizado na sede do Sinbi, mas a intenção é que futuramente seja no centro de convenções do município, que está em projeto”, diz Sílvia.
Entre as novidades também está a possibilidade de setorização, ou seja, divisão por segmentos infantil e adulto feminino. Também haverá divulgações mais intensas na região, por vários meios de comunicação. “A Fecab é uma oportunidade para os fabricantes de Birigui mostrarem seus potenciais e a pujança do polo, num trabalho de cooperação que contribui para o acesso a novos mercados e maior competitividade das empresas. Para os lojistas de todo o Brasil, uma ótima alternativa para conhecer o que Birigui tem de melhor”, conclui.