Fique Conectado

DOENÇA X

Cientistas alertam sobre grave epidemia mundial com causa misteriosa

Em 2018, patógeno misterioso se juntou à lista da OMS que enumera doenças que poderiam provocar uma grande emergência internacional

Publicado 

em

Anunciante

Cada ano a Organização Mundial da Saúde (OMS) enumera doenças que poderiam provocar uma grande emergência internacional. Em 2018 à lista se juntou um patógeno misterioso.

A OMS pôs em alerta os cientistas e médicos de todo o mundo por causa de um novo e potencialmente mortal agente patogênico: a doença X, informou o jornal britânico The Telegraph.

Cada ano, a organização, que se encarrega de monitorar e salvaguardar a saúde mundial, convoca uma reunião de alto nível dos cientistas mais proeminentes para enumerar as doenças que poderiam provocar uma grande emergência internacional. Nos anos passados, a lista tem estado limitada a doenças mortais como a febre de Lassa, que atualmente está alastrando na Nigéria, e o ebola, que causou a morte de mais de 11 mil pessoas durante uma epidemia no oeste da África entre 2013 e 2016.

Um patógeno atualmente desconhecido

Filipe Fornari

Entretanto, neste ano a lista contém um patógeno misterioso. “A doença X representa o conhecimento de que uma grave epidemia internacional poderia ser causada por um patógeno, atualmente desconhecido, que provoca doenças humanas”, anunciou a OMS através de um comunicado.

“A história nos diz que é provável que o próximo grande surto seja algo que nunca vimos antes”, revelou ao The Telegraph John-Arne Rottingen, diretor executivo do Conselho de Investigação da Noruega e assessor científico do comitê da OMS.

Rottingen explicou que os cientistas planejam desenvolver “plataformas que funcionem para qualquer doença ou um grande número delas” e criar “sistemas que nos permitam tomar contramedidas a grande velocidade”. “Pode parecer estranho agregar uma ‘X’, mas o objetivo é nos prepararmos e planejarmos de maneira flexível em termos de vacinas e testes diagnósticos”, sublinhou o especialista.

Como poderia surgir a doença X?

Os avanços na tecnologia de edição de genes, que tornam possível a manipulação ou a criação de vírus completamente novos, significam que a doença X poderia surgir através de um acidente ou de um ato terrorista planificado.

Entretanto, é mais provável que a doença X possa desencadear-se por uma doença zoonótica, uma que se transmite de animais a humanos e se propaga para converter-se em uma epidemia ou pandemia.

As infeções zoonóticas que causaram estragos no passado incluem o vírus do VIH, que, segundo os cientistas, passou dos chimpanzés aos humanos e já matou 35 milhões de pessoas desde os anos 80.

“É vital que estejamos cientes e nos preparemos. Provavelmente este é o maior risco atualmente”, concluiu Rottingen. Com informações do Sputnik.

Deixe sua opinião

Fonte:
NOTICIAS AO MINUTO
Anunciante

Tecnologia

Tesla reforça segurança após acusar ex-funcionário de sabotar empresa

Nesta quinta-feira, 21, a empresa de carros elétricos Tesla, de Elon Musk, está reforçando a segurança em sua fábrica em Nevada, a Gigafactory, de acordo com informações do site CNBC. A medida é uma desdobramento da história que surgiu na companhia esta semana: Elon Musk disse, na última terça-feira, 19, que a Tesla foi ‘sabotada’ por um funcionário.

Segundo a CNBC, um amigo de Martin Tripp, funcionário acusado de roubar dados da empresa, avisou a Tesla que Tripp estava planejando atacar a companhia.

A reportagem do site entrou em contato com o departamento policial de Storey County, que é responsável pela região da fábrica da Tesla, e obteve a informação de que a ameaça foi investigada, mas não foram encontradas evidências de um ataque iminente. Segundo o site, o departamento policial continua investigando o caso.

Processo. Nesta quarta-feira, 20, a Tesla oficializou a acusação contra o funcionário Martin Tripp por meio de um processo. A empresa ainda não identificou todos os planos envolvidos nas ações de Tripp. No entanto, Musk afirmou que o compartilhamento de informações internas com pessoas de fora prejudicou as operações da empresa.

Filipe Fornari

Deixe sua opinião

Continue Lendo

Copa 2018

Polícia investiga ameaças ao colombiano Carlos Sánchez, expulso na estreia

A atuação de Carlos Sánchez na estreia da Colômbia na Copa do Mundo da Fifa virou caso de polícia. Segundo notícia da emissora colombiana BLU Radio, o volante está sofrendo ameaças em redes sociais e a polícia local já iniciou uma investigação sobre o caso.

Na Colômbia, desde a morte do zagueiro Escobar, após a Copa de 1994, qualquer tipo de ameaça a qualquer pessoa pública em rede social é investigada para evitar maiores proporções.

Escobar foi assassinado em Medellín logo após o Mundial de 1994. O zagueiro fez um gol contra na derrota por 2 a 1 para os Estados Unidos. Naquele ano, os cafeteros caíram logo na primeira fase com outras derrotas diante de Romênia e Suíça.

As ameaças à vida de Carlos Sánchez tiveram início após a expulsão do volante com apenas três minutos de jogo na derrota contra o Japão por um toque de mão dentro da área. Com o revés, a Colômbia precisa vencer a Polônia na segunda rodada do Grupo D para seguir com chances de classificação.

Filipe Fornari

Deixe sua opinião

Continue Lendo

Beleza

Russa supera francesa e é a nova ‘menina mais bonita do mundo’

No Instagram a menina segue com mais de 1 milhão de seguidores

menina russa Anastasiya Knyazeva vem sendo considerada a mais nova “menina mais bonita do mundo”. O sucesso de Anastasiya está superando o da francesa Thylane Blondeau, que pode ser conferida na foto abaixo.

Ela foi considerada a menina mais bonita do mundo quando era um pouco mais velha que Anastasiya, aos 10 anos.

A descoberta foi através das redes sociais da criança, que é coordenada por sua mãe Anna. No Instagram, a menina segue com mais de 1  milhão de seguidores.

Com grandes olhos verdes acinzentados e roupas estilo “bonequinha”, a menina se destaca e já posou para grandes grifes de roupas infantis, trabalho que faz há alguns anos.

Filipe Fornari

A fotogenia da menina é incontestável. Sua conta é atualizada constantemente com fotos e vídeos, como o que pode ser visto abaixo, no qual ela sorri para a câmera e manda beijo para seus seguidores.

A pesar da pouca idade, a menina já é representada pela agência President Kids Management, PK Management, uma agência russa que já a escalou para trabalhos com grifes russas como a Amoreco e a Kisibiano.

Deixe sua opinião

Continue Lendo

ATUALIZAÇÃO

WhatsApp mostrará quando mensagem é reecaminhada a terceiros

Aplicativo trabalha em funcionalidade pedida pelos usuários

O WhatsApp está trabalhando em uma atualização há tempos pedida pelos usuários: a liberação de uma notificação quando uma mensagem é reencaminhada para terceiros. Inicialmente, porém, apenas o destinatário será notificado e saberá que o conteúdo não é original.

De acordo com o portal B9, haverá um adendo: quando o remetente escrever um texto e ele for copiado, colado e encaminhado pelo destinário, o WhatsApp não vai considerar o conteúdo como texto reencaminhado.

A expectativa é que, em um segundo momento, os remetentes originais de mensagens encaminhadas também sejam notificados quando seus conteúdos forem repassados. A data da nova atualização ainda não foi divulgada.

Filipe Fornari

Deixe sua opinião

Continue Lendo

MAIS LIDAS - 24 HRS