Oi, o que você está procurando?

MAIS SOPMBRA

Meio Ambiente de Birigui promove campanha permanente de distribuição grátis de mudas

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, conta com uma campanha permanente de distribuição gratuita de mudas de árvores para calçadas. A meta é aumentar a arborização do município.

“A região noroeste do Estado de São Paulo é uma das mais devastadas de todo o Estado. Precisamos mudar esta realidade. Não existe outro caminho se não for plantando árvores”, disse o diretor municipal de Educação Ambiental, Jefferson Rabal.

Segundo o diretor, as mudas oferecidas para a população são de espécies adequadas para calçadas e recomendadas pela legislação municipal. Cerca de 13 espécies estão disponíveis no Viveiro Municipal (Veja, abaixo, lista das espécies disponíveis). Vale lembrar que Birigui conta com uma lei municipal (4.481/2004) que determina o plantio de uma árvore em frente de cada residência.

A escolha da árvore adequada deve ser feita levando em consideração a largura da calçada, o tamanho da frente do lote, a existência ou não de equipamentos públicos e as redes de água, esgoto e de energia.

“Temos espécies adequadas para todos os imóveis da cidade. Além da legislação que exige o plantio de uma árvore a cada dez metros de testada, é importante lembrar os benefícios que a arborização produz para a cidade, como, por exemplo, o conforto térmico, a melhoria na qualidade do ar, a redução d a poluição e o embelezamento da cidade” lembrou Rabal.

COMO RETIRAR MUDAS? – Para retirar uma muda o munícipe precisa comparecer na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fica rua Siqueira Campos, 362, Centro, e retirar uma requisição. No local o morador receberá orientações básicas e, na sequência, poderá retirar sua muda no Viveiro Municipal, que fica na rua Fernando Castilho, s/n.º, no Jardim Ipê.

O horário de atendimento da Secretaria de Meio Ambiente é das 7h30 às 17 (não fecha para o almoço). Já o horário de atendimento do Viveiro Municipal é das 8h às 16h30 (não fecha para o almoço).

No viveiro, além de mudas para as calçadas urbanas também são produzidas mudas para áreas públicas da cidade, como praças, jardins, canteiros centrais e prédios públicos.

Espécies disponíveis para o plantio na calçada:

–         Pata-de-vaca

–         Resedá-gigante

–         Coração-de-negro

–         Quaresmeira

–         Jacarandá-mimoso

–         Aroeira-salsa

–         Resedá

–         Ipê-branco

–         Pau-brasil

–         Mirindiba-rosa

–         Jacarandá-caroba

–         Aroeira-pimenteira

–         Sibipiruna

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!