Oi, o que você está procurando?

PLANEJAMENTO

III Conferência Intermunicipal de Educação acontece neste sábado em Andradina

Andradina sedia a III Conferência Intermunicipal de Educação da região administrativa de Araçatuba em uma iniciativa da Secretaria de Educação do Governo Municipal, que acontecerá neste sábado (03) das 7h30 às 18h30 nas dependências da Escola Estadual João Brembatti Calvoso (JBC).

Com a presença estimada de mais de 200 delegados representando 43 municípios, a Conferência é a fase que antecede etapa Estadual, sendo um espaço democrático onde a sociedade civil participa da Educação brasileira e das discussões de forma a avaliar a execução e acompanhar o monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE). Além disso, as conferências subsidiam a elaboração do Plano Nacional para o decênio subsequente.

 O coordenador executivo da conferência, professor Marcos Francisco Alves (foto), explica que as atividades serão desenvolvidas das 7h30 às 18h30 e cada município teM um limite de delegados para inscrever, de acordo com a população da cidade.

De acordo com ele, essas conferências têm por objetivo ser um espaço democrático onde a sociedade civil pode falar e ser ouvida sobre como a Educação brasileira pode melhorar, de forma a avaliar a execução e acompanhar o monitoramento do PNE. Além disso, as conferências subsidiam a elaboração do Plano Nacional para o decênio subsequente.

Todos e todas que estiverem interessados em participar dos debates sobre a educação do município, estado e do país podem acompanhar a conferência. Estudantes, crianças e adolescentes, gestores e gestoras de educação, pais e familiares, comunidade escolar, professores(as), trabalhadores(as) da educação, integrantes de Conselho Escolar, Conselho de Educação, Conselho de Alimentação e transporte, movimentos sociais, sindicatos etc. Araçatuba terá maior representativa, com até 49 representantes.

Andradina participa com 14 delegados eleitos em plenária ocorrida em dezembro de 2017, organizada pelo Conselho Municipal de Educação sob presidência da professora Sandra Arces .

O cronograma está divido entre credenciamento, solenidade de abertura, aclamação do regimento e palestra com a professora e doutora Madalena Guasco Peixoto. Após o almoço, os grupos farão exposição e debates e depois da plenária final serão escolhidos os delegados para a etapa estadual da Conferência.

O tema é “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. O objetivo desta edição será monitorar e avaliar cumprimento do PNE, suas metas e estratégias e propor políticas e ações para a etapa nacional da Conferência de Educação que acontecerá em Brasília.

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!