Oi, o que você está procurando?

Cultura

Carnaval 2018 de Araçatuba terá blocos, exposição e oficinas

As comemorações de uma das mais tradicionais festas brasileiras, o Carnaval, começará mais cedo em Araçatuba. Atrações em diversas modalidades acontecerão a partir do dia 1º de fevereiro, buscando entreter a população e levar a cultura carnavalesca por meio de exposições, oficinas e da música.

A programação do “Vem pra avenida. É carnaval!” é especial em 2018. De acordo com a secretária da Cultura Tieza Lemos Marques, tudo foi pensado com o objetivo de “reforçar a história e cultura do nosso povo, amplamente divulgadas com as comemorações do Carnaval”.

Para ela, “essa festa precisa ser valorizada e realizada, porque o que se pretende conseguir com ela é propagar o estilo de vida brasileiro. O nosso Carnaval acontecerá com organização, alegria e qualidade, porque acreditamos que é isso que o araçatubense merece”.

De 1 a 13 de fevereiro, o Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP) abrigará a exposição “Carnaval e Sua Gente: Lembranças do Carnaval”. Nos dias 01, 02 e 03 haverá a oficina “Brasil Cantado em Samba Enredo”, destinada a professores, alunos e demais interessados, no Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues.

No dia 10 toda a população está convidada a festejar pelas ruas de Araçatuba. A folia começará às 19h, com concentração defronte ao Centro Cultural Ferroviário, onde haverá o Corso Carnavalesco, com concurso de blocos, às 20h, seguindo até o Baile de Carnaval acontecer às 21h, na avenida que dá acesso ao Recinto de Exposições, Doutor Alcides Fagundes Chagas, no bairro Aviação. Neste mesmo local será realizada a Matinê de Carnaval, no dia seguinte (11), das 16h às 20h.

Inscrições para os concursos do Carnaval 2018

Às 20h do dia 02 de fevereiro, no Shopping Praça Nova, serão escolhidos o Rei Momo e a Rainha do Carnaval 2018, que receberão
R$ 2.000,00 cada um. Neste dia a entrega da premiação será simbólica, sendo o valor pago posteriormente pela Secretaria Municipal da Fazenda.

Os interessados em se candidatar deverão:

– Ter mais de 18 anos;
– Ser morador de Araçatuba;
– Ter plena disponibilidade para cumprir os compromissos estabelecidos pela Secretaria Municipal da Cultura antes e durante o período de carnaval;
– Estar apto(a) física e mentalmente; e
– Demonstrar conhecimento mínimo sobre a atividade a ser desempenhada.

Cada candidato(a) deverá preencher a ficha de inscrição na Secretaria Municipal da Cultura, no período de 22 a 31 de janeiro, anexando cópia de RG, CPF e comprovante de residência, além de assinar declaração de concordância com o regulamento e aptidão física para realizar as atividades pertinentes.

As inscrições para o concurso dos blocos (grupo de indivíduos uniformemente caracterizados e ordenados com uma finalidade comum) serão feitas no período de 22 de janeiro a 07 de fevereiro, das 09h às 17h, na Secretaria Municipal da Cultura, mediante preenchimento da ficha de inscrição e apresentação de cópia de RG, comprovante de residência ou sede (se entidade) em Araçatuba e de CPF ou CNPJ (se entidade). O concurso acontecerá no dia 10 de fevereiro, durante o corso carnavalesco.

Três blocos serão premiados, de acordo com as categorias: bloco mais numeroso; bloco mais animado; e originalidade.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!