Connect with us
Banner Samar Eco

Estado de SP

Doe sangue: estoque dos tipos O+, O-, A- e B+ estão em estado crítico

Publicado

em

A Fundação Pró-Sangue está precisando de doadores. Os estoques de sangue O+, O-, A- e B+ estão em estado crítico. Já o tipo A+ está em estado de alerta. Faça sua parte e ajude a salvar vidas. Doar sangue é mais simples do que você imagina. Veja a lista dos postos e os horários de funcionamento.

Importante lembrar que os estoques podem variar diariamente. Para consultar, acesse o site da Fundação Pró-Sangue.

Conheça os requisitos para doação de sangue:
– Estar em boas condições de saúde.
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
– Pesar no mínimo 50kg.
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
– Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários
– Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
– Gravidez.
– 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
– Tatuagem nos últimos 12 meses.
– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
– Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses Estados deve aguardar 12 meses.

Impedimentos definitivos
– Hepatite após os 11 anos de idade (*).
– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
– Uso de drogas ilícitas injetáveis.
– Malária.

* Hepatite após o 11º aniversário: recusa definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: recusa definitiva; Hepatite por medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.

Intervalos para doação
– Homens: 60 dias (máximo de 4 doações nos últimos 12 meses).
– Mulheres: 90 dias (máximo de 3 doações nos últimos 12 meses).

Veja mais informações sobre doação de sangue no site da Fundação Pró-Sangue.

Deixe sua opinião

Portal SP

Música

Em show no dia 25, ‘Choro das 3’ homenageia Nelson Gonçalves, em Araçatuba

O cantor Paulo Godoy divide o palco com as ‘meninas do choro’

Publicado

em

Nelson Gonçalves, um dos maiores cantores do Brasil, é o grande homenageado na Praça Getúlio Vargas, em Araçatuba, nesta sexta-feira, dia 25. O tributo é uma das várias homenagens, em formato de show, que o premiado Choro das 3 realiza este ano, para comemorar os 100 anos do cantor.

Aplaudido dentro e fora do Brasil como um dos mais importantes grupos de música instrumental da atualidade, o Choro das 3 reúne as irmãs Corina (flauta), Elisa (bandolim, clarinete) e Lia (violão 7 cordas), além do pai Eduardo (pandeiro).

Neste tributo, o grupo conta ainda com a companhia do cantor Paulo Godoy, cuja potência e timbre musical, muito parecidos com o do homenageado, vão encantar e impressionar a plateia.

A execução de sucessos como “A Volta do Boêmio” e “Naquela Mesa” vai mostrar o quanto Nelson Gonçalves, que morreu há 20 anos e era dono de uma voz poderosa e inesquecível, continua vivo na memória dos brasileiros como um dos maiores cantores dos últimos tempos, ídolo do rádio nos anos 1940 e 1950, e campeão de venda de discos.

“Para o Choro das 3, ao lado do nossos amigo Paulo Godoy, é uma honra lembrar de um talento tão importante que marcou época e completaria 100 anos em 2019. Até hoje Nelson é uma grande referência musical no país”, afirma a flautista Corina, porta-voz do grupo.

Além desta homenagem, o público terá a oportunidade de ver de perto o talento musical das ‘meninas do choro’, como são mais conhecidas no cenário musical, com a apresentação de composições inéditas e choros consagrados.

Com uma discografia criativa e alento para encantar multidões, o Choro das 3 chega aos 16 anos de existência com uma carreira consolidada, um marco de longevidade dentro da música instrumental.

Música desde sempre

As “meninas do choro” eram crianças, quando lá atrás, começaram a se interessar pela música instrumental. Corina, a irmã mais velha, puxou a fila, aos 8 anos, graças a influência de um CD de Altamiro Carrilho, que pertencia ao pai, Eduardo Roque. Ela conta, brincando, que ouviu este CD até furar. Não demorou para que as irmãs Lia e Elisa, também se juntassem a ela e escolhessem seus instrumentos.

Experientes nas rodas de choro em São Paulo, todos os finais de semana, ajudou a amadurecer o interesse do jovem trio pelo choro, estilo que as consagrou dentro e fora do Brasil. Junto com o pai Eduardo estava ali formado o Choro das 3, em 2002.

SERVIÇO

Show: A Volta do Boêmio – 100 anos de Nelson Gonçalves
Data: 25 de janeiro, 20h
Local: Praça Getúlio Vargas, s/n – Araçatuba
Entrada Grátis

Deixe sua opinião

Continue Lendo

AGORA

Família fica “refém” em quarto cercado por abelhas

Publicado

em

Pelo menos seis pessoas, incluindo uma criança, estão trancadas em um quarto cercado por abelhas, no bairro Jupiazinho, em Castilho. Bombeiros de Andradina estão dando apoio no local para tentar conter o enxame. De acordo com o site Paparazzi News, que fez uma transmissão na página do facebook, no local há alguns animais mortos devido aos ataques das abelhas.

O jornalista Rony Willer, informou que até agora encontraram alguns pássaros e um cachorro morto. O enxame invadiu uma casa e a família está trancada em um dos quartos. Ainda não foi possível saber se há algum morador que chegou a ser atacado pelo enxame.

A informação é de que um apicultor está no local com bomba de fumaça para tentar conter o ataque das abelhas. (Com informações: Paparazzi News)

OUTRO CASO

No último dia 17 um casal de idosos foi vítima de um ataque de enxame de abelhas em Monte Aprazível. A mulher, de 67 anos, que levou 300 picadas ainda está internada na Santa Casa da cidade. O marido, Antônio Jorge Beche, chegou a ser socorrido mas morreu no hospital.

Deixe sua opinião

Continue Lendo

Birigui

Salmeirão avança em sua reforma administrativa e troca secretários de Saúde e de Finanças

Publicado

em

Gilmar Trecco Cavaca não é mais o secretário municipal de Saúde de Birigui (Foto: Divulgação)

O professor de educação física e ex-vereador Gilmar Trecco Cavaca não é mais o secretário municipal de Saúde de Birigui. Ele estava à frente da pasta desde o início da gestão de Cristiano Salmeirão (PTB), que assumiu em janeiro de 2017.

Em seu penúltimo ano de seu primeiro mandato como prefeito, Salmeirão prossegue com sua reforma administrativa, trocando o comando de seu primeiro escalão.

Em fevereiro, terá nova mudança em seu staff, com a já anunciada saída do secretário municipal de Finanças, Adonai Henrique Brum da Silva.

A troca de nomes do secretariado de Salmeirão teve início em dezembro, com a saída de Elder Scanferla da Cultura e Turismo. Em seu lugar, está a secretária de Educação, Meiriane Beltran, que passou a responder também pela Cultura e Turismo.

NOVOS NOMES

Já os substitutos de Cavaca e Adonai serão os adjuntos das pastas, Marian Fátima Nadak (Saúde) e Edvaldo Nogueira (Finanças), até que novos nomes sejam escolhidos para os cargos.

O prefeito de Birigui elogiou e agradeceu o trabalho de Cavaca e Silva. “Na Saúde, ampliamos os serviços; nas Finanças, houve aumento de receita”.

MUDANÇAS ANTERIORES

Em julho do ano passado, Salmeirão fez as primeiras mudanças em seu secretariado.

O jornalista Tiago Lotto assumiu a Secretaria de Expediente e Comunicação Administrativa no lugar de Elisabete Grassi Cruz. E o engenheiro Saulo Giampietro substituiu o então titular da Secretaria de Obras, Milton Lot Júnior.

Adonai Henrique Brum vai sair em fevereiro

Deixe sua opinião

Continue Lendo

Interior de SP

Casal de namorados morre após carro despencar em viaduto

Publicado

em

Um casal de namorados morreu em um acidente no km 127 da Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), em Americana, interior de São Paulo. O carro em que eles estavam despencou do viaduto sobre a linha férrea.

As vítimas foram identificadas como Ana Paula Braga, de 36 anos, e Dimas Henrique Marques Argentin, de 27 anos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 5h deste domingo (20) e o local fica perto do acesso para Nova Odessa (SP) .

Os bombeiros informaram ainda que o veículo Hyundai i30 despencou por um vão entre a rodovia e a linha do trem que passa abaixo da SP-304, uma altura de 15 metros. Não foi identificado nenhum outro veículo envolvido no acidente.

Segundo o G1, o homem estava dirigindo e a mulher estava no banco do passageiro. O casal morreu no local.

A Perícia da Polícia Civil vai investigar as causas do acidente.

Deixe sua opinião

Continue Lendo

MAIS LIDAS - 24 HRS