Fique Conectado

Sud Mennucci

Mulher não aceita fim de relacionamento e ateia fogo ao próprio corpo

Namorado tentou ajudá-la e também acabou se ferindo após a discussão, em Sud Mennucci (SP). Casal foi socorrido por familiares e permanece internado na Santa Casa de Araçatuba.

Anunciante

Uma briga de casal quase terminou em tragédia em Sud Mennucci (SP), na noite de quarta-feira (10).

Segundo a Polícia Militar, depois de uma discussão, a mulher, de 29 anos, não teria aceitado o fim do relacionamento e jogou álcool no próprio corpo. Após espalhar o produto inflamável, ela ainda teria ateado fogo.

O homem, de 33 anos, tentou ajudá-la e também acabou se queimando. O casal foi socorrido com queimaduras por familiares à Santa Casa de Sud Mennucci, mas por causa da gravidade dos ferimentos, foi transferido para a Santa Casa de Araçatuba.

Os dois permanecem internados e a polícia investiga o caso.

Oque você acha disso?

g1
Anunciante

Cultura

Carnaval 2018 de Araçatuba terá blocos, exposição e oficinas

As comemorações de uma das mais tradicionais festas brasileiras, o Carnaval, começará mais cedo em Araçatuba. Atrações em diversas modalidades acontecerão a partir do dia 1º de fevereiro, buscando entreter a população e levar a cultura carnavalesca por meio de exposições, oficinas e da música.

A programação do “Vem pra avenida. É carnaval!” é especial em 2018. De acordo com a secretária da Cultura Tieza Lemos Marques, tudo foi pensado com o objetivo de “reforçar a história e cultura do nosso povo, amplamente divulgadas com as comemorações do Carnaval”.

Para ela, “essa festa precisa ser valorizada e realizada, porque o que se pretende conseguir com ela é propagar o estilo de vida brasileiro. O nosso Carnaval acontecerá com organização, alegria e qualidade, porque acreditamos que é isso que o araçatubense merece”.

De 1 a 13 de fevereiro, o Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP) abrigará a exposição “Carnaval e Sua Gente: Lembranças do Carnaval”. Nos dias 01, 02 e 03 haverá a oficina “Brasil Cantado em Samba Enredo”, destinada a professores, alunos e demais interessados, no Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues.

No dia 10 toda a população está convidada a festejar pelas ruas de Araçatuba. A folia começará às 19h, com concentração defronte ao Centro Cultural Ferroviário, onde haverá o Corso Carnavalesco, com concurso de blocos, às 20h, seguindo até o Baile de Carnaval acontecer às 21h, na avenida que dá acesso ao Recinto de Exposições, Doutor Alcides Fagundes Chagas, no bairro Aviação. Neste mesmo local será realizada a Matinê de Carnaval, no dia seguinte (11), das 16h às 20h.

Inscrições para os concursos do Carnaval 2018

Às 20h do dia 02 de fevereiro, no Shopping Praça Nova, serão escolhidos o Rei Momo e a Rainha do Carnaval 2018, que receberão
R$ 2.000,00 cada um. Neste dia a entrega da premiação será simbólica, sendo o valor pago posteriormente pela Secretaria Municipal da Fazenda.

Os interessados em se candidatar deverão:

– Ter mais de 18 anos;
– Ser morador de Araçatuba;
– Ter plena disponibilidade para cumprir os compromissos estabelecidos pela Secretaria Municipal da Cultura antes e durante o período de carnaval;
– Estar apto(a) física e mentalmente; e
– Demonstrar conhecimento mínimo sobre a atividade a ser desempenhada.

Cada candidato(a) deverá preencher a ficha de inscrição na Secretaria Municipal da Cultura, no período de 22 a 31 de janeiro, anexando cópia de RG, CPF e comprovante de residência, além de assinar declaração de concordância com o regulamento e aptidão física para realizar as atividades pertinentes.

As inscrições para o concurso dos blocos (grupo de indivíduos uniformemente caracterizados e ordenados com uma finalidade comum) serão feitas no período de 22 de janeiro a 07 de fevereiro, das 09h às 17h, na Secretaria Municipal da Cultura, mediante preenchimento da ficha de inscrição e apresentação de cópia de RG, comprovante de residência ou sede (se entidade) em Araçatuba e de CPF ou CNPJ (se entidade). O concurso acontecerá no dia 10 de fevereiro, durante o corso carnavalesco.

Três blocos serão premiados, de acordo com as categorias: bloco mais numeroso; bloco mais animado; e originalidade.

Oque você acha disso?

Continue Lendo

REGIÃO

Idoso sofre queimaduras ao ser atingido por raio embaixo de árvore em Ibitinga

Segundo os bombeiros, homem de 64 anos sofreu diversas lesões nas pernas e costas. Ele está internado na UTI da Santa Casa.

Idoso foi atingido por raio embaixo de árvore em Ibitinga (Foto: Arquivo Pessoal / G1 )

Um idoso foi gravemente ferido após ser atingido por um raio na tarde desta quarta-feira (17), no bairro Vila Simões, em Ibitinga (SP).

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima, de 64 anos, estava sentada embaixo de uma árvore na rua Antenor Simões quando foi atingida pelo raio por volta de 13h30.

Laerte Wanderley Tambolin foi encontrado consciente e encaminhado à unidade de pronto-atendimento da cidade.

No entanto, ainda de acordo com os bombeiros, o idoso sofreu graves queimaduras nas pernas e nas costas e foi encaminhado à Santa Casa de Ibitinga, onde está internado na UTI.

Como se prevenir de raios

  • Durante as tempestades fique em casa.
  • Saia somente se for absolutamente necessário.
  • Não retire nem coloque roupa em estendedores (varais) de arame durante a tempestade.
  • Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas.
  • Não manipule materiais inflamáveis em recipientes abertos.
  • Não operar tratores ou máquinas, especialmente, para rebocar equipamentos metálicos.
  • Se você estiver viajando permaneça dentro do automóvel; os automóveis oferecem uma excelente proteção contra raios.
  • Busque refúgio no interior de edifícios.
  • Mantenha-se longe de árvores isoladas.
  • Não permaneça dentro d’água durante as tempestades.
  • Em casa, permaneça longe de portas e janelas.
  • Evite áreas altas, busque refúgio em lugares baixos.

Oque você acha disso?

Continue Lendo

APURAÇÃO

Troca de bebês: Diretoria da Santa Casa instaura sindicância

A diretoria clínica da Santa Casa de Araçatuba instaurou uma sindicância nesta quarta-feira, assim que tomou conhecimento da denúncia de uma troca de bebês recém-nascidos após o banho, na manhã de terça-feira. O caso foi descoberto por uma conhecida de uma das mães, que percebeu a diferença entre o bebê que ela havia visto na foto após o parto e o bebê que estava com sua amiga quando foi visitá-la.

A informação de que o hospital instaurou uma sindicância para apurar a denúncia foi informada nesta quarta-feira (17) pela assessoria de imprensa da Santa Casa. Uma comissão vai investigar para apurar o que realmente aconteceu e quem foi o responsável. Apesar dos bebês terem sido levados para as mães “erradas” após o banho as pulseiras de identificação estavam corretas.

O CASO

A troca de dois recém-nascidos na Santa Casa de Araçatuba gerou confusão entre familiares e funcionários, na noite de terça-feira (16), e virou caso de polícia na madrugada desta quarta (17). Os bebês ficaram por cerca de 9 horas com a mãe errada.

A destroca foi feita após uma visita notar o equívoco e acionar a Polícia Militar. As mães e seus respectivos recém-nascidos continuam internados no hospital.

De acordo com o registro policial, as duas mães deram entrada no hospital na segunda-feira (15). Ambas foram submetidas a cesariana e tiveram duas meninas.

Segundo relato de uma delas, que mora em Araçatuba e tem 21 anos, sua filha, com apenas um dia de vida, foi levada pela equipe de enfermagem por volta das 9h da manhã desta terça-feira para o banho diário. O retorno ocorreu cerca de uma hora depois.

A outra mãe, de 27 anos e que reside em Bilac, disse a mesma coisa à polícia. Ela argumentou que sua filha foi levada por volta das 9h para o banho, tendo o funcionário retornado ao quarto às 10h.

A troca dos bebês foi notada por uma parente da mãe que mora em Araçatuba. Ela contou aos policiais que tinha visto foto da menina e que a criança que ela visitava não se parecia com ela.

A confirmação do equívoco ocorreu quando a pulseira de identificação no braço da recém-nascida foi consultada. O nome de mãe era outro, o da moradora de Bilac.

A mãe de Bilac disse não ter notado a troca pelo fato de o bebê ter dormido boa parte do dia. Ela afirmou que soube da confusão quando funcionários foram até seu quarto para pegar a menina, na noite de ontem.

Diante da confusão, a Polícia Militar foi acionada e registrou a versão das mães e testemunhas. O atendimento no local foi feito pelo tenente PM Siqueira e cabos Luís Antônio, Gudaitis e Pavan.

OUTRO TURNO
Duas enfermeiras ouvidas disseram que, ao comprovar a troca inicialmente alertada por familiares, os bebês foram levados para o berçário, onde se deu a destroca das meninas, após confirmação do erro.

As funcionárias disseram à polícia que o incidente ocorreu durante o dia, portanto em outro turno de serviço.

ECA

A ocorrência foi apresentada no início da madrugada de hoje na central de flagrante de Araçatuba. O delegado plantonista Flávio Barbieri Brassioli enquadrou o caso com base no artigo 229 do ECA (Estatuto de Criança e Adolescente) – “Deixar o médico, enfermeiro ou dirigente de estabelecimento de atenção à saúde de gestante de identificar corretamente o neonato e a parturiente, por ocasião do parto, bem como deixar de proceder aos exames referidos no art. 10 desta Lei”.

O artigo prevê pena de detenção de 6 meses a 2 anos, quando o ato é praticado com dolo (intencional); e de detenção de 2 a 6 meses, ou multa, em caso de procedimento culposo (sem intenção).

Oque você acha disso?

Continue Lendo

Facebook

Anunciante

MAIS LIDAS DO DIA