Fique Conectado

Tecnologia

Defesa Civil do Estado lança a Operação Chuvas de Verão 2017/2018

Operação visa preservar vidas e reduzir danos humanos, materiais e ambientais; alertas de riscos de desastres via SMS serão usados

A iniciativa tem o propósito de preservar vidas e reduzir danos humanos, materiais e ambientais, principalmente no período de chuvas que se aproxima
Anunciante

A Defesa Civil do Estado de São Paulo iniciou na sexta-feira (1º de dezembro) a “Operação Chuvas de Verão”, que se estende até 31 de março de 2018.  A iniciativa tem o propósito de preservar vidas e reduzir danos humanos, materiais e ambientais, principalmente no período de chuvas que se aproxima.

O lançamento da ação aconteceu em evento no Palácio dos Bandeirantes, no qual foram entregues a 49 municípios cartas de suscetibilidade, elaboradas pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), e setorizações de risco, elaborados pelo IPT por meio de contratação da Defesa Civil Estadual.

Durante a “Operação Chuvas de Verão” são deflagrados os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), específicos para escorregamentos e inundações, com o objetivo de prevenir e mitigar os impactos associados aos eventos típicos do período chuvoso.

Ao todo, serão operacionalizados oito planos preventivos, que abrangem os 175 municípios mais vulneráveis do Estado, sendo um específico para inundações (Vale do Ribeira) e sete para escorregamentos (Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, Região de Campinas, Região de Sorocaba e Região de Itapeva).

Além dos municípios citados, todos os demais são diariamente monitorados e assistidos pela Defesa Civil Estadual. Para preparar os agentes municipais que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs) são realizadas Oficinas Preparatórias para a Operação Chuvas de Verão.

As oficinas funcionam como treinamento das práticas preventivas e operacionais para minimizar os efeitos de eventos como deslizamento de terra e inundações. Desde 2015, no mesmo período, ocorre a atuação conjunta de diferentes agências do Estado e município de São Paulo no Centro Integrado de Comando e Controle – CICC (Rua Jorge Miranda, 568, São Paulo/SP).

Essa integração tem como objetivo a consolidação de forma integrada de um sistema de preparação e resposta a eventos adversos, decorrentes dos fenômenos naturais típicos do período de verão, visando, assim, a otimização e integração dos trabalhos para obtenção da maior eficácia e produtividade dos recursos humanos e materiais.

Para o verão de 2017/2018 a população conta ainda com a nova ferramenta disponível em todo o Estado para auxiliar a Defesa Civil a emitir alertas de riscos de desastres via SMS diretamente à população. O serviço foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e está sendo implementado em São Paulo pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP).

Desde o dia 16/11, todos os usuários de celular do Estado de São Paulo estão recebendo gradativamente uma mensagem SMS informando sobre a ativação do sistema. Para se cadastrar, a pessoa só precisa responder essa mensagem com o número do CEP de interesse.  Com isso, o cidadão passa a receber alertas sempre que a Defesa Civil identificar uma probabilidade de risco mais severa na área que abrange o CEP indicado.

O cadastramento poderá ser feito a qualquer tempo, mesmo que a pessoa não receba a mensagem inicial. Basta enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP de interesse. Para cadastrar mais de um CEP, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados.

Os alertas são curtos, com até 160 caracteres, e visam apenas informar sobre um possível risco. A qualquer momento, a população pode buscar informações detalhadas no site da Defesa Civil estadual, incluindo orientações sobre o que fazer em cada situação.

A vantagem do sistema SMS é que ele é acessível nos celulares mais simples, sem necessidade de smartphones ou pacote de dados. Por isso, seu alcance é potencialmente maior.

Oque você acha disso?

Portal do Governo do Estado de São Paulo
Anunciante

hot planet

Ganhadores do sorteio do Regional Press para os shows dos Paralamas e Day e Lara

Os ganhadores do par de ingressos para entrar no Hot Planet Araçatuba e assistir aos shows dos Paralamas do Sucesso e da dupla Day e Lara, nos dias 11 e 12, postaram fotos no parque e relataram ao Regional Press a experiência de conhecer o local e assistir ao show.

Patrícia Lima fez diversas comentários marcando amigos e diversos compartilhamentos. Ela foi curtir o show e fez um post com uma selfie em frente ao palco, e disse que estava top, tanto o parque quanto o show. A internauta, que acompanha o Regional Press via site e rede social, disse que ainda vai tentar de tudo para concorrer a entrada do show de Michel Teló, nesta terça-feira.

A ganhadora dos ingressos para o show com a dupla Day e Lara foi a Letícia Paes dos Santos, que chegou cedo ao Hot Planet com o Daniel. Eles aproveitaram para conhecer o parque, já que nunca tinham ido, e ficaram encantados com o local e com a receptividade e atendimento que tiveram. Eles fizeram um post em frente as piscinas dos toboáguas.

Oque você acha disso?

Continue Lendo

INVESTIMENTO PRIVADO

Estrada municipal será interditada para construção de ponte de concreto

Foto: O Liberal Regional

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Araçatuba vai interditar totalmente a Avenida Flora Brasiliana, antiga Estrada Colônia 05 (Estrada Municipal ART 150), para a construção de uma nova ponte sobre o Ribeirão Baguaçu, que será feita pela empresa que está construindo um condomínio na região.

A localidade fica nas proximidades do viaduto da estrada de ferro com a rodovia Marechal Rondon. A estrada dá acesso a um grande empreendimento turístico, o Hotel Botânico Araçatuba, e também a um condomínio que começou a ser construído e atualmente encontra-se com as obras paralisadas.

A execução será através da empresa GSP Loteamentos, que é responsável pela construção do condomínio, cujo acesso é feito por esta via. A obra já foi licenciada pelos órgãos competentes.

A interdição ocorrerá a partir do dia 14 de fevereiro de 2018, com previsão de que a obra seja concluída até o final de abril de 2018. (Com informações: O Liberal Regional)

Oque você acha disso?

Continue Lendo

Sorocaba

Bebê de cinco meses é abandonado em casa e encontrado morto

Ocorrência foi registrada no interior paulista

Um bebê de cinco meses foi encontrado morto pela avó em uma casa de Sorocaba, no interior de São Paulo, nesta segunda-feira (12).

A mulher afirmou à polícia que, quando chegou ao local, também encontrou o irmão de dois anos da criança, que estava com vida.

De acordo com o G1, as crianças teriam sido abandonadas pelo pais no domingo. Eles não foram encontrados até o momento.

Oque você acha disso?

Continue Lendo

Facebook

Anunciante

MAIS LIDAS - 24 HRS